A Transurc é apoiadora da Campanha Viva, uma iniciativa da Emdec para a conscientização e redução do número de mortes por acidentes de trânsito em Campinas. A Campanha Viva divulga orientações e dissemina o respeito entre todos os usuários das vias públicas, sejam eles pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas ou motoristas, com foco principalmente no uso das faixas de pedestres.

Foram feitas pintura de faixas de travessia com a palavra “VIVA”, em frente à Estação Cultura e também na Avenida Dr. Ângelo Simões, Avenida da Saudade, Rua Dr. Salles Oliveira, Terminal Central e Unicamp.

Estão sendo instalados ainda, 30 totens (placas verticais) em diversos pontos da cidade, além de veiculação da campanha em rádio e nas páginas oficiais da Emdec em redes sociais. Também serão distribuídos 200 mil folhetos educativos sobre a campanha.

A Transurc participa com a instalação de 50 busdoors – adesivos nos vidros traseiros nos ônibus do transporte público coletivo municipal, e também com a divulgação da campanha nos canais de comunicação da associação.

Também está prevista a “Faixa Musical”, intervenção urbana em que os pedestres, ao pisarem na faixa de travessia, ouvem notas musicais. A ideia é promover uma nova ocupação do espaço público, consciente, integrada, congratulando quem faz escolhas certas, harmoniosas e seguras.

 

Acidentes registrados

Em Campinas houve uma redução de 12,4% nas ocorrências com vítimas não fatais em 2017, em comparação com o ano anterior, e uma redução de 22,6% nos atropelamentos. Porém, o número de óbitos nas ocorrências aumentou de 74 em 2016 para 86 em 2017, o que demonstra uma maior violência nas colisões. Das 86 vítimas fatais de 2017, 41 eram motociclistas, 31 pedestres, 11 ocupantes dos demais veículos e três eram ciclistas.

No mês de junho, a Itajaí Transportes Coletivos foi recertificada para a norma ISO 9001, na versão 2015. A concessionária passou por auditoria externa para a transição de norma, versão de 2008 para 2015.

Depois de uma completa verificação dos procedimentos realizados na empresa, os auditores recomendaram a renovação do certificado para a norma, que engloba o controle de qualidade nos serviços. Todos os departamentos foram auditados e a empresa continuou sendo recomendada pela Certificadora BSI.

A continuidade da certificação significa a preocupação da empresa com a melhoria da qualidade na prestação de serviços, além de refletir no serviço oferecido aos clientes.

A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que direciona o trabalho por meio de processos integrados, com pessoas treinadas e capacitadas e dedicadas a satisfação do cliente.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) recebeu no dia 23 de agosto a visita de dois representantes do Grupo Ita, do Rio de Janeiro. Eles vieram conhecer o funcionamento do transporte público em Campinas, principalmente o programa de implantação do QR Code. A cidade foi escolhida por ser uma referência na prestação de serviços para o transporte público.

A Rio Ita é uma empresa de transporte coletivo urbano, presente no Estado do Rio de Janeiro há 56 anos. O seu nome é uma derivação de sua primeira concessão, a linha Rio–Itaperuna. É uma das maiores empresas daquele estado, e está situada na cidade de São Gonçalo, sua principal Unidade de Negócio.

Participaram do encontro, na sede da Transurc, o diretor de Planejamento, Allex Villaça Maia, e o gerente de Tecnologia da Informação da Transurc, Sergio Antonio Finatti, além do supervisor Comercial da Prodata, Marcio Santos, que responderam aos questionamentos do gerente de Operação da Rio Ita, Cássio Vanio, e do gerente Financeiro do Grupo, Irvani Cordeiro.

O mês de agosto foi de muito aprendizado para os motoristas da VB1, que participaram de treinamentos de Condução Segura e Econômica (teórico e prático) e de Reorientação para Motoristas Envolvidos em Acidentes. Além disso, todos os motoristas puderam participar da importante palestra Embarque e Desembarque Seguro.

O treinamento Condução Segura e Econômica teve como objetivos a redução dos custos com manutenção dos veículos e do tempo de parada para consertos, o aumento da vida útil dos componentes do veículo e a segurança no trânsito, além da redução do consumo de combustível, do desgaste físico e mental do condutor e da poluição do meio ambiente.

Na palestra Embarque e Desembarque Seguro, os participantes foram conscientizados sobre a forma correta e segura para o embarque e desembarque de passageiros, além dos cuidados indispensáveis para a segurança ao conduzir o veículo no transporte de passageiros de diversas características e idades.

Neste aspecto, os motoristas foram orientados a trafegar sempre em velocidade compatível com a via, transitar com distância segura, abrir as portas do veículo somente com o carro parado, evitar frenagens bruscas, trafegar em velocidade compatível sobre lombadas ou depressões (2ª marcha), cobrar passagens com o veículo imobilizado e não fazer uso de celular ou fones de ouvido.

Já no treinamento Reorientação para Motoristas Envolvidos em Acidentes, os participantes puderam fazer uma reflexão sobre as causas dos acidentes, além de reforçarem o aprendizado das regras de circulação e conduta e de direção defensiva. Tais treinamentos intensificam a segurança no trânsito.

A equipe de Fiscalização da Onicamp se reuniu no fim de julho para mais uma de suas reuniões de rotina, consideradas de grande importância para a melhoria da operação. Participaram inspetores, operadores de tráfego, fiscais, auxiliares de operações, monitores de GPS e monitores de câmeras.

Nesses encontros, os participantes fazem uma avaliação da operação e discutem estratégias para a melhoria do trabalho na empresa. Segundo Antônio Jambeiro Peralva, gerente de Operações da Onicamp, as reuniões são muito importantes para a melhoria da prestação de serviços aos usuários. “Elas visam à melhoria do atendi-mento aos clientes, à redução de custos, ao controle de desperdícios, assim como à conscientização da segurança no transporte para a redução de acidentes”, explica.

Além disso, segundo o gerente, tais encontros fortalecem toda a equipe, por meio da troca de ideias para o auxílio nas soluções dos problemas do dia a dia.

 

Treinamento

Em agosto, os colaboradores da Onicamp também participaram do treinamento de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros. As atividades foram dirigidas ao pessoal da operação, manutenção e administração da empresa, que puderam aprender noções de como se comportar em casos de incêndio ou de algum acidente que necessite da aplicação dos primeiros socorros até que chegue o atendimento especializado.

O instrutor do treinamento foi o técnico de segurança Wellington Santos, que atuou em conjunto com a instrutora da empresa Prevenção Total, Vanessa Araújo.

Pelo 2º ano consecutivo, colaboradores se unem em prol de 4 entidades assistenciais da cidade

Funcionários da concessionária VB Transporte, empresa que opera na área 3 do transporte urbano de Campinas, e da Viação Lira, transportadora dos segmentos rodoviários, urbano e fretamento, se mobilizaram para a campanha União Solidária. Juntos, conseguiram arrecadar três toneladas de alimentos, volume superior ao arrecadado no ano passado, quando foram 2,1 toneladas.

A campanha foi realizada entre os meses de maio e julho deste ano e beneficiará quatro entidades assistenciais da cidade, a Associação Esperança e Vida, Casa da Criança Meimei, Lar São Vicente de Paulo e Núcleo Mãe Maria. “Notamos que muitos funcionários da VB3 já praticavam ações beneficentes, mas, como isso era feito de forma isolada, idealizamos a campanha como uma ação coletiva. A ideia foi valorizar quem já doa e incentivar quem ainda não está engajado nesta causa. E o resultado foi muito positivo, com um recorde de doações”, afirmou Audraliano Vasconcellos, gerente da VB3.

Muitos motoristas, mecânicos e funcionários do administrativo das empresas aproveitaram para trazer suas doações de alimentos durante a festa realizada nas garagens em 25 de julho, quando é comemorado o Dia do Motorista. Os funcionários da Rápido Luxo, concessionária que opera no transporte urbano e metropolitano na Região Metropolitana de Campinas (RMC) também apoiaram a campanha.

Foram recolhidos centenas de quilos de arroz, feijão, café, farinha, sal, trigo, açúcar etc. Para atingir as três toneladas de alimentos, as empresas mobilizaram os funcionários por meio de cartazes e divulgação boca a boca. Muitos deles aproveitaram para doar itens que vieram em suas cestas básicas.

As entidades foram escolhidas em razão da seriedade do trabalho que realizam. A entrega dos alimentos será feita hoje e amanhã às instituições. “Nossa campanha estimula a solidariedade e respeito ao próximo entre nossos profissionais. É também um ótimo exemplo de cidadania”, argumenta Vasconcellos.

Para o diretor de Comunicação das empresas, Paulo Barddal, a campanha superou os objetivos iniciais e apresentou uma arrecadação recorde de alimentos. “Os funcionários estão de parabéns e vamos torcer para que no próximo ano as doações sejam ainda maiores para beneficiar mais pessoas”, disse.

Conheça as entidades:
Casa da Criança Mei Mei – localizada no Jardim Chapadão, entidade atua na área de educação por meio do atendimento gratuito a 230 crianças carentes, em período integral. Site: http://www.meimei.org.br/.

Associação de Apoio Esperança e Vida – Oferece atendimento a portadores de HIV/Aids e dependentes químicos que vivem em situação de exclusão social. O atendimento é realizado no Jardim Campos Elíseos. Site: www.esperancaevida.org.br.

Núcleo Mãe Maria – Localizado na Vila Brandina, esta entidade atende famílias em situação de vulnerabilidade social, independentemente da região de residência. Atende ainda mais de 120 crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 5 e 24 anos, no contra período escolar. Site: http://www.seareiros.org.br/nucleo-mae-maria.php.

Lar São Vicente de Paulo – Localizado na Vila Industrial, o lar atende 25 idosas com acolhimento integral, onde oferece alimentação, higiene, vestuário, saúde e acessibilidade. Site: http://larsaovicentedepaulocampinas.blogspot.com/p/historico-do-lar.html.

A Itajaí Transportes Coletivos colocou em seus ônibus um novo dispositivo que melhora a segurança dos veículos. Trata-se de um marcador de posição em forma de setas amarelas ou vermelhas, que facilita a visualização dos parafusos e porcas de rodas que possam estar soltos. Com a novidade instalada nas rodas dos ônibus, os colaboradores conseguem perceber mais facilmente quando parafusos e porcas das rodas precisam ser apertados.

As setas, quando apontam uma para a outra, indicam que os parafusos estão bem apertados. Quando um deles está solto, as setas se movem, de forma que é só soltar o dispositivo, fazer o reaperto e o veículo está pronto para voltar às ruas.

Segundo Uílson Moraes, gerente Administrativo da Itajaí, esse procedimento pode evitar acidentes graves, pois, quando o parafuso se solta, a roda pode cair no meio do viário. “Quando isso acontece, podem ocorrer acidentes graves”, ressalta.

O gerente conta que a empresa adquiriu 6 mil peças do dispositivo, sendo que cada unidade tem custo de R$ 1,00. “O trabalho de verificação de aperto de rodas sempre foi executado pela equipe de manutenção, na garagem, mas sempre podem acontecer falhas. E o marcador de posição ajuda muito, pois qualquer colaborador, onde estiver (na garagem, nos terminais e no viário) pode visualizar possíveis falhas e avisar a equipe de manutenção da empresa”, explica.

Escolas públicas de Campinas já podem inscrever suas crianças para participar do passeio no 2º semestre

O Programa Escolas nas Garagens está com inscrições abertas para a participação das escolas no segundo semestre. Dirigido a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais e municipais, o Escolas nas Garagens é um passeio de ônibus de meio período, com embarque feito na própria escola. Na sequência, o grupo faz uma parada no Centro e visita uma garagem de ônibus.

A parada acontece no Largo do Carmo, marco zero da cidade. Ali, as crianças aprendem mais sobre o surgimento de Campinas, as transformações da cidade e ainda conhecem a trajetória e a contribuição do músico Carlos Gomes para a cultura brasileira. Depois o grupo embarca novamente no ônibus e parte para uma das garagens das concessionárias, onde conhece a rotina do sistema e o processo de manutenção dos veículos.

Grupo de crianças que participou do passeio no 1º semestre

Os estudantes assistem ainda a uma peça de teatro e participam de um concurso de pintura, em que o autor do melhor trabalho ganha, para ele e para a família, um passeio na maria-fumaça até Jaguariúna, cortesia da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), parceira do programa.

Para alunos e professores, o passeio é uma oportunidade de vincular disciplinas curriculares com uma experiência prática. No contato com os monitores, as crianças aprendem importantes conceitos de cidadania, além da importância da preservação do bem público.

Ao fim do passeio, no retorno à escola, os alunos recebem um kit escolar com caneta, régua, adesivos e cadernos. O programa também tem o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Inscrições

As escolas interessadas em participar do Escolas nas Garagens devem entrar em contato com a Diretoria de Comunicação da Transurc pelo telefone 3731-2643. Para participar, é preciso enviar os nomes dos alunos, com autorizações dos pais ou responsáveis, e os nomes dos acompanhantes adultos (um para cada grupo de 15 crianças).

