Um paralelepípedo foi jogado no para brisa de um ônibus do transporte coletivo de Campinas, na noite de ontem, em mais um caso grave de vandalismo. Felizmente não houve nenhum ferido, embora o ônibus transportasse 36 passageiros no momento do crime.

O ônibus, da linha 210 – Terminal Campo Grande/Terminal Barão Geraldo, da concessionária Itajaí Transportes Coletivos, foi atingido pela enorme pedra quando passava pela ponte do VLT da Vila Teixeira, na Avenida John Boyd Dunlop, às 23h15.

Devido ao tamanho do objetivo jogado, a situação poderia ser bem grave, caso ele tivesse acertado em algum usuário ou mesmo no motorista. Vandalismo é crime que traz prejuízos financeiros para as empresas e ainda prejudica os passageiros, pois o veículo é retirado do tráfego para o conserto. Além disso, tais atos podem machucar alguém, seja o motorista do transporte, como o usuário ou, ainda, em caso de perda de controle do veículo, poderia ter consequências mais graves.

A prevenção ainda é a melhor forma para se evitar a Dengue, a Zika e a Chikungunya. O controle dos focos do mosquito aedes aegypt nos domicílios é muito importante, principalmente com a chegada dos meses chuvosos. Pensando nisso, a Expresso Campibus resolveu capacitar uma equipe de oito colaboradores para realizar inspeções nas dependências da garagem à procura de focos do mosquito.

O trabalho será feito em duplas, semanalmente. Ao identificar um possível criadouro do mosquito, a dupla vai comunicar o fato ao SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que vai aplicar inicialmente, hipoclorito de sódio (água sanitária). Quando necessário, será colhido material e enviado para análise.

A ação tem o propósito preventivo e informativo. Ao treinar uma equipe para a prevenção, estes funcionários também irão divulgar a importância da prevenção ao mosquito da dengue junto ao restante da equipe e a suas famílias, com um reflexo positivo para a saúde geral.

É a Campibus no combate à Dengue, Zika e Chikungunya!

Medidas preventivas:

  • Tampe as caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
  • Atenção com plantas como bromélia, babosa e outras, que acumulam água;

O Concurso de Pintura do Businho, realizado com as crianças que participam do Programa Escolas nas Garagens, teve como vencedora do mês, Elisa Alves Rodrigues da Silva, de 10 anos, aluna da escola estadual Vitório José Antônio Zamarion, no Jardim São Bento.

Elisa ganhou convites para um passeio de Maria Fumaça com a família, no trecho entre Campinas e Jaguariúna, cortesia da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), parceira do programa.

Com muito capricho, Elisa fez sua pintura com a utilização de glitter e de um borrifador, que espirrou tintas coloridas no fundo do desenho, o que deu um efeito muito bonito e alegre.

A estudante explica que ficou feliz em participar do concurso, pois adora todo o tipo de artes, seja pintura, desenho, colagem ou qualquer tipo de artesanato. Afinal, sua matéria predileta na escola é Artes e ela tem em sua casa muitos livros de colorir e material de pintura, atividade que adora fazer nas horas vagas para presentear a família e os amigos.

Além de ter ficado feliz em participar do Concurso do Businho, Elisa também aprovou o passeio Escolas nas Garagens, junto com sua turma de 5º ano. “Eu conheci coisas que não sabia sobre a história da cidade. Também adorei conhecer a garagem e principalmente ver como é feita a lavagem dos ônibus”, conta a estudante.

Na escola, Elisa também gosta de matemática e de português. E, como adora animais, pensa em ser veterinária quando crescer. Por isso, sabe que precisa dar bastante atenção aos estudos.

Passeio de ônibus

O Escolas nas Garagens é um passeio de ônibus de meio período, com embarque na própria escola participante. As crianças, acompanhadas por monitores, saem um uma divertida viagem recheada de conhecimento.

