As empresas VB Transportes e Turismo, Itajaí Transportes Coletivos, Expresso Campibus, Onicamp Transporte Coletivo e Coletivos Padova, concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas, farão a entrega de cinco novas vans do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI) nesta sexta-feira (30/4), às 10h30, no Paço Municipal (Av. Anchieta, 200, Centro).
Os novos veículos, modelo Mercedes-Benz Sprinter, contam com elevador lateral, abertura completa das portas traseiras e capacidade para nove pessoas. O investimento de R$ 750 mil garantiu que a frota de carros do PAI fosse aumentada de 20 para 25 vans. Além disso, dois ônibus adaptados também prestam serviços para o programa. “O PAI garante mais acessibilidade e dignidade às pessoas com problemas de locomoção. As empresas concessionária do transporte coletivo urbano continuarão investindo na adaptação de suas frotas”, garante Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas.
Vale lembrar que 240 ônibus que circulam pela cidade são adaptados, ou seja, contam com elevador ou piso baixo que facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Este número representa 26% da frota total de Campinas.
Uma pesquisa realizada recentemente pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob), revela que dos 218 municípios participantes (cerca de 48 mil ônibus) da Pesquisa Nacional sobre Acessibilidade para Pessoas com Deficiência e Restrição de Mobilidade nos Sistemas de Transporte Público, apenas 4% da frota é adaptada.
“Graças aos investimentos das empresas concessionárias do transporte coletivo urbano, os 26% de frota adaptada transformam Campinas em cidade modelo para todo o país”, completou Barddal.
Comunicação & Marketing
Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas - Transurc
Fone: (19) 3731-2645
www.transurc.com.br