A Casa da Cidadania é a primeira instituição beneficiada pela Campanha do Agasalho “Aqueça uma Vida”, organizada pela Transurc e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp). A entidade recebeu hoje a doação de 794 peças, que vão tornar mais quente o inverno dos homens e mulheres atendidos diariamente no local.

A Casa da Cidadania, localizada na rua Francisco Theodoro, 138, na Vila Industrial, atende a população migrante, itinerante e em situação de rua de Campinas. Os objetivos são fazer a reinserção social e familiar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos atendidos. No local, eles podem tomar banho e participar de atividades em grupo e de socialização, além de atendimento social.

Os usuários podem ir até o local apenas para tomar banho e jantar, ou ainda participar de diversas atividades como oficinas de saúde, cidadania, jogos, filmes etc. As refeições são servidas diariamente por voluntários, e chegam a quase 120 por noite durante a semana ou a cerca de 200 aos domingos. Em abril, a casa registrou 1.462 acolhimentos. As roupas doadas são destinadas diretamente aos atendidos.

Campanha Aqueça uma Vida

A campanha do Agasalho 2019, que iniciou no dia 22 de abril e vai até 19 de julho, conta com o apoio da Fundação Feac e das emissoras de rádio Cidade FM e Laser FM.

As concessionárias do transporte urbano de Campinas VB1, VB3, Onicamp, Expresso Campibus, Pádova e Itajaí, assim como empresas do setor que atuam na RMC, como a Rápido Luxo Campinas e Monte Mor, VB Transportes e Turismo, Rápido Sumaré, West Side, Ouro Verde, Transportes Capellini, Lirabus, Viação Avante, Viação Itu e Viação Boa Vista, participam da ação.

Empresas de Sousas, como a Padaria Ricco Pane, a Academia SCM – Saúde Corpo e Mente e o Posto de Combustíveis Mingatto, assim como o Condomínio Residencial Jaguari, além dos colégios Renovatus (Vila Industrial), Inovar (Parque Industrial), Básico de Campinas (Chapadão) e o Colégio Integral também entraram na campanha deste ano.

No ano passado, foram beneficiadas 21 instituições assistenciais de Campinas com quase 16 mil peças de roupas e cobertores doados.

Pontos de coleta

Os donativos podem ser entregues no ônibus com o adesivo da campanha, estacionado no Largo do Rosário, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.

Outros pontos de entrega são os terminais Central, Ouro Verde, Campo Grande, Mercado, Barão Geraldo, Metropolitano e sedes da Transurc e da Feac.