Programa Escolas nas Garagens tem procura intensa no primeiro semestre

O Programa Escolas nas Garagens já está com a agenda lotada para o período da manhã, para todo o primeiro semestre deste ano. Para o passeio à tarde ainda há algumas vagas. A atividade recebeu 39 inscrições para este período do ano.

A Transurc e as concessionárias de transporte público de Campinas desenvolvem desde 2004 o Programa Escolas nas Garagens, que é dirigido a alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. Já foram atendidas, desde o início, cerca de 130 mil crianças das principais escolas públicas de Campinas. O objetivo é promover cidadania e conscientizar as crianças sobre a importância de preservação do bem público.

Nos passeios, as crianças aprendem a respeitar o meio ambiente e a valorizar o transporte público. Entre as ações promovidas pelo Escolas nas Garagens estão uma peça de teatro e o concurso de pintura do mascote Businho, como forma de valorizar entre as crianças o apreço e respeito ao patrimônio público. Elas também aprendem sobre a história da cidade, conhecem o maestro Carlos Gomes e visitam uma garagem de ônibus, onde conhecem o seu funcionamento e todo o processo de manutenção dos veículos.

O programa consiste em um passeio de ônibus de meio período, com embarque feito na própria escola. Na sequência, o grupo faz uma parada no Centro e depois visita uma garagem de ônibus. Ao fim do passeio, no retorno à escola, os alunos recebem um kit escolar com caneta, régua, adesivos e cadernos. 

No concurso de pintura do Businho, o autor do melhor trabalho ganha, para ele e para a família, um passeio na maria-fumaça até Jaguariúna, cortesia da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), parceira do programa. Outra parceira é a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

No ano passado, participaram quase 5 mil crianças de 71 escolas de Campinas. As interessadas em participar devem entrar em contato com a Diretoria de Comunicação da Transurc pelo telefone 3731-2643. Para participar, é preciso enviar a lista de alunos, com autorizações dos pais ou responsáveis, e os nomes dos acompanhantes (um para cada grupo de 15 crianças).