Inscrições abertas para o programa Escolas das Garagens

Escolas públicas de Campinas já podem inscrever suas crianças para participar do passeio no 2º semestre

O Programa Escolas nas Garagens está com inscrições abertas para a participação das escolas no segundo semestre. Dirigido a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais e municipais, o Escolas nas Garagens é um passeio de ônibus de meio período, com embarque feito na própria escola. Na sequência, o grupo faz uma parada no Centro e visita uma garagem de ônibus.

A parada acontece no Largo do Carmo, marco zero da cidade. Ali, as crianças aprendem mais sobre o surgimento de Campinas, as transformações da cidade e ainda conhecem a trajetória e a contribuição do músico Carlos Gomes para a cultura brasileira. Depois o grupo embarca novamente no ônibus e parte para uma das garagens das concessionárias, onde conhece a rotina do sistema e o processo de manutenção dos veículos.

Grupo de crianças que participou do passeio no 1º semestre

Os estudantes assistem ainda a uma peça de teatro e participam de um concurso de pintura, em que o autor do melhor trabalho ganha, para ele e para a família, um passeio na maria-fumaça até Jaguariúna, cortesia da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), parceira do programa.

Para alunos e professores, o passeio é uma oportunidade de vincular disciplinas curriculares com uma experiência prática. No contato com os monitores, as crianças aprendem importantes conceitos de cidadania, além da importância da preservação do bem público.

Ao fim do passeio, no retorno à escola, os alunos recebem um kit escolar com caneta, régua, adesivos e cadernos. O programa também tem o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Inscrições

As escolas interessadas em participar do Escolas nas Garagens devem entrar em contato com a Diretoria de Comunicação da Transurc pelo telefone 3731-2643. Para participar, é preciso enviar os nomes dos alunos, com autorizações dos pais ou responsáveis, e os nomes dos acompanhantes adultos (um para cada grupo de 15 crianças).

40 escolas atendidas este ano

Criado em 2004, o Escolas nas Garagens já conta com mais de 130 mil participantes, sendo 3.416 crianças de 40 escolas apenas no primeiro semestre deste ano.