Bilhete Único Gratuíto

Cartão com cadastramento pessoal do usuário
Cor predominante rosa, com foto e nome do usuário.

Quem tem direito?

  • Toda pessoa incapacitada para qualquer tipo de trabalho, em razão de deficiência física, sensorial, mental, orgânica ou múltiplas. Conforme decreto n.º 12948, de 17 de setembro de 1998, e lei n.º 8616, de 4 de dezembro de 1995.

Quanto custa?

Este cartão é gratuito, não há custo nenhum.

Como obter o benefício?

Solicitar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima da sua residência ou do tratamento. Para obtê-lo é necessário utilizar o formulário “Solicitação para Utilização do Cartão Gratuito”. Este formulário, após emitido, tem validade de 30 dias para ser entregue na sede da Transurc, na Rua Onze de Agosto, 757, Centro. O horário de entrega é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Anexar cópia simples (xerox) e também apresentar os originais dos documentos solicitados:

  • do RG (frente e verso);
  • do comprovante de endereço (recente, dos últimos 6 meses) em nome do pretendente ao benefício ou em nome dos pais ou responsável legal;
  • Para maiores de 16 anos: das páginas onde está a fotografia (frente e verso) e da página do último contrato de trabalho da Carteira de Trabalho;
  • Carta do Resultado da Perícia do INSS com data final de concessão do benefício para os casos de afastamento.

Cópias simples de exames complementares e laudos médicos da rede municipal de saúde auxiliam na avaliação.

Casos de análise têm prazo de até 30 dias para resposta.

Onde retirar o benefício?

Na sede da Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, com a presença do beneficiário.

Como cancelar o cartão? (perda, roubo,…)

Ligar para o Disque-Transurc: 0800 014 02 04, solicitar o cancelamento e informar o motivo. Após a solicitação, a Transurc deverá efetivar em até 24 horas sua inclusão na lista de cartões cancelados. O usuário do cartão deve passar para o atendente os dados cadastrais do usuário. Após 48 horas, dirigir-se a Transurc da Rua 11 de Agosto, 757, Centro, munido de documento pessoal de identidade, mais pagamento de duas a oito tarifas vigentes para emissão da 2ª via do Cartão Bilhete Único Gratuito.

O que fazer quando o cartão apresentar problemas de leitura?

Dirigir-se para troca, portando cartão e documento original de identificação (RG, Certidão de Nascimento ou carteira profissional) na Transurc, Rua 11 de Agosto, 757, Centro.

Cadastramento do idoso

Clique aqui para obter informações sobre o Bilhete Único Idoso

Mais informações…

Disque-Transurc: 0800 014 02 04 – ligação gratuita (não aceita chamada de celular)