No trajeto, elas recebem informações sobre cidadania e preservação ambiental e conhecem pontos históricos da cidade. Fazem ainda uma parada no Centro, no Largo do Carmo, marco zero da cidade, onde aprendem sobre o surgimento de Campinas e as transformações da cidade. Conhecem também a trajetória e a contribuição do músico Carlos Gomes para a cultura brasileira.

Depois disso, o grupo segue para uma das garagens das concessionárias, onde as crianças assistem a uma peça de teatro e tomam o lanche. Os estudantes conhecem então a rotina do sistema de ônibus e o processo de manutenção dos veículos.

Eles participam ainda do concurso de pintura, em que o melhor trabalho ganha, para ele e para a família, um passeio na maria-fumaça até Jaguariúna, cortesia da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), um dos parceiros do programa.

Ao fim do passeio, no retorno à escola, os alunos recebem um kit escolar com caneta, régua, adesivos e cadernos. O programa também tem o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

As escolas interessadas em participar do Escolas nas Garagens devem entrar em contato com a Diretoria de Comunicação da Transurc pelo telefone (19) 3731-2643.

Associação e empresas programam atividades para divulgar a campanha de prevenção ao câncer de próstata

Estamos em novembro, mês reservado para os cuidados com a saúde do homem. A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e as concessionárias de ônibus de Campinas apoiam a causa e orientam os seus colaboradores a cuidarem da saúde e a se prevenirem contra o câncer de próstata.

Neste ano, para dimensionarmos a gravidade do problema, são estimados mais de 68 mil novos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Na Transurc, todos os colaboradores ganharam laços azuis e foram convidados a usar o adereço no uniforme, como forma de divulgar a campanha, de maneira a lembrar a todos os homens da necessidade deles fazerem os exames preventivos e de cuidarem da saúde. A campanha também está sendo divulgada no site www.transurc.com.br e nas redes sociais da associação.

Nas concessionárias também serão realizadas diversas atividades para estimular os cuidados com a saúde dos homens, além de palestras sobre o câncer de próstata, com orientações sobre a prevenção da doença.

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre homens. Fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A faixa etária que concentra o maior número de óbitos por câncer de próstata é entre 75 e 85 anos.

Descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura. Alguns fatores aumentam o risco, como histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça (homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer) e obesidade.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Também é necessário fazer regularmente o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

 

Criatividade é o que não falta para os usuários da linha 132, em Campinas

Um grupo de usuários da linha 132 – Terminal Vida Nova resolveu aproveitar o mês do Halloween para fazer uma confraternização dentro do ônibus. Os usuários usaram  a criatividade para se fantasiar e ainda distribuíram guloseimas.

“Nosso objetivo é levar alegria para o dia de todo mundo”, explica Brandão, um dos participantes. Ele utiliza a linha diariamente, no horário das 6 da manhã.

A turminha, que se tornou amiga de tanto se encontrar no ônibus, montou um grupo no WhatsApp e sempre inventa alguma coisa para alegrar o trajeto até o trabalho.

Em novembro, o uso da biometria facial nos ônibus de Campinas para coibir fraudes no uso dos cartões Bilhete Único completa três anos. No primeiro ano de uso, foram registrados 19.223 casos de uso indevido. No ano passado, houve uma redução para 9.456 casos de fraudes.

“Neste ano, a média diária de fraudes constatadas pelo sistema é de 28 casos. Com essa média, o prejuízo anual é de R$ 50 mil”, diz Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). Em relação aos números iniciais, quando o sistema foi instalado, houve uma redução pela metade no número de fraudes, mas, infelizmente, o uso indevido ainda persiste e o número de reincidências é considerado alto.

Neste ano, até outubro, foram constatados 8.552 casos, dos quais 572 reincidências. “Nesses casos, o benefício é cancelado por 30 dias. No período de 10 meses, ocorreram ainda 51 casos em que o uso indevido foi de três vezes, ou seja, com cancelamento dos benefícios por 90 dias”, afirma.

