Bilhete Único beneficia 28,4 mil estudantes

3 de abril de 2017 Sem categoria Comentários desativados em Bilhete Único beneficia 28,4 mil estudantes

Pelo menos 28,4 mil estudantes de Campinas já desfrutam o benefício de desconto nas tarifas de ônibus, com a utilização do Bilhete Único Escolar e do Bilhete Único Universitário. Do total de cartões entregues, 10,3 mil são destinados a estudantes universitários e os 18,1 mil restantes, a alunos dos ensinos Fundamental e Médio, cursos técnicos profissionalizantes e participantes do programa Ensino para Jovens e Adultos (EJA).

O cartão vem em boa hora para milhares de famílias, como é o caso de Andreia Heitor, que atualmente está desempregada. “O cartão é uma bênção. Meu filho Denner tem uma bolsa de estudos em uma escola particular, mas o custo da passagem pesa em nosso orçamento. O desconto oferecido pelo Bilhete Único Escolar é essencial para nós”, afirma. Quem também conta com o Bilhete Único para fazer o orçamento render é a doméstica Valdira dos Santos Lucas. Mãe de Vanessa, ela conta que, se não fosse o Passe Escolar, os custos com o transporte iriam pesar muito no fim mês. “O cartão é muito importante, ajuda muito”, comenta.

Guia passo a passo

Para orientar estudantes durante o processo de solicitação do cartão eletrônico, a Transurc disponibiliza um guia passo a passo em arquivo digital e vídeos explicativos. Disponível no site, o material traz em linguagem didática as principais informações para a solicitação do benefício. O objetivo é antecipar eventuais dúvidas dos estudantes. “Com todas as informações necessárias em mãos, o cadastro fica muito mais ágil”, informa Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc. Entre os itens que mais geram inconformidade no cadastramento estão comprovantes de endereço antigos (eles devem ter no máximo seis meses) e fotos fora da especificação (elas devem ser frontais, sem cabelo encobrindo o rosto e com a boca fechada). Para mais detalhes acesse o guia.

Ele explica que a confecção do cartão eletrônico está vinculada ao preenchimento correto de todas as informações solicitadas no cadastramento, bem como ao pagamento da taxa de serviço. “É importante que o interessado verifique sua caixa de e-mails com regularidade, pois, quando há alguma inconsistência nos dados informados ou nos documentos apresentados, o estudante recebe um comunicado orientando-o a rever o processo”, informa. Para verificar se há qualquer inconsistência, o aluno também pode acessar a qualquer momento sua área restrita no site www.transurc.com.br.

Prazos

O cadastramento para a concessão de desconto na tarifa pode ser feito a qualquer tempo. Quem ainda não se cadastrou deve fazer a solicitação no site da Transurc. O interessado deve residir e estar matriculado em instituições de ensino do município.

Além de dados pessoais e e-mail, o aluno deverá informar no formulário o nome da instituição de ensino e do curso em que está matriculado, se for o caso. Caso o benefício seja aprovado, deverá recolher uma taxa de R$ 9,00 (o valor refere-se ao ressarcimento pelo serviço de cadastramento). Após a confirmação do pagamento pela instituição financeira, a Transurc enviará por e-mail o protocolo de confirmação do pagamento. Para estudantes que se cadastram pela primeira vez, a retirada do cartão deve ser feita pessoalmente na Transurc, que fica na Rua 11 de Agosto, 757 – Centro. Já estudantes que se recadastraram devem continuar a usar o mesmo cartão, que será desbloqueado para inserção de créditos após o pagamento da taxa de serviço. O Bilhete Único Universitário concede 50% de desconto na tarifa e o Bilhete Único Escolar, 60%.

Transurc - Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas - 0800 014 02 04

rvn_digitalis_2_theme rvn_digitalis_2_theme_tv_1_2 rvn_digitalis_2_theme_fwv_1_1