Estudante já pode confirmar matrícula para Passe Escolar

Os estudantes do Ensino Fundamental e Médio e de cursos técnicos que utilizaram o Bilhete Único Escolar no ano letivo de 2017 já podem confirmar as suas matrículas nas escolas. A confirmação, o quanto antes for feita, tornará ainda mais ágil a aprovação do benefício e é necessária para manter o desconto na tarifa de ônibus no próximo. Aqueles que ainda não têm cadastro ou mudaram de escola ou de residência, vão precisar preencher o formulário online, que será disponibilizado no site da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), a partir de janeiro.

A Transurc espera receber 25 mil solicitações para o benefício durante o ano letivo de 2018. Para facilitar o processo, os cadastros de estudantes que tiveram o Bilhete Único Escolar em 2017 já foram enviados para a aprovação nos estabelecimentos de ensino. A certificação desses benefícios é feita pelas escolas que, por sua vez, dependem da confirmação das matrículas por parte dos alunos para dar andamento ao processo. Aqueles que mudaram de estabelecimento de ensino ou de residência, ou não tinham o benefício em 2017, devem entrar no site da Transurc (www.transurc.com.br) e fazer a solicitação online, a partir do início de janeiro. Será necessário preencher os dados solicitados, além do número do CPF, uma fotografia padrão 3 x 4 e uma cópia legível de comprovante de residência válido – água, energia elétrica ou telefone fixo, por exemplo-, referente a um dos últimos seis meses. Tudo em formato digital e de acordo com o tamanho (resolução) solicitado no site. Após a aprovação do cadastro, o interessado recolhe uma taxa para que o benefício seja liberado.

O Bilhete Único Escolar pode ser utilizado pelos estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Supletivos e Cursos Técnicos e propicia um desconto de 60% na tarifa de ônibus. É oferecido para os alunos que residem a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino. O resultado de todas as solicitações será disponibilizado pela internet, a partir de 2 de janeiro de 2018.

Passe Universitário

Os estudantes universitários que frequentam aulas em regime presencial integral também precisam se cadastrar pelo site para ter direito ao Bilhete Único Universitário, que concede um desconto de 50% na tarifa. O interessado também deve morar em Campinas, estar regularmente matriculado em instituição de Ensino Superior do município e residir a mais de 1 km da universidade.
Mesmo os estudantes que usufruíram o benefício em 2017 devem se recadastrar pelo site. Antes de iniciar o preenchimento dos dados e anexar os documentos solicitados, a Transurc recomenda que o estudante faça a leitura do tutorial ou assista ao vídeo que estão disponíveis no site.