40 escolas atendidas este ano

Criado em 2004, o Escolas nas Garagens já conta com mais de 130 mil participantes, sendo 3.416 crianças de 40 escolas apenas no primeiro semestre deste ano.

 

A Campanha do Agasalho “Doe e aqueça sua alma”, organizada pela Transurc, entregou este ano quase 16 mil peças para 21 entidades de Campinas. As doações incluíram itens como: blusas de lã, casacos, camisas, calças, calçados e cobertores, e vão ajudar a aquecer crianças, adolescentes, idosos e adultos atendidos pelas diversas entidades. A campanha iniciou no dia 16 de abril e foi encerrada em 1º de julho.
A iniciativa desta campanha, realizada todos os anos, é da Transurc, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) e das concessionárias do transporte público de Campinas (VB1, VB3, Pádova, Onicamp, Campibus e Itajaí) e da região (Rápido Luxo Campinas, Rápido Sumaré e Viação Boa Vista), em associação com a Fundação Feac e com as rádios Cidade e Laser FM.

Aula de Solidariedade
Este ano, a campanha contou com a participação de crianças, professores e pais de alunos de duas escolas de Campinas: o Colégio Inovar, no Parque Industrial, e o Colégio Básico, no Chapadão. As escolas divulgaram a campanha entre seus alunos e familiares e recolheram doações nos últimos dois meses.
A equipe do Colégio Inovar optou ainda por deixar as crianças levarem pessoalmente as doações até o ônibus da campanha, que ficou estacionado em frente à escola, no dia 25 de junho. No trajeto até o ônibus, as crianças receberam orientações das professoras sobre a importância de doar agasalhos que não servem mais para que pessoas carentes possam se aquecer nos dias frios.
Foi uma verdadeira aula de solidariedade. E as crianças adoraram entrar no ônibus, sentar nas poltronas e fazer muitas fotos. A diretora da escola, Danielli Nania, acredita que campanhas como esta estimulam a solidariedade nas crianças e ainda mobilizam os pais e a comunidade a ajudar.

Total de peças doadas:
1. Instituto Padre Haroldo – 785
2. Lar dos Velhinhos de Campinas – 728
3. Centro Social Romília Maria – 766
4. Centro Corsini – 754
5. Cepromm – 723
6. Lar Alice – 687
7. Lar Criança Feliz – 717
8. MEIMEI – 791
9. Guardinha – 795
10. Cidade dos Meninos – 817
11. Casa Maria de Nazaré (Casa dos Anjos I) – 796
12. Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia – 778
13. Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação – 811
14. CECOMPI – 831
15. Fundação Gerações – 752
16. Associação Santa Clara – 773
17. Amic – 769
18. Casa da Criança Maria Luisa Hartzer – 826
19. Casa da Criança Madre Anastácia – 757
20. Casa Esperança e Vida – 709
21. CEAK – 663

Total – 15.989 peças

 

Conheça as entidades beneficiadas este ano:

Instituto Padre Haroldo (IPH)

Fundado em 1978 pelo padre Haroldo Rahm. Entidade surgiu para atuar na recuperação de dependentes químicos, mas expandiu sua atuação para um programa de prevenção com crianças e adolescentes e abriu serviços de acolhimento em regime residencial. Oferece atividades voltadas ao esporte, lazer, arte e cultura. Informações pelo fone: (19) 3794-2500. Site: http://padreharoldo.org.br/

Lar dos Velhinhos de Campinas

Inaugurado em dezembro de 1905 como “Asylo de Inválidos”, passou a se chamar Lar dos Velhinhos de Campinas em 1972. Atende, em regime asilar, idosos de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social e sem a possibilidade de autocusteio. Informações pelo fone: (19) 3743-4300. Site: http://lvc.org.br/site/

Centro Social Romília Maria

Fundado em 1973, desenvolve ações socioeducativas, culturais, de lazer e promoção social, em meio aberto, junto a crianças, adolescentes, adultos, famílias e idosos. Atua nas imediações da Vila Ipê. Informações pelo fone: 3271-1022. Site: http://www.romiliamaria.org.br/

UAI do Centro Corsini

A Unidade de Apoio Infantil do Centro Corsini existe desde 1994 e acolhe crianças com patologias gravíssimas que exigem cuidados técnicos especializados e que são atendidas por uma equipe multidisciplinar. Atualmente acolhe 20 crianças. Informações pelo fone: 2101-0101. Site: https://www.facebook.com/centrocorsinicampinas/

Centro de Promoção para um Mundo Melhor (Cepromm)

Atende crianças e adolescentes da região do Jardim Itatinga, considerada a maior zona de prostituição a céu aberto da América Latina. No local são atendidas diariamente 270 crianças e adolescentes com atividades educativas. Indiretamente atinge 1.080 pessoas do bairro, com diversas atividades e doações de alimentos, produtos de higiene, roupas, etc. Informações pelo fone: 3225-0014. Site:

https://www.cepromm.com.br/

Lar Alice de Oliveira

Desde 1955 acolhe mulheres idosas. Além das atividades de rotina diária, são feitos trabalhos de artesanato, ginástica holística, atividades recreativas etc. Atualmente atende 25 idosas. Informações pelo fone: 3203-4770. Facebook: https://www.facebook.com/laralice.oliveira

Lar da Criança Feliz

Fundado em 1980 por 13 amigos que se reuniram com a finalidade de acolher grupos de irmãos desamparados e sem recursos de subsistência. Atende atualmente 50 crianças em sua sede, no Parque das Universidades. Informações pelo fone: 3256-2525. Site: larcriancafeliz.org.br.

Casa da Criança MEIMEI

Entidade surgiu na década de 60, pela vontade e trabalho de um grupo de pessoas estudiosas da doutrina espírita, que já ajudava famílias da periferia. Este grupo percebeu a necessidade de um local para acolher crianças durante o dia, enquanto os pais trabalhavam. Atende gratuitamente 230 crianças em período integral. Informações pelo fone: 3241-1622. Site: http://www.meimei.org.br/

Guardinha

A Associação de Educação do Homem de Amanhã – AEDHA, mais conhecida como Guardinha, atua na formação de jovens com poucos recursos sociais e econômicos . Se destaca pela preparação básica dos jovens para inserção no mundo do trabalho. Informações pelo fone: 3772-9687. Site: www.guardinha.org.br.

Cidade dos Meninos

Entidade transforma a vida de crianças e adolescentes em situação de risco, proporcionando-lhes um futuro produtivo. Há mais de 15 anos retira da rua crianças que vivem em situação de risco e garante formação profissional, emprego e auto-suficiência. Informações pelo fone: 3255-8002. Site: www.esperancasemlimites.org.br.

Casa Maria de Nazaré (Casa dos Anjos I)

Fundada por membros do grupo de oração da Catedral Metropolitana de Campinas, que observaram a grande quantidade de crianças e adolescentes morando nas ruas e perceberam a necessidade de ação, além de somente a oração. ​Hoje, a casa possui três unidades. A Unidade I, Casa dos Anjos, está localizada no Jardim Liliza (região Noroeste de Campinas) e atende 540 crianças e adolescentes e as respectivas famílias. Informações pelo fone: 3233-6644. Site: https://www.casademariadenazare.org.br/

Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia

Fundado em 1985, atende 420 pessoas, entre crianças e adolescentes em contraturno escolar, além de adultos e idosos. Oferece atividades como, circo, dança, artesanato, capoeira, esportes, contação de histórias, oficina de reciclagem, horta orgânica, além de refeições, informática etc. Informações pelo fone: 3223-3080. Site: http://www.ccjsantalucia.org.br/

Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação

Fundado em 1959, pela então diretora da Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas, Madre Maria de Mesquita Sampaio, desenvolve ações socioeducativas para crianças na região noroeste de Campinas. Atende crianças e adolescentes, com atividades complementares à escola, com merenda, reforço escolar, recreação e lazer. Informações pelo fone: 3227.8128. Site: https://www.cpvisitacao.org.br/

CECOMPI

O Centro Comunitário da Criança do Parque Itajaí I e Região foi fundado em 1989 por um grupo de mulheres, primeiras moradoras do Parque Itajaí, que serviam sopa para as famílias que chegavam transferidas de favelas e ocupações da cidade. Atualmente atende 150 crianças e adolescentes no período de contraturno escolar, com alimentação diária, acompanhamento escolar, artes, cultura, artesanato, danças, esportes, informática etc. Informações pelo fone: 3261-2403. Site: https://cecompi.wordpress.com/2009/08/06/hello-world/

Fundação Gerações

Entidade oferece atendimento variado para famílias carentes, inclusive através da Creche Adélia Zorning, que atende 230 crianças. Informações pelo fone: 3221-8172. Facebook: https://www.facebook.com/Centro-Social-Fundação-Gerações-Campinas-1554308184847333/

Associação Santa Clara

A Associação Casa de Apoio Santa Clara/Cáritas Arquidiocesana de Campinas acolhe mulheres com e sem filhos em situação de rua ou vulnerabilidade social em parceria com Prefeitura de Campinas. Foi fundada em 09/10/2014 e atende atualmente 20 pessoas. Informações pelo fone: 3232-7973. Facebook: https://www.facebook.com/pages/Associação-Casa-de-Apoio-Santa-Clara/1741971026074271

Amic

A associação Amigos da Criança atua desde 1990 em Campinas, em uma área rural de Barão Geraldo, onde atende mais de 300 crianças carentes, cujos pais trabalham na região. A entidade ainda oferece auxílio-gestante e atende idosos e as famílias da região. Informações pelo fone: 3287-7352. Site: http://www.amic.org.br/

Casa da Criança Maria Luisa Hartzer

Fundada em 1997 pela irmã Canuta Costa Andrade, atende 180 crianças de 3 a 6 anos, em período integral; 150 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em contraturno escolar; maiores de 14 anos com atividades de artesanato, costura, crochê etc, além de auxiliar as famílias da Região Sudoeste, nas imediações das rodovias Santos Dumont e Bandeirantes. Informações pelo fone: 3225-8884. Facebook: www.facebook.com/CasaDaCriançaMairaLuisaHartzer

Casa da Criança Madre Anastácia

Em 1936, as freiras, Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, iniciaram um trabalho educacional com crianças carentes, no bairro Vila Industrial, onde se dedicaram ao ensino na Escola Paroquial São José (hoje Colégio Padre Júlio Chevalier). O trabalho transformou-se na Casa da Criança Madre Anastácia, fundada em 1956, e, em 2001, a entidade foi transferida para a Região Sudoeste, no bairro Vida Nova, com o intuito de atender as crianças da região. Informações pelo fone: 3266-7366. Site: http://www.madreanastacia.org.br/

Casa Esperança e Vida

Fundada em 1990, oferece atendimento a portadores de HIV/Aids e dependentes químicos que vivem em situação de exclusão social. Os atendidos recebem atendimento médico de intercorrências; enfermagem 24h; tratamento de depêndencia química de drogas e àlcool, tratamento odontológico; fisioterapia; entre outros serviços.  Informações pelo celular: 97417-6435. Site: esperancaevida.org.br

CEAK (Centro Espírita Allan Kardec)

Entidade atua no estudo, prática e difusão do espiritismo e, na assistência social, onde realiza, gratuitamente, ações educacionais e culturais, com atendimento às famílias necessitadas, através do Educandário Eurípedes e da Creche Mãe Luiza. Ambos promovem também, gratuitamente, programas e ações na área do esporte, educação, cultura, lazer, meio ambiente, assistência e prevenção à saúde. Informações pelo fone: 2514-8763. Site: http://ceak.org.br/ceak/

App Transurc Smart é opção para compra do QR Code com cartão de crédito

Os usuários de ônibus de Campinas já podem adquirir o QR Code em qualquer unidade da Rede Credenciada Transurc ou mesmo utilizando celulares com o app Transurc Smart. Com a expansão dos pontos de embarque na cidade onde não se recebe mais as passagens em dinheiro dentro dos ônibus: Terminal Central, desde 17 de fevereiro, e Terminal Mercado, a partir do próximo dia 21 de julho, agora o QR Code pode ser adquirido 24 horas por dia em Campinas.

O pagamento das passagens para quem embarca nas linhas que saem dos dois terminais só pode ser feitos com o QR Code ou algum dos cartões da família Bilhete Único – Vale-Transporte, Comum, Escolar, Universitário, Idoso, Gratuito ou Especial.

A medida, que vai se estender para toda a cidade em breve, tornou mais ágil o embarque de passageiros, além de reduzir a ocorrência dos assaltos em ônibus. Hoje, mais de 90% dos usuários já utilizam o Bilhete Único ou o QR Code.

“Vale lembrar que, para facilitar ainda mais a compra das passagens, pode-se utilizar o aplicativo Transurc Smart, com o qual é possível adquirir o tíquete pelo celular. Um sistema prático e eficiente, que qualquer pessoa poderá utilizar”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc. O app está disponível para as plataformas Android e iOS.