O Concurso de Pintura do Businho, realizado com as crianças que participam do Programa Escolas nas Garagens, teve como vencedora do mês, Elisa Alves Rodrigues da Silva, de 10 anos, aluna da escola estadual Vitório José Antônio Zamarion, no Jardim São Bento.

Elisa ganhou convites para um passeio de Maria Fumaça com a família, no trecho entre Campinas e Jaguariúna, cortesia da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), parceira do programa.

Com muito capricho, Elisa fez sua pintura com a utilização de glitter e de um borrifador, que espirrou tintas coloridas no fundo do desenho, o que deu um efeito muito bonito e alegre.

A estudante explica que ficou feliz em participar do concurso, pois adora todo o tipo de artes, seja pintura, desenho, colagem ou qualquer tipo de artesanato. Afinal, sua matéria predileta na escola é Artes e ela tem em sua casa muitos livros de colorir e material de pintura, atividade que adora fazer nas horas vagas para presentear a família e os amigos.

Além de ter ficado feliz em participar do Concurso do Businho, Elisa também aprovou o passeio Escolas nas Garagens, junto com sua turma de 5º ano. “Eu conheci coisas que não sabia sobre a história da cidade. Também adorei conhecer a garagem e principalmente ver como é feita a lavagem dos ônibus”, conta a estudante.

Na escola, Elisa também gosta de matemática e de português. E, como adora animais, pensa em ser veterinária quando crescer. Por isso, sabe que precisa dar bastante atenção aos estudos.

Passeio de ônibus

O Escolas nas Garagens é um passeio de ônibus de meio período, com embarque na própria escola participante. As crianças, acompanhadas por monitores, saem um uma divertida viagem recheada de conhecimento.

No trajeto, elas recebem informações sobre cidadania e preservação ambiental e conhecem pontos históricos da cidade. Fazem ainda uma parada no Centro, no Largo do Carmo, marco zero da cidade, onde aprendem sobre o surgimento de Campinas e as transformações da cidade. Conhecem também a trajetória e a contribuição do músico Carlos Gomes para a cultura brasileira.

Depois disso, o grupo segue para uma das garagens das concessionárias, onde as crianças assistem a uma peça de teatro e tomam o lanche. Os estudantes conhecem então a rotina do sistema de ônibus e o processo de manutenção dos veículos.

Eles participam ainda do concurso de pintura, em que o melhor trabalho ganha, para ele e para a família, um passeio na maria-fumaça até Jaguariúna, cortesia da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), um dos parceiros do programa.

Ao fim do passeio, no retorno à escola, os alunos recebem um kit escolar com caneta, régua, adesivos e cadernos. O programa também tem o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

As escolas interessadas em participar do Escolas nas Garagens devem entrar em contato com a Diretoria de Comunicação da Transurc pelo telefone (19) 3731-2643.