Os motoristas das empresas que operam o sistema de transporte público coletivo de Campinas (Sistema InterCamp) participam, até o mês de junho deste ano, do curso Ética e Cidadania no Transporte Coletivo de Passageiros. A capacitação foi montada especialmente para estes profissionais, sendo ministrada pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) a pedido da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e com o apoio da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).

O Sest/Senat adequou os conteúdos à realidade desses motoristas, em tópicos como autoconhecimento, comportamento, direitos, relações humanas e respeito às diferenças. A ideia é estabelecer uma reciclagem contínua, de forma que os futuros profissionais do sistema também tenham acesso às orientações.

Estão previstos para participar do curso 1.606 profissionais das empresas VB (950), Campibus (331), Itajaí/Onicamp (280) e Pádova (45). Serão cerca de 80 turmas de 20 a 25 pessoas e as aulas terão carga horária de quatro horas, com três módulos apresentados na sequência.

Para a organização das aulas, a Emdec ofereceu materiais complementares relacionados às estatísticas de acidentes com ônibus e sobre como evitá-los, procedimentos para o embarque e desembarque de usuários com mobilidade reduzida e cuidados operacionais no atendimento à população.

O objetivo do curso é despertar a consciência nos operadores do Transporte Coletivo de Campinas quanto à importância do seu papel na condução de ônibus, com segurança, visando reduzir os acidentes. Além disso, os motoristas serão preparados para transportar pessoas com deficiência.

O curso visa ainda desenvolver capacidades que conduzam o profissional ao bom relacionamento interpessoal, tanto no ambiente de trabalho como na vida familiar e social.

Os profissionais serão treinados para respeitar as diferenças individuais, agindo com respeito e cuidado no transporte de todo tipo de passageiro, independente de suas diferenças (sexo, idade, raça, crença, orientação sexual, ideal político-partidário ou nível social e econômico).