Coletivos Pádova coloca ônibus elétrico em operação

9 de março de 2017 Sem categoria Comentários desativados em Coletivos Pádova coloca ônibus elétrico em operação

Outros onze ônibus elétricos já circulam em Campinas, sob concessão da Itajaí Transportes Coletivos

O primeiro ônibus 100% elétrico da Coletivos Pádova entrou hoje em operação. O veículo, produzido pelo mesmo fabricante dos dez ônibus atualmente em operação em Campinas, sob concessão da Itajaí Transportes Coletivos, tem autonomia para rodar até 250 quilômetros por dia, possui baixo nível de ruído e é livre da emissão de poluentes.

O novo ônibus irá operar, inicialmente, na linha 3.89 – Estação Sousas, em um percurso de 20 quilômetros. “Vamos operar nesse modelo durante um mês e, após esse período de testes, vamos verificar se é necessário fazer algum ajuste”, afirma Hélio Bortolotto Júnior, diretor da Coletivos Pádova.

A aquisição do ônibus elétrico está em linha com tendência mundial de matrizes energéticas mais econômicas e sustentáveis. “Os combustíveis fósseis estão com os dias contados. Os países mais desenvolvidos estão muito à frente nesse tema, mas as empresas brasileiras também precisam começar a se preparar”, afirma Bortolotto Júnior. Além dos ganhos ecológicos e econômicos, o diretor cita também os benefícios de uma manutenção simples do veículo. “O ônibus elétrico tem menos componentes para manutenção que um veículo convencional”, explica.

Para dirigir os novos ônibus, profissionais da Coletivos Pádova receberam treinamento técnico. O treinamento, realizado pelo fabricante, teve por objetivo informar a equipe sobre as funcionalidades dos novos ônibus, uma vez que os elétricos têm algumas especificidades. Os ônibus elétricos precisam ser recarregados a cada 250 quilômetros rodados ou quando o nível de carga da bateria chegue a 10%. Nesses casos, precisa ser recolhido à garagem. Mas é um veículo prático de dirigir e bastante simples, pois não há câmbio, basta acelerar. É silencioso e o arranque é suave. Os ônibus elétricos têm capacidade para 70 passageiros, sendo 20 sentados.

Transurc - Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas - 0800 014 02 04

rvn_digitalis_2_theme rvn_digitalis_2_theme_tv_1_2 rvn_digitalis_2_theme_fwv_1_1