O Programa Escolas nas Garagens começou dia 4 de março com a participação dos alunos da Escola Estadual Dr. Enéias César Ferreira, do DIC IV. “O conteúdo é muito interessante, bem informativo. Os alunos ficaram sabendo sobre os coletivos, os diferentes meios de transporte, sobre numerais. Está aprovado”, avaliou Jesulei Grigoletto, inspetora que acompanhou os alunos no passeio.
Os alunos seguiram da escola para o centro de Campinas. Lá conheceram pontos históricos da cidade e tomaram um lanche na Choperia Giovannetti. Depois seguiram até a garagem da VB Transportes e Turismo, na região do Ouro Verde, onde foram apresentados à rotina do sistema e ao processo de manutenção dos veículos.
Em seguida, viram uma peça de teatro e pintaram o desenho do Businho, para participar de um concurso de pintura mensal, no qual o vencedor ganha um passeio na maria-fumaça, que circula entre Campinas e Jaguariúna, cortesia da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). No retorno à escola, os alunos receberam um kit escolar com caneta, régua, adesivos e cadernos.
Inscrições abertas – as inscrições estão abertas para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais e municipais de Campinas. Para participar, os responsáveis devem entrar em contato com a Diretoria de Comunicação da Transurc pelo telefone (19) 3731-2643. Na semana em que a visita for realizada, a Transurc entrará em contato com a escola e solicitará o envio da lista de alunos, das autorizações dos pais ou responsáveis e do nome dos acompanhantes adultos (um para cada grupo de 15 crianças).
“O programa existe desde 2004 e é uma iniciativa da Transurc e das concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas. Desde o início, já participaram 85 mil crianças. Como a procura é sempre alta, pedimos que as escolas reservem as datas e garantam as visitas o quanto antes”, esclarece Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc. O programa também tem o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).