Mais de 31 mil estudantes já desfrutam do benefício de desconto nas tarifas de ônibus este ano, com a utilização do Bilhete Único Escolar e do Bilhete Único Universitário. Dos cartões aprovados até o fim de março, 10,9 mil foram destinados a estudantes universitários e os 20,9 mil restantes, a alunos dos ensinos Fundamental, Médio e de cursos técnicos. A expectativa da Transurc é de que, até o fim do ano, 36 mil estudantes utilizem o benefício.

Para orientar os estudantes, a Transurc disponibiliza um guia passo a passo no site: www.transurc.com.br.

Entre os itens que mais geram inconformidade no cadastramento estão comprovantes de endereço antigos (devem ter no máximo seis meses) e fotos fora da especificação (devem ser frontais, sem cabelo encobrindo o rosto e com a boca fechada). Todas as orientações estão no tutorial disponível no site.

O estudante deve preencher corretamente o cadastro, que será validado pela Transurc e pelas escolas ou universidades. Depois disso ele deve pagar a taxa de serviço a fim de ter o cartão liberado para recarga.

Novos cadastros

Quem vai fazer um novo cadastro deve entrar no site da Transurc e seguir as instruções para o primeiro acesso. Vale lembrar que é preciso ter o CPF do aluno para iniciar o processo on-line. Ao preencher a primeira etapa, o aluno precisa confirmar o cadastro (confirmação feita quando ele recebe um e-mail com a senha de acesso).

Os documentos solicitados precisam ser anexados no site. Para ensinos Fundamental, Médio e Superior: foto do aluno, comprovante de endereço e documento oficial com foto. Para o ensino técnico, é preciso ainda ter o contrato e a declaração do curso.

Em casos de dúvida, ligar no Disque-Transurc: 0800 014 0204 (ligação via telefone fixo ou orelhão) ou no 4003-6578 (ligação via celular).

Quem tem direito

O Passe Escolar (cartão azul) pode ser usado pelos estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e de cursos técnicos da rede oficial e particular, e propicia um desconto de 60% na tarifa. É oferecido para quem reside a mais de 1.000 metros da escola.

Os estudantes universitários que frequentam aulas em regime presencial integral precisam se cadastrar pelo site para ter um desconto de 50% na tarifa (cartão cinza). É preciso morar em Campinas, estar regularmente matriculado em Instituição de Ensino Superior (IES) do município e residir a mais de 1 km da universidade.