Bilhetagem Eletrônica

Bilhetagem Eletrônica

A cidade de Campinas foi a pioneira na implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica no setor de transporte coletivo urbano no Brasil. O início da operação, controlada pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), ocorreu em novembro de 1997. Até novembro de 2004, a maioria dos usuários do transporte coletivo urbano de Campinas utilizava os cartões com tarja magnética.

No dia 8 de novembro de 2004, a Transurc implantou uma nova e mais moderna tecnologia de bilhetagem em Campinas. O novo sistema, de última geração, utiliza os cartões inteligentes, denominados smart-cards. Era o início da utilização dos cartões da família FUI (Forma de Uso Inteligente), dotados de um chip de memória e de uma pequena antena em seu interior. Entre as vantagens, ele permite ao beneficiário do Vale-Transporte (VT) que efetue a recarga dos créditos dentro dos ônibus. Esses cartões transmitem e recebem informações por meio de radiofrequência e não precisam ser inseridos no validador, como era feito com os antigos cartões com tarja magnética. A leitura dos dados é feita de forma eletrônica, sem contato.

A partir de 29 de abril de 2006, foi implantado em Campinas o Bilhete Único, que dá direito à integração temporal. Com ele, o usuário pode utilizar até três ônibus no período de duas horas. A primeira integração é gratuita e na segunda integração o usuário paga R$ 0,30. Além disso, quem utiliza o Bilhete Único pode recuperar os créditos em caso de perda, roubo, furto ou inutilização do cartão. Basta entrar em contato com a Transurc pelo 0800 014 02 04, pedir o bloqueio do cartão original e solicitar a emissão de uma segunda via. O saldo do cartão antigo será automaticamente transferido para o novo.
A Transurc disponibiliza também o Bilhete 2 Viagens, criado especialmente para atender usuários esporádicos, turistas e visitantes de outras cidades.

Transurc - Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas - 0800 014 02 04

Este vídeo mostra como preencher o cadastro para obtenção do Passe Escolar de forma rápida e sem erros. Recomendamos, novamente, que o interessado em obter o benefício assista ao vídeo ou leia o tutorial que está no site antes de iniciar o preenchimento. Atenciosamente

Pressione ESC para continuar a navegação

rvn_digitalis_2_theme rvn_digitalis_2_theme_tv_1_2 rvn_digitalis_2_theme_fwv_1_1