Escolar

Passe Escolar

Cartão recarregável mediante cadastramento pessoal do usuário.

Cor predominante azul com nome do usuário.

Quem tem direito ao benefício do Passe Escolar ?

Todos os estudantes de escolas de ensinos fundamental e médio das redes oficial e particular de ensino e de cursos técnicos sediados em Campinas. O aluno deverá residir em Campinas e a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino.

De acordo com a resolução municipal nº 256/2009, que regulamenta o decreto municipal nº 13.807, de 12 de dezembro de 2001, que regulamenta a Lei nº 9.788, de 2 de julho de 1998, em seu artigo 1º, fica concedida a redução de 60% do valor da tarifa dos serviços municipais de transporte coletivo urbano para os estudantes matriculados nos cursos acima.

Quanto custa cada passe?

40% da tarifa vigente ou R$ 1,52 por passe.

Como obter o benefício?

A solicitação do benefício poderá ser feita das seguintes maneiras:
I – Estudantes de ensino fundamental ou médio: por meio de formulário impresso ou do preenchimento de formulário on-line, disponibilizado no site escolar.transurc.com.br.
II – Estudantes de educação profissional técnica de nível médio ou estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA): somente por meio do preenchimento de formulário on-line , disponibilizado no site escolar.transurc.com.br.
A Transurc fica autorizada a confirmar junto às escolas ou Secretarias Municipal ou Estadual de Educação, a qualquer momento, os dados cadastrais, matrícula e frequência dos estudantes, bem como a realizar diligências para comprovar a veracidade dos dados informados pelo estudante.

O benefício do Bilhete Único Escolar será concedido aos estudantes matriculados em estabelecimento de ensino sediado em Campinas, residentes neste município e cuja distância entre residência e escola seja, no mínimo, de 1.000 metros. A Transurc poderá medir a distância entre a residência e a escola por meio de mapa digital ou qualquer outra forma passível de comprovação. Caso a distância entre a residência do estudante e a escola seja inferior a 1.000 metros, o processo será finalizado com o indeferimento da solicitação do benefício do Bilhete Único Escolar.

Já tenho o cartão escolar. O que faço?

O estudante que efetuou a antecipação da atualização cadastral anual para o ano de 2016 deverá retirar, na secretaria da escola onde foi realizada a antecipação, a correspondência com o resultado da análise da solicitação do benefício. Caso tenha sido concedido o benefício do Bilhete Único Escolar para o ano de 2016, o estudante deverá comparecer a um dos postos autorizados, munido da correspondência, para pagamento do preço público estabelecido para a solicitação de Bilhete Único Escolar.

Para realização da atualização ou inscrição no cadastro escolar do ano de 2016 será cobrado do estudante um preço público no valor equivalente a:
I – 2 (duas) tarifas vigentes do Sistema de Transporte Público Coletivo, como ressarcimento pelo serviço de cadastramento;

Atualização ou inscrição por meio de formulário impresso

O formulário impresso para solicitar a atualização cadastral anual ou inscrição poderá ser obtido nos seguintes locais:
I – Sede da Transurc, localizada na Rua Onze de Agosto, 757, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00;
II – Terminais Central, Ouro Verde, Campo Grande e Barão Geraldo;
III – Terminais Mercado e Metropolitano;
IV – Poupatempo Centro, situado na Avenida Francisco Glicério, 935.

O formulário, devidamente preenchido e assinado pelo responsável do estabelecimento de ensino, deverá ser entregue juntamente com cópia dos seguintes documentos, acompanhados dos respectivos originais para conferência:
I – Comprovante recente, de um dos últimos 6 meses, de residência do aluno na cidade de Campinas, conforme instruções contidas no verso do formulário de cadastramento.

* O comprovante de endereço deve estar em nome do aluno;

  • do pai ou da mãe (se tiver mudança de nome, anexar cópia da Certidão de Casamento/Averbação);
  • do cônjuge (anexar cópia da Certidão de Casamento;
  • do irmão (anexar RG do irmão mais RG do estudante ou Certidão de Nascimento);
  • dos avós (anexar Certidão de Nascimento do estudante);
  • do tio(a) (anexar RG do mesmo mais Certidão de Nascimento do aluno);

Para os residentes em imóvel de terceiro que não possua contrato de locação, o estudante deverá fazer download do formulário Declaração de Endereço disponível no site (faça o download aqui). A declaração de endereço deverá ser preenchido pelo titular do comprovante, com reconhecimento da assinatura em cartório. Essa declaração deverá ser anexada durante o processo de solicitação do Bilhete Único Escolar, no campo Anexos;

É obrigatório preencher o número de registro do aluno – R.A no formulário de cadastramento.