Barddal lembra que o uso do cartão Bilhete Único é pessoal e intransferível e, de acordo com a legislação vigente, o uso por terceiros é considerado como infração. “Nunca é demais lembrar que as pessoas que cometem fraudes, seja no transporte ou em qualquer outro setor, prejudicam os demais. Os benefícios são concedidos para que as pessoas mais necessitadas tenham garantido o direito de ir e vir. E toda vez que há um uso indevido, aqueles que pagam a tarifa são prejudicados, pois o uso indevido impacta no cálculo da tarifa”, argumenta.

A biometria facial permite identificar se a pessoa que utiliza o cartão nas categorias gratuito, idoso, escolar e universitário, é realmente o titular do benefício. Algumas pessoas tentam burlar o sistema, utilizando-se de cartões de outras pessoas. Todos os casos de uso indevido recebem advertência por escrito quando a fraude é constatada.

Uso indevido por categoria (2017)

  • Bilhete Único Gratuito: 1.872 notificações.
  • Bilhete Único Idoso: 8.380 notificações.
  • Bilhete Único Escolar: 7.111 notificações.
  • Bilhete Único Universitário: 1.860 notificações.

TOTAL: 19.223

Uso indevido por categoria (2018)

  • Bilhete Único Gratuito: 580 notificações.
  • Bilhete Único Idoso: 3.381 notificações.
  • Bilhete Único Escolar: 4.115 notificações.
  • Bilhete Único Universitário: 1.380 notificações.

TOTAL: 9.456

 

Uso indevido por categoria (janeiro a outubro 2019)

  • Bilhete Único Gratuito: 479 notificações.
  • Bilhete Único Idoso: 1.730 notificações.
  • Bilhete Único Escolar: 4.625 notificações.
  • Bilhete Único Universitário: 1.718 notificações.

TOTAL: 8.552

 

Penalidades previstas na legislação:

  • 1º uso indevido: advertência por escrito;
  • 2º uso: cancelamento do benefício por 30 dias. Em 2019, foram 572 casos;
  • 3º uso: cancelamento do benefício por 90 dias. Em 2019, foram 51 casos;
  • 4º uso em diante: cancelamento do benefício por 180 dias.

 

A Transurc inaugura na próxima segunda-feira, dia 28, o novo posto de atendimento para venda de QR Code e recarga de Bilhete Único no bairro Vila União. As obras de construção do novo posto foram realizadas em um prazo de cerca de 45 dias e contaram com um investimento na faixa de R$ 50 mil.

O atendimento aos usuários será feito por dois funcionários por turno, e, por medida de segurança, o local conta com cofre boca de lobo, o qual só pode ser aberto na presença do carro-forte. O posto vai funcionar de segunda a domingo, das 5h às 23h.

Os motoristas e instrutores da Onicamp participam de treinamento desde terça-feira (15) até hoje, das 8h às 17h, com enfoque em direção defensiva e direção econômica.

O curso foi ministrado pelo instrutor da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Luiz Horácio da Silva. Incluiu aulas teóricas e práticas sobre como evitar acidentes e como economizar combustível durante a operação. A equipe da Itajaí também participou do curso. Os treinamentos e reciclagens são feitos constantemente pelas concessionárias.

Desde que o wi-fi começou a ser instalado no transporte público urbano de Campinas, do início deste ano até o hoje, dia 15/10, 61.160 pessoas já efetuaram o cadastro para o uso gratuito da tecnologia embarcada. Desse total, 40.748 clientes estão ativos e usam o wi-fi dos ônibus diariamente.

“Em média, o wi-fi é utilizado por 1h15min por usuário/dia”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação da VB Transportes e Turismo, concessionária que opera as linhas verdes e azuis claras em Campinas.

Do total de usuários, 53,49% são mulheres e 46,51% pertencem ao gênero masculino. Em relação à faixa etária, 38,74% têm entre 21 a 30 anos e 31,91% têm até 20 anos. Cerca de 86% dos cadastrados possuem smartphones com plataforma Android e 14% com iOS.

