As empresas de transporte coletivo de Campinas Itajaí e Onicamp compraram novos ônibus que irão atender os usuários da cidade e melhorar a qualidade da frota. Os veículos começaram a chegar à garagem das duas empresas na última semana de setembro, e os funcionários já iniciaram os treinamentos para operar os novos veículos.

Na Itajaí foram entregues quatro ônibus convencionais e em breve chegarão outros quatro veículos articulados. Na Onicamp foram entregues três ônibus convencionais e outro é aguardado para este mês.

Dos ônibus que já chegaram à Itajaí, três são veículos Volvo, carroceria Apache Vip, 2018/2019, com 13 metros, motor MWM-B270F – Padron, com portas adaptadas para operar no corredor BRT; e um veículo Scania K-310, carroceria Caio Millenium, fabricação 2018 modelo 2019, Arla 32, com 15 metros, motor traseiro, Padron, com portas adaptadas para operar no corredor BRT.

Na Onicamp, foram entregues dois veículos Volvo, carroceria Caio Millenium, motor MWM-B290R, com piso baixo, e um convencional Volvo, carroceria Apache Millenium, motor MWM-B270F. Todos de fabricação 2018 e modelo 2019.

Os outros veículos que serão entregues em breve na Itajaí são quatro articulados Volvo, carroceria Caio Millenium/Apache Vip 2018/2019, e todos já com portas adaptadas para operar no corredor BRT.

Um treinamento prático e teórico está sendo feito com os funcionários das duas empresas, no qual são mostrados os conhecimentos do painel, computador de bordo, direção econômica e segurança do veículo. Técnicos da Volvo e da Scania participaram dos treinamentos, nos quais passam todas as informações necessárias para a melhor dirigibilidade e o bom desempenho dos veículos.

A Itajaí Transportes Coletivos faz parte do Consórcio Cidade de Campinas (Concicamp), junto com a Expresso Campibus. Atua na região 2, que compreende as regiões do Campo Grande, Padre Anchieta e corredor John Boyd Dunlop, e opera com a cor vermelha. Tem uma frota de 100 ônibus.

A Onicamp Transporte Coletivo atua na região 4, que compreende as regiões da Rodovia Santos Dumont e de Viracopos. Opera com a cor azul-escura e tem frota composta por 81 ônibus.

“A chegada dos novos veículos traz uma renovação pra a frota, que reduz a idade média dos ônibus e melhora a qualidade dos veículos, trazendo mais conforto e comodidade aos motoristas e aos nossos clientes que utilizam os veículos todos os dias. E eles ainda vieram equipados com entradas USB para carregamento de celulares”, analisa Uilson Moraes, gerente da Itajaí.

“Os ônibus novos oferecem mais conforto aos usuários e motoristas, pois são mais silenciosos, principalmente os dois que têm câmbio automático. Além disso, eles ainda vieram equipados com entradas USB para carregamento de celulares”, afirma o gerente da Onicamp, Antônio Jambeiro Peralva.