Associação investiu R$ 70 mil na construção do novo local; abertura foi antecipada de segunda para hoje

O novo posto de vendas e serviços da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), dentro do Terminal Ouro Verde, foi aberto na tarde de hoje (sexta-feira). A abertura estava prevista para a segunda-feira, mas a Transurc conseguiu antecipar o processo de mudança.

A principal melhoria para os usuários, de acordo com a Transurc, é poder atender de maneira mais cômoda tanto os usuários que estão nas plataformas do terminal, como também aqueles que estão do lado de fora. “O novo posto de venda resolve o problema das pessoas que estavam fora do Terminal Ouro Verde e tinham dificuldade para conseguir adquirir créditos para o Bilhete Único”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

As obras foram iniciadas em abril com um orçamento de R$ 70 mil. O local, que contará com um sistema biométrico, denominado finger e que faz a leitura de digitais, tem mais espaço interno para a circulação, sanitários independentes, ar-condicionado e uma pequena copa. Tudo isso resulta em mais conforto para os colaboradores da associação.

O posto obedece ao novo padrão visual adotado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e que tem como principal exemplo o ponto de venda da Transurc no Terminal Central. Já o local do antigo posto onde funcionava a Transurc passará por reformas. Ele será transformado em fraldário e sanitário adaptado para os usuários do terminal.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) implantou uma novidade que trará ainda mais comodidade à população campineira. Trata-se do Quiosque Transurc, um balcