Sistema de fiscalização tradicional é trocado por modelo digital, feito em tempo real, com o uso de monitoramente via GPS: mais agilidade na operação das linhas

 

A Expresso Campibus, concessionária do transporte coletivo urbano de Campinas e que integra o Consórcio Concicamp, implantou um novo processo de fiscalização da operação das linhas de ônibus da concessionária.

Agora, a fiscalização é feita por meio do aplicativo CittaSuper. “Por meio de um tablet, o agente de fiscalização recebe as informações em tempo real sobre a operação das linhas, horários das próximas partidas e previsão de chegada e saída. O fiscal ainda consegue visualizar, em tempo real, a localização do veículo, o que possibilita o monitoramento constante da operação. E por utilizar o formato digital com monitoramento via GPS, o aplicativo facilita a comunicação entre a Fiscalização, o Centro de Controle Operacional e a Equipe de Gestão da Expresso Campibus”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp).

A novidade foi implantada pela concessionária que opera na Área 2, linhas vermelhas, nos terminais Mercado, Central e Padre Anchieta, e torna mais ágil o serviço dos fiscais da empresa, que antes trabalhavam de forma manual e física. Com a plataforma digital, o processo para verificar o cumprimento de horários e itinerários, entre outros itens, está mais assertivo.

A novidade proporciona, portanto, um controle da frota em tempo real, com informações exatas sobre a operação das linhas, o que melhora os processos operacionais da empresa e traz mais agilidade na substituição de veículos e motoristas nas linhas, quando isso for necessário. Além disso, a mudança agiliza a análise e execução de ações relacionadas à operação das linhas, que refletem diretamente em melhorias para os Clientes; e ainda reduz muito o volume de folhas impressas, com contribuição ao meio ambiente.