Universitário

Bilhete-Universitario-01
Cartão recarregável mediante cadastramento pessoal do usuário.
Cor predominante cinza, com nome do usuário.

Quem tem direito ao benefício?

Todos os estudantes universitários matriculados em cursos de graduação de universidades das redes oficial e particular de ensino sediadas em Campinas. O aluno deverá residir no município, morar a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino e estar matriculado em regime integralmente presencial.

De acordo com a resolução municipal nº 037/2015, que regulamenta o decreto municipal nº 18.624, de 22 de janeiro de 2015, que regulamenta os artigos 1° – A e 3° da Lei 9.788, de 2 de julho de 1998, fica concedida a redução de 50% (cinquenta por cento) do valor da tarifa dos serviços municipais de transporte coletivo urbano para os estudantes matriculados nos cursos acima.

Quanto custa cada passe?

50% da tarifa vigente ou R$ 2,10 por passe. O beneficiário poderá utilizar até 3 ônibus no período de duas horas pagando apenas uma tarifa.

Como funciona o sistema de cotas?

O estudante terá direito a cotas mensais, dependendo do número de dias que frequenta as aulas durante a semana. São até dez viagens mensais para estudantes com aula presencial obrigatória uma vez por semana. Até 20 viagens mensais para universitários com presença obrigatória semanal de dois dias. Para alunos que vão à universidade três vezes por semana, a cota é de até 30 viagens por mês. Nos casos de presença obrigatória de quatro dias, o limite é de até 40 viagens mensais; e quem vai à universidade cinco ou mais vezes por semana tem direito a 50 viagens mensais. O estudante beneficiado com o Bilhete Único Universitário deverá utilizar no mínimo 50% das viagens em deslocamentos cujo trajeto da linha está próximo ao estabelecimento de ensino superior em que estuda.

Como obter o benefício?

Para solicitar cadastramento, é necessário preencher formulário eletrônico no site na Transurc (www.transurc.com.br/universitario). Clique aqui para baixar o tutorial do Guia Passo a Passo com orientações para solicitação do Bilhete Único Universitário.

Durante o preenchimento, o estudante deverá seguir os seguintes passos:

• Informar dados pessoais (nome completo, filiação, endereço, data de nascimento, telefone e e-mail).
• Informar o nome da universidade e do curso em que está matriculado.
Anexar uma fotografia e comprovante de endereço* em formato digital com até 2Mb. Serão aceitos arquivos nas extensões jpg, gif, png, bmp e pdf. Exemplos de comprovantes de endereço: conta de água; de telefone/celular; de energia elétrica; extrato bancário/instituições financeiras; extrato de cartão de crédito; IPTU; contrato de locação/aluguel com reconhecimento de firma das assinaturas, acompanhado de recibo atual (de um dos últimos seis meses).
* Caso o comprovante de endereço não esteja em nome do aluno, do cônjuge (anexar Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável), do pai (anexar RG do próprio estudante), da mãe ou do filho (anexar Certidão de Nascimento ou RG do filho), o estudante deverá fazer download do formulário Declaração de Endereço disponível no site (faça o download aqui). O formulário deverá ser preenchido pelo titular do comprovante, com reconhecimento da assinatura em cartório. Essa declaração deverá ser anexada durante o processo de solicitação do Bilhete Único Universitário, no campo Anexos.
** No caso de segunda via do comprovante de endereço só serão aceitas contas da CPFL e Sanasa.
• O estudante deverá clicar campo confirmando a aceitação dos termos previstos na aquisição do benefício.
• Ao final do preenchimento será fornecido um número de solicitação pelo qual o estudante poderá acompanhar o andamento de sua solicitação.
• Os dados informados pelo estudante serão validados pela instituição de ensino e caberá à Transurc verificar distância entre a residência do solicitante e a universidade.
• Caso a instituição de ensino não valide os dados informados pelo universitário ficará pendente o processo até que o mesmo seja validado.
• O aluno deverá, então, buscar esclarecimentos no estabelecimento de ensino.
• Caso o benefício seja validado pela instituição de ensino e pela Transurc, o estudante receberá um comunicado por e-mail informando sobre a liberação do benefício, com link para a geração de boleto no valor de duas tarifas vigentes (R$ 9,00) como forma de ressarcimento pelo serviço de cadastramento (de acordo com decreto municipal).
• Após a confirmação do pagamento pela instituição financeira, a Transurc terá cinco dias úteis para emitir o cartão. Concluído esse processo, o estudante receberá um e-mail com número de protocolo que deverá ser impresso e levado à sede da Transurc para a retirada do Bilhete Único Universitário. A sede da Transurc fica à Rua 11 de Agosto, 757, Centro, e o horário para retirada do cartão é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
• Se no decorrer do ano houver mudança de endereço residencial do universitário, do local da unidade onde as aulas são ministradas ou de qualquer outro dado informado, o estudante deverá informar imediatamente a Transurc, por meio de atualização on-line de dados cadastrais.

Quais as formas de pagamento?

À vista, em dinheiro, de acordo com a cota definida na concessão, a cada período de 30 dias.

Qualquer pessoa pode retirar meu cartão na Transurc?

Não. Apenas o solicitante do benefício pode retirar o cartão eletrônico, mediante a apresentação do protocolo de solicitação e do documento de identificação.

Como cancelar o cartão?

Pelo Disque Transurc: 0800 014 02 04 – ligação gratuita (não aceita chamada de celular) e informe o número do cartão a ser cancelado, bem como dados cadastrais do usuário. Após 48 horas, dirigir-se a Transurc da Rua 11 de Agosto, 757, Centro, munido de documento pessoal de identidade, mais pagamento de duas a oito tarifas vigentes para emissão da 2ª via do Cartão Bilhete Único Universitário.

Mais informações

Disque Transurc: 0800 014 02 04 – ligação gratuita (não aceita chamada de celular)

Transurc - Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas - 0800 014 02 04

rvn_digitalis_2_theme rvn_digitalis_2_theme_tv_1_2 rvn_digitalis_2_theme_fwv_1_1