VB Transportes cria programa de direção segura

11 de novembro de 2016 Sem categoria Comentários desativados em VB Transportes cria programa de direção segura

Iniciativa busca conscientizar profissionais para uma direção ainda mais segura no trânsito

A VB Transportes Coletivos realiza com seus funcionários programa voltado à redução de acidentes no trânsito. Chamado Dirigir e Viver, o programa contempla, além de palestras sobre segurança no trânsito para todos os motoristas e a equipe operacional, uma série de iniciativas que buscam uma direção ainda mais segura. “No dia a dia, o motorista enfrenta uma série de situações estressantes, como congestionamentos e a preocupação com o cumprimento de horários, por exemplo. Com o programa, queremos conscientizar os profissionais sobre a importância de evitar imprudências e orientá-los a como lidar com circunstâncias adversas. O objetivo é reduzir quantitativamente o número de acidentes de trânsito e ampliar a segurança e a qualidade de nossos serviços”, afirma Júlio Pancorvo Veiga, gerente de Operações da VB Transportes Coletivos.

O programa Dirigir e Viver é dividido em quatro etapas. Na primeira fase, foram realizadas palestras e divulgadas mensagens educativas em banners e faixas afixados na garagem. A segunda e terceira etapas contemplam a parametrização de velocidade dos veículos diretamente no motor, de forma a restringir a velocidade a 50 km/h em vias urbanas e 60 km/h em rodovias, e o monitoramento dos excessos de velocidade. “O acompanhamento da movimentação da frota já é realizado pelo GPS e agora todos os excessos serão registrados. Seremos rigorosos com o cumprimento do limite de velocidade”, afirma Veiga. Também estão sendo desenvolvidos parâmetros de tempo médio de viagem entre pontos de referência dos itinerários, com base nos históricos de viagens registrados pelo GPS. Com isso, espera-se retirar a angústia e a expectativa dos motoristas no que se refere ao cumprimento de horários. “Algumas vezes o motorista acelera em determinados trechos e faz ultrapassagens para poder cumprir o horário, mas é preciso evitar isso. Se houver atraso, por conta de congestionamentos, por exemplo, isso será justificado e deverá ser comunicado ao fiscal”, completa.

A quarta etapa do programa contempla medidas educativas, corretivas e preventivas para os motoristas que cometerem infrações de trânsito. As medidas vão de advertência verbal a penalidades mais severas como suspensão e desligamento, nos casos de reincidências graves. “Com a conscientização de todos, queremos manter a regularidade horária de linhas, evitando acidentes e conquistando a confiabilidade e a credibilidade dos usuários no sistema de transporte coletivo”, acrescenta Veiga.

Transurc - Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas - 0800 014 02 04

rvn_digitalis_2_theme rvn_digitalis_2_theme_tv_1_2 rvn_digitalis_2_theme_fwv_1_1