Programa escola nas garagens

O programa Escolas nas Garagens, implantado pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), já atendeu 125 mil crianças, desde sua implantação no início de 2004.

Os objetivos principais do programa são mostrar a importância do transporte coletivo no cotidiano, dar noções de cidadania e preservação do meio ambiente.

O Escolas nas Garagens leva, duas vezes por dia, alunos de escolas estaduais e municipais, matriculados nquinto ano, para um passeio no Centro de Campinas. No trajeto, conhecem detalhes importantes sobre a fundação e a história da cidade. Após o passeio, as crianças tomam um lanche.

Em seguida, fazem uma visita a uma das garagens das concessionárias, para conhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais do setor durante os 365 dias por ano, 24 horas por dia, rotina que a maioria desconhece.

Todo o passeio, desde a saída até o retorno às escolas, é acompanhado por um monitor contratado pela Transurc. Ele passa informações sobre meio ambiente, história e cidadania. Como o passeio passa por vários pontos da cidade, o monitor associa-os àquilo que explica.

Na garagem, as crianças assistem a uma peça de teatro e participam de uma oficina de pintura. Durante a visita, utilizam óculos de segurança e coletes que facilitam a identificação.

Todo o trajeto é feito em um ônibus adaptado para garantir maior segurança às crianças. As escolas interessadas em participar do Escola nas Garagens devem efetuar o agendamento no cronograma de visitas da Transurc. O contato pode ser feito pelo telefone 3731-2600.