A chegada de 27 novos ônibus da VB3, com ar-condicionado, agradou em cheio os usuários, que desde o mês de outubro podem usufruir de um transporte urbano bem mais fresquinho em várias linhas. Estes são os primeiros ônibus com ar-condicionado a operar pela empresa, no transporte urbano de Campinas. Hoje, começaram a rodar mais sete veículos na linha 1.30 – Semi Expressa, operada pela VB1.

E quem conta como está sendo a recepção dos usuários à novidade são os motoristas destas linhas. O motorista Lacorderio Arruda Santos, da linha 338 – Terminal Barão Geraldo/Shopping Iguatemi, por exemplo, dirige pela primeira vez, em 25 anos de profissão, um ônibus com ar-condicionado, e ele já aprovou a novidade. “Agora ficou comum ouvir do passageiro que ele está sem vontade de descer, de tão bom que está o interior do ônibus”, conta.

De acordo com Santos, os usuários gostaram da novidade, que também beneficiou os motoristas. Afinal, eles passaram a trabalhar em um ambiente muito mais agradável. “É uma beleza! E os usuários também ficam mais tranquilos, sem passar calor”, diz.

O motorista achou muito bom ter ar-condicionado no ônibus, mas lembra que é preciso ficar sempre atento com a manutenção do equipamento, pois o ar precisa estar bem regulado para não afetar o rendimento do veículo.

“O pessoal da manutenção daqui da VB3 já está craque em regular o ar-condicionado dos novos ônibus que chegaram”, afirma. O setor também está preparado para fazer a limpeza frequente do acessório, nos novos ônibus.

O motorista Eduardo Papa Paes, da linha 360 – Jardim Proença/Castelo, que trabalha há 16 anos como motorista, também gostou muito de dirigir o ônibus com ar-condicionado. “A gente fica mais descansado”, afirma. Segundo ele, os passageiros também ficam mais animados em pegar o ônibus fresquinho e com wi-fi grátis.

Outra motorista, Juliana de Abreu, que dirige o ônibus da linha 349 – Rodoviária/Vila Formosa, avalia que os novos ônibus com ar-condicionado, mudam a vida dos profissionais. “Não só pelo ar-condicionado, mas os novos ônibus têm suspensão pneumática (a ar), o que reduz muito os impactos quando a gente dirige. O ônibus fica mais macio e confortável, tanto para nós, motoristas, como para os passageiros”, explica.

De acordo com ela, os usuários têm elogiado bastante as novidades, dizendo que os ônibus estão mais confortáveis, tanto pelo ar-condicionado, como por causa do wi-fi grátis.

Os novos ônibus com ar-condicionado da VB3 chegaram em setembro, e começaram a rodar no mês de outubro. Foram 27 novos veículos que passaram a atender os usuários de oito linhas. O investimento trouxe melhoria para a frota, já que todos os ônibus, além do ar-condicionado, vieram com os recursos de tecnologia embarcada disponíveis no mercado: telemetria, wi-fi, biometria facial, QR Code, GPS e câmeras.

A VB3 faz parte do Consórcio Urbcamp, que atua na região 3 de Campinas. Este consórcio compreende as regiões de Barão Geraldo, Sousas, Rodovia Campinas–Mogi-Mirim, Amarais e Corredor Abolição, e identificado pela cor verde.

 

Linhas atendidas pelos novos ônibus:

349 – Vila Formosa;

360 e 360.1 – Proença/Castelo;

380 – Cambuí/Norte Sul;

338 – Terminal Barão Geraldo/Shopping Iguatemi (inclusivo);

329 – Terminal Barão Geraldo/Cidade Judiciária (inclusivo);

353 – Alphaville;

342 – Jardim Aliança;

130 – Semi Expressa.