O formulário preenchido deverá ser entregue em um dos seguintes locais: sede da Transurc e terminais Central, Ouro Verde, Campo Grande e Barão Geraldo.

Após 15 dias da entrega do formulário, o estudante deverá retornar ao local de entrega para, mediante apresentação do protocolo correspondente, tomar ciência do resultado da análise de sua solicitação.
Em caso de perda ou extravio do protocolo de entrega de formulário impresso, o estudante deverá fazer nova solicitação.
Sendo aprovada a concessão do Bilhete Único Escolar e caso o estudante ainda não possua esse cartão, receberá outro protocolo para coleta de fotografia e emissão do bilhete.
Para a coleta da fotografia e retirada do Bilhete Único Escolar, o estudante deverá comparecer pessoalmente à sede da Transurc, portando os seguintes documentos:
I – Se maior de 14 anos: cédula de identidade;
II – Se menor de 14 anos: cédula de identidade ou certidão de nascimento e um documento com foto, caso não possua cédula de identidade;
III – Protocolo para coleta de fotografia e emissão do Bilhete Único Escolar.

Atualização ou inscrição de formulário on-line
A atualização cadastral anual ou inscrição on-line será efetuada por meio do preenchimento de formulário específico disponibilizado no site escolar.transurc.com.br. Elaboramos um Guia Passo a Passo para lhe ajudar no processo de cadastro. Recomendamos que faça uma leitura dele antes de fazer o preenchimento on-line. Clique aqui e acesse o Guia Passo a Passo.
No preenchimento on-line do formulário, o estudante deverá fornecer os seguintes documentos, já digitalizados:
I – Uma fotografia em formato digital (conforme modelo);
II – Documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho CTPS [páginas da fotografia e dados cadastrais], CNH ;
III – Comprovante de residência (Exemplos de comprovantes: conta de água; de telefone/celular; de energia elétrica; extrato bancário/instituições financeiras; extrato de cartão de crédito; IPTU; contrato de locação/aluguel com reconhecimento de firma das assinaturas, acompanhado de recibo atual (de um dos últimos seis meses).
* Caso o comprovante de endereço não esteja em nome do aluno, do cônjuge (anexar Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável), do pai (anexar RG do próprio estudante), da mãe ou do filho (anexar Certidão de Nascimento ou RG do filho), o estudante deverá fazer download do formulário Declaração de Endereço disponível no site (faça o download aqui). O formulário deverá ser preenchido pelo titular do comprovante, com reconhecimento da assinatura em cartório. Essa declaração deverá ser anexada durante o processo de solicitação do Bilhete Único Universitário, no campo Anexos.
** No caso de segunda via do comprovante de endereço só serão aceitas contas da CPFL e Sanasa.;)
O estudante de educação profissional técnica de nível médio de instituição de ensino particular deverá complementar o cadastro com os seguintes documentos digitalizados:
I – Contrato de prestação de serviço de ensino contendo nome completo do aluno, nome do curso, data de início e término, horário, frequência na semana e carga horária (contrato com todas as páginas);
II – Declaração da instituição de ensino contendo os dados especificados no inciso I deste parágrafo que porventura não constem no contrato de prestação de serviço de ensino;

No caso de estágio obrigatório, o estudante deverá apresentar contrato de estágio contendo nome completo do aluno, identificação do curso, local e período do estágio, data de inicio e término do mesmo, bem como horário, frequência na semana e carga horária.
Todos os documentos digitalizados previstos neste artigo deverão estar em conformidade com as instruções constantes no formulário online escolar.transurc.com.br.
Se a residência do estudante e ou a instituição de ensino não estiver localizada no município de Campinas o sistema não permitirá a finalização do preenchimento do formulário.

