FAQ. Perguntas Frequentes







1 – Como funciona o Bilhete Único?

O Bilhete Único é um cartão individual, intransferível (não pode ser utilizado por outra pessoa) e inteligente porque que armazena créditos em dinheiro para o pagamento de passagens.

O usuário pode fazer até duas integrações, ou seja, utilizar até três veículos, no período de duas horas, pagando apenas uma tarifa. Para ter direito ao benefício, o usuário deve se cadastrar nos terminais, na sede da Transurc ou pela internet.

O pagamento da tarifa com o Bilhete 1 Viagem ou com o Bilhete 2 Viagens não dá direito à integração.


2 – Como faço para me cadastrar e ter direito ao Bilhete Único?

Para ter direito ao Bilhete Único, o usuário deve ir a um dos terminais ou à sede da Transurc (Rua 11 de Agosto, 757, Centro), preencher um cadastro com nome completo, data de nascimento, sexo, nome da mãe, RG, CPF e comprovante de endereço. É possível também fazer o cadastro pela Internet, no site da Transurc.


3 – Bilhete Único Escolar. Como faço para cancelar?

Você deve ligar no 0800 014 02 04, solicitar o cancelamento e pedir a segunda via. Para a emissão da 2ª via do Bilhete Único Escolar, é cobrada uma taxa equivalente a 2 (duas) tarifas vigentes, para 3ª via, serão 4 (quatro) tarifas e, da quarta via em diante, 8 (oito) tarifas.

Se houver necessidade de cancelar a Caderneta de Frequência e emitir a 2ª via do documento também será cobrada uma taxa equivalente a 2 (duas) tarifas vigentes. Para 3ª via, quatro tarifas e a partir da 4ª via em diante, 8 (oito) tarifas.


4 – Bilhete Único Escolar. Como faço para verificar os créditos existentes no cartão?

Você poderá verificar seu saldo nos validadores existentes nos ônibus.


5 – Bilhete Único Escolar. Aluno do pré-primário tem direito ao benefício?

A concessão do Passe Escolar é definida por legislação municipal. Atualmente, a concessão do benefício é para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de acordo com a lei municipal nº 9.788, de 2 de julho de 1998, e do decreto municipal nº 13.807, de 12 de dezembro de 2001. Portanto, o aluno do pré-primário não tem direito ao benefício.


6 – Bilhete Único Escolar. Por que estudante universitário não tem o benefício do Passe Escolar?

Não existe legislação específica que assegura ao estudante universitário o direito ao Passe Escolar. Pela legislação federal, para cada nova gratuidade criada no sistema de transporte coletivo urbano deve ser apontada a fonte de custeio. Caso contrário, o desconto na tarifa de ônibus acaba sendo repassado para aqueles que pagam a tarifa integral.


7 – Bilhete Único Escolar. Sou estudante universitário, posso ter um Cartão Bilhete Único Escolar?

Apenas estudantes de escolas de ensinos Fundamental e Médio das redes oficial e particular de ensino e de cursos técnicos sediados em Campinas têm direito ao passe escolar. No seu caso, você pode adquirir o Cartão Bilhete Único Passe Comum, que lhe permitirá usar os benefícios da integração temporal, além de mais praticidade e segurança.


8 – Tenho empresa e quero comprar o Bilhete Único Vale-Transporte. Como devo proceder?

Para comprar o Bilhete Único Vale-Transporte é necessário que a empresa faça um cadastro conosco no site da Transurc (www.transurc.com.br). Em seguida, enviar os documentos abaixo solicitados por fax para 3731-2624 ou 3731-2626 e fazer a confirmação do recebimento pelo telefone (19) 3731-2600.

Após o cadastro ser aprovado, enviaremos por e-mail uma senha de acesso para que sua empresa faça as compras pelo VT.NET.

  • Documentos da empresa:
  • Cópia simples da última alteração do Contrato Social;
  • Cópia simples do cartão do CNPJ;
  • Comprovante de endereço (um dos últimos três meses). Exemplo: conta de água; telefone fixo ou celular; energia elétrica; extrato bancário ou de instituições financeiras; extrato de cartão de crédito; IPTU; contrato de locação do imóvel com reconhecimento de firma das assinaturas.

Após o cadastramento da empresa e recebimento da senha de acesso, a empresa poderá cadastrar os funcionários diretamente no site da Transurc (www.transurc.com.br) pelo sistema de compras VT.NET.

As compras também podem ser feitas diretamente no site. Basta seguir as instruções. Clique aqui para comprar passes.

Dados dos funcionários, para confeccionar o Cartão Bilhete Único Vale-Transporte:

  • Nome completo;
  • Sexo;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo da mãe;
  • CPF.

Caso queira agendar uma visita com um de nossos consultores, ligar no 0800 014 02 04, ou enviar e-mail para comercial@transurc.com.br


9 – Fiz o pedido do Bilhete Único Vale-Transporte. Devo buscá-los na Transurc ou há serviço de entrega?

Para empresas localizadas em Campinas, os cartões serão entregues por motoboy. Empresas que não são de Campinas deverão retirar os cartões na sede da Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro.


10 – Fui roubado ou perdi o meu Bilhete Único Vale-Transporte. O que devo fazer?

1ª Opção: ligar imediatamente para o Disque-Transurc: 0800 014 02 04, solicitar o cancelamento e informar o motivo.
Nesse momento, o usuário do cartão deve passar para o atendente os dados abaixo:

  • Nome completo do dono do cartão;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo da mãe;
  • Número do CPF e do RG;
  • Número do cartão (se o usuário souber).

