A Onicamp realizou, no fim do ano passado, um completo treinamento sobre direção segura, voltado para 100 motoristas da empresa. Os participantes assistiram palestras com membros do Departamento Jurídico e da Gerência de Operações, que trouxeram informações importantes para o dia a dia dos profissionais.

Os advogados Amanda e Daniel, do setor Jurídico da Onicamp, enfocaram os acidentes de trânsito e os transtornos que eles causam, seja para terceiros ou vitimas, e também para os motoristas e para empresa.

Durante o treinamento, os motoristas puderam tirar todas as suas dúvidas relacionadas às questões jurídicas dos acidentes de pequeno, médio e grande porte, junto aos dois advogados, que ressaltaram a necessidade dos motoristas dirigirem sempre com responsabilidade e respeito às leis de transito.

Já a Gerência de Operações da Onicamp aproveitou para enfocar os acidentes com culpa e sem culpa que aconteceram nos últimos três anos (2017, 2018 e 2019), no trânsito de Campinas. Foi apresentado um gráfico com todas as informações dos acidentes, como as linhas de ônibus e locais com maior incidência de acidentes na cidade, para que os motoristas fiquem mais atentos quando estiverem dirigindo por estes pontos.

Os participantes assistiram vários vídeos provenientes das câmeras internas da frota da empresa, que mostraram acidentes que poderiam claramente ter sido evitados. Entre eles, acidentes com e sem culpa, atropelamento sem culpa, queda acidental com culpa e queda acidental sem culpa. Além de um atropelamento evitado pela rapidez de um motorista.

“A palestra ainda enfocou a importância do trabalho dos inspetores no interior dos ônibus, justamente para detectar possíveis falhas operacionais dos motoristas e orientá-los com as principais dicas para uma direção segura. Todas as dúvidas dos participantes foram respondidas”, explica Antônio Jambeiro Peralva, gerente de Operações da Onicamp.

Principais dicas para dirigir com segurança

  • Não trafegar com excesso de velocidade;
  • Não trafegar muito próximo ao veículo da frente;
  • Não trafegar pela faixa da esquerda;
  • Não trocar de marcha de forma ofensiva para não danificar prematuramente pecas e componentes dos carros;
  • Não acelerar demasiadamente nas trocas de marcha para não exceder no consumo de combustível e também evitar acidentes;
  • Não trafegar com as portas abertas;
  • Não sair do ponto com as portas abertas;
  • Não abrir as portas antes de parar totalmente o ônibus;
  • Não frear bruscamente para evitar quedas acidentais;
  • Não trafegar conversando com passageiros, pois isso pode tirar sua atenção e provocar acidentes de pequena, media e grandes proporções.