Para os estudantes do ensino fundamental ou médio que optarem pelo preenchimento do formulário on-line, o benefício do Bilhete Único Escolar será concedido provisoriamente por 60 (sessenta) dias se, na confrontação de dados, forem constatadas divergências de informações cadastrais.
I – O estudante será informado por meio de correspondência eletrônica sobre as divergências de informações cadastrais.
II – No prazo de 60 dias, o estudante deverá sanar as divergências constatadas, corrigindo os dados junto à instituição de ensino ou à Transurc, sendo que o estudante sempre deverá informar a Transurc sobre as alterações de dados efetuadas junto à instituição de ensino.

Se após o prazo de 60 dias ainda persistir alguma divergência de informação, haverá o bloqueio da venda de créditos, até que a divergência seja eliminada.

Para o estudante de educação profissional técnica de nível médio ou estudante do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), os dados informados por meio do preenchimento on-line deverão ser validados pela instituição de ensino em que o estudante estiver matriculado.
A instituição de ensino receberá os dados informados pelo estudante até o primeiro dia útil subsequente à conclusão do preenchimento do formulário on-line e terá o prazo de até três dias úteis para validação das informações. Cada instituição de ensino cadastrará usuário e senha para acessar os dados informados pelos estudantes.

• O estudante deverá clicar campo confirmando a aceitação dos termos previstos na aquisição do benefício.
• Ao final do preenchimento será fornecido um número de solicitação pelo qual o estudante poderá acompanhar o andamento de sua solicitação.

Será enviada mensagem ao estudante caso a instituição de ensino não valide os dados por ele informados. Permanecendo o interesse em obter o Bilhete Único Escolar, o estudante deverá buscar esclarecimentos junto à instituição de ensino sobre as razões que levaram à não validação dos dados.
O processo de atualização ou inscrição cadastral do estudante ficará suspenso até que a instituição de ensino efetue a validação dos dados.
Para os casos previstos no caput deste artigo, a instituição de ensino poderá validar os dados informados pelo estudante até no máximo o dia 30 de novembro de 2016.
Validados os dados pela instituição de ensino, o processo de atualização ou inscrição cadastral do estudante continuará com a verificação do requisito da distância mínima entre residência e escola.
Sendo atendido também o requisito de distância mínima entre residência e escola, o estudante será informado, por meio de correspondência eletrônica, sobre a concessão do Bilhete Único Escolar.

Após ser informado sobre a concessão do Bilhete Único Escolar, o estudante deverá acessar o site escolar.transurc.com.br e imprimir o boleto bancário para pagamento do preço público.

O Bilhete Único Escolar estará disponível para ser retirado na sede da Transurc num prazo máximo de cinco dias úteis após o envio da correspondência eletrônica.
O estudante deverá retirar o Bilhete Único Escolar na sede da Transurc, situada na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, no período das 8h00 às 17h00, mediante apresentação de um documento com foto.

Utilização do Bilhete Único Escolar

O Bilhete Único Escolar é pessoal e intransferível e o estudante poderá utilizar até seis créditos de viagens por dia.
O estudante fica obrigado a apresentar o Bilhete Único Escolar aos Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec e fiscais da Transurc, sempre que solicitado.
A compra mensal de créditos poderá ser efetuada em qualquer um dos postos de venda próprios da Transurc ou nos estabelecimentos comerciais credenciados.

Quais as formas de pagamento?

À vista, em dinheiro, com máximo de 50 passes a cada período de 30 dias.

Como cancelar o cartão? (perda, furto ou roubo…)

Pelo Disque-Transurc: 0800 014 02 04 – ligação gratuita (não aceita chamada de celular) e informe o número do cartão a ser cancelado, bem como dados cadastrais do usuário. Após 48 horas, dirigir-se a Transurc da Rua 11 de Agosto, 757, Centro, munido de documento pessoal de identidade, mais pagamento de duas a oito tarifas vigentes para emissão da 2ª via do Cartão Bilhete Único Escolar.

Mais informações…

Disque-Transurc: 0800 014 02 04 – ligação gratuita (não aceita chamada de celular)

Transurc - Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas - 0800 014 02 04

rvn_digitalis_2_theme rvn_digitalis_2_theme_tv_1_2 rvn_digitalis_2_theme_fwv_1_1