As concessionárias de Campinas, juntamente com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) realizam ações para marcar a Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro, e o Dia Mundial sem Carro, comemorado amanhã (22).

As operadoras VB1 e VB3 participam das ações da Semana Nacional do Trânsito, com atividades voltadas para os motoristas e para a prevenção de acidentes. Em parceria com o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Social de Aprendizagem do Transporte), as duas transportadoras organizam o evento Transporte em Ação, que conta com a divulgação dos serviços oferecidos pelo Sest Senat para o setor, além da distribuição de brindes e orientações de um dentista e um orientador físico sobre cuidados com a saúde e melhoria da qualidade de vida. Na VB3, a ação acontece no dia 23 (quarta-feira), das 9h ao meio-dia, e na VB1, no dia 25 (sexta-feira), também das 9h ao meio-dia.

A Transurc e o SetCamp organizaram um vídeo com os motoristas das concessionárias do transporte urbano de Campinas, pelo Dia Mundial sem Carro, no qual os condutores ressaltam a importância do trabalho dos motoristas, que como tantos outros trabalhadores, fazem parte da linha de frente nesta pandemia.
No vídeo, eles reforçam as medidas de segurança que têm sido tomadas nos ônibus contra a transmissão da Covid-19, como o uso de máscaras, a higienização dos veículos e a utilização de álcool gel. “Juntos, vamos vencer esta
pandemia!”, diz o motorista Bruno Feitosa Cavalcante, da Expresso Campibus.


Para marcar a Semana Nacional do Trânsito, a VB1 também organizou uma campanha de Prevenção de Acidentes com o tema Dirigir e Viver. De 18 a 25/09 estão sendo feitas blitze nos corredores de ônibus e principais pontos de registro de ocorrências, para a conscientização e sensibilização dos condutores na prevenção de acidentes.

 

Ações no país
Diversas ações estão sendo realizadas em todo o País durante a Semana Nacional do Trânsito, sempre com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, o foco é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.