“A VB, em um prazo de 15 dias, disponibilizará o wi-fi em mais 68 veículos. Todo o investimento está sendo realizado pela concessionária, em parceria com o fornecedor do serviço. O objetivo é estender a tecnologia para toda a frota da concessionária até o final de 2020”, diz Barddal.

Com o wi-fi gratuito é possível aproveitar o tempo de viagem para se informar com notícias, checar e-mails, assistir vídeos ou até mesmo interagir com amigos e familiares via WhatsApp, sem gastar o plano de dados do usuário.

Os ônibus que oferecem a novidade trazem sempre um adesivo interno com as informações para que o usuário possa fazer seu acesso à internet.

Parceria

O projeto é uma iniciativa da VB, que opera nas áreas 1 e 3 do Sistema InterCamp, e da empresa BlueMaxx, responsável pela tecnologia e operação da rede WIFIMAXX.

Para acessar o wi-fi, o usuário deve seguir os seguintes passos:

1) Ligar/Ativar o wi-fi do celular, localizar a rede WIFIMAXX 5 ou 2;

2) Realizar a conexão com a rede WIFIMAXX 5 ou WIFIMAXX 2. Celulares com tecnologia wi-fi 5 GHz conectam com maior velocidade. O aplicativo, para realizar a conexão, abrirá automaticamente conforme a configuração do celular, ou o usuário deverá abrir o navegador e acessar o site www.wifimaxx.com.br;

3) No primeiro acesso, escolher “Acesso a Internet Grátis” e depois selecionar a opção “Não sou Cadastrado”;

4) O usuário deverá preencher o cadastro uma única vez para gerar sua senha pessoal de acesso. Todos os dados são obrigatórios, sendo necessário informar um número de celular válido para envio do código de segurança para ativação do cadastro;

Obs: A legislação brasileira exige que as empresas que oferecem internet wi-fi gratuita cadastrem seus usuários (Marco Civil da Internet – Lei Federal 12.698, de 23 de abril de 2014).

5) Ao finalizar o cadastro, o usuário recebe o código de segurança por SMS para confirmar seus dados e ativar seu cadastro;

6) O usuário acessa a internet sempre que estiver no ônibus, por meio do login com o seu CPF e senha cadastrada.

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte técnico, o sistema oferece ao passageiro uma Central de Atendimento ao usuário pelos canais: Chat On Line, email: wifimaxx@bluemaxx.com.br, whatsApp: (11) 97609-4837 ou telefone : (11) 2574-3268.

A Transurc está sempre em busca de novos credenciados para atender os usuários de ônibus em todas as regiões da cidade. A Drogaria Serv Farma é a mais nova credenciada Transurc, que passa a atender os moradores do Jardim Satélite Iris.

Com 15 anos de existência, a drogaria oferece uma ampla variedade de produtos, como medicamentos, cosméticos, dermocosméticos e produtos de perfumaria em geral.

E agora, há cerca de um mês, passou a também vender QR Code e a fazer recargas de Bilhete Único para o pagamento das passagens dos ônibus urbanos.

A intenção, segundo o farmacêutico e proprietário Eduardo Ferraz, é oferecer mais um serviço para sua clientela e movimentar as vendas.

A novidade já surtiu efeito, pois atraiu clientes novos e facilitou a vida dos moradores da região, que podem comprar seus medicamentos e fazer suas recargas em um mesmo local.

A Drogaria Serv Farma atende na Avenida John Boyd Dunlop, nº 8.350, no Jardim Satélite Íris. E funciona diariamente, das 7h30 às 22h.

A Transurc possui cerca de 300 pontos credenciados distribuídos em todas as regiões da cidade. Para saber qual é o mais próximo, acesse o link: https://www.transurc.com.br/index.php/informacoes/onde-comprar/