2ª Opção: dirigir-se à sede da Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, no setor de Cadastro e Troca, e informar:

  • Nome completo do dono do cartão;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo da mãe;
  • Número do CPF e do RG;
  • Número do cartão (se o usuário souber).

Se houver saldo, o mesmo será transferido para o novo cartão.

Como retirar a 2ª via: para retirar a segunda via, é necessário que o usuário vá à Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, trazendo os documentos originais, CPF e RG. A segunda via do Cartão Bilhete Único Vale-Transporte ficará pronta em dois dias úteis.

Será cobrada uma taxa de emissão para 2ª via no valor equivalente a 2 (duas) tarifas vigentes. Para a 3ª via, serão 4 (quatro) tarifas e, da 4ª via em diante, 8 (oito) tarifas, de acordo com a determinação da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp).

Se o usuário não puder comparecer, a pessoa que vier representá-lo deverá trazer todos os seus documentos.


11 – Fiz pedido do Bilhete Único Vale-Transporte para a empresa e ainda não o recebi. O que devo fazer?

Caso sua empresa ainda não tenha recebido o lote de cartões, favor enviar e-mail para cartao@transurc.com.br, informando os nomes dos funcionários que não receberam os cartões.


12 – Como posso verificar os créditos no meu Bilhete Único Vale-Transporte?

Quando utilizar o ônibus, o usuário deve aproximar o cartão Bilhete Único do validador amarelo e um crédito será descontado. Com isso, a catraca será liberada automaticamente. Em seguida, o número que aparecerá no visor mostra o saldo restante no Bilhete Único VT. Também é possível fazer a consulta no site da Transurc.


13 – Pessoa física pode comprar o Bilhete Único Vale-Transporte para funcionário da casa?

Sim. O Bilhete Único Vale-Transporte pode ser adquirido na sede da Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro.
A compra também pode ser feita pela internet. Para comprar o Bilhete Único Vale-Transporte, é necessário que o comprador faça um cadastro no site da Transurc (link Compre Passe). Em seguida, envie os documentos do comprador (relacionados abaixo) por fax para (19) 3731-2618, 3731-2624 ou 3731-2626 e faça a confirmação do recebimento pelo telefone (19) 3731-2600.
Após o cadastro ser aprovado, enviaremos por e-mail uma senha de acesso para que o comprador faça as compras pelo VT.NET.

Documentos necessários para o cadastramento do comprador:

  • Cópia simples do RG ou CPF;
  • Holerite (último) ou declaração do Imposto de Renda (última);
  • Comprovante de endereço (um dos três últimos meses).
    Exemplo: conta de água; telefone fixo ou celular; energia elétrica; extrato bancário ou de instituições financeiras; extrato de cartão de crédito; IPTU; contrato de locação do imóvel com reconhecimento de firma das assinaturas.

Após o cadastramento do comprador, cadastre o (s) funcionário (s) diretamente no site da Transurc (www.transurc.com.br), usando o próprio sistema VT.NET.
O comprador deverá entrar no sistema usando seu CPNJ e senha e no menu do cliente clicar no item ‘2.1 – Novos cartões vale-transporte’ As compras também podem ser feitas diretamente no site (menu serviços). Basta seguir as instruções.

Documentos necessários para o cadastramento do funcionário e confeccão o Cartão Bilhete Único Vale-Transporte:

  • Nome completo;
  • Sexo;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo da mãe;
  • CPF.

Caso queira agendar uma visita com um de nossos consultores, ligar no 0800 014 02 04. Ou enviar e-mail para comercial@transurc.com.br.

O pagamento pode ser feito em dinheiro. Comprando pela internet, o pagamento é feito por boleto bancário com prazo de 07 (sete) dias. O boleto deve ser impresso pelo comprador quando o mesmo finalizar a compra.


14 – Cartão Bilhete Único Gratuito. Qual o procedimento para obter o benefício?

Para solicitar o Passe Gratuito é necessário:

Ter idade inferior a 65 anos, ir ao posto de saúde da rede municipal de Campinas mais próximo da residência e solicitar o atendimento para avaliação do médico.

O médico fará uma avaliação e, se comprovar a necessidade da concessão do benefício do Passe Gratuito, emitirá uma solicitação.

De posse da solicitação, o interessado deverá ir à sede da Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, no Setor de Gratuidade, onde será avaliada a concessão.

É necessário levar os seguintes documentos para ser atendido na Transurc:

  • Carteira de Trabalho;
  • Solicitação de Passe Gratuito (emitido pelo médico do posto de saúde).

A análise será feita em um prazo de até 30 dias. Após esse período, a pessoa interessada deve dirigir-se ao balcão de atendimento do Setor de Gratuidade na Transurc para saber se o benefício foi concedido ou não.


15 – Quais são os tipos de Cartão Bilhete Único?

A Transurc disponibiliza aos seus clientes os seguintes produtos: Bilhete Único Vale-Transporte, Bilhete Único Comum, Bilhete Único Gratuito, Bilhete Único Escolar, além do Especial (vendido apenas para entidades) e dos Bilhete 1 Viagem e Bilhete 2 Viagens.


16 – Como faço para ver quais as linhas que eu preciso utilizar, seus itinerários e horários?

Você deve entrar no site da Emdec (www.emdec.com.br), o órgão gestor do Sistema InterCamp. Se, por acaso, não encontrar a informação desejada, entrar em contato diretamente na Emdec, no (19) 3772-1517.


17 – Quero fazer o Bilhete Único Comum mas já possuo outro cartão de benefício em meu nome. Como devo proceder?

Nesse caso, se você tiver o Bilhete Único Escolar ou o Gratuito, deverá se dirigir à sede da Transurc, localizada na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Transurc - Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas - 0800 014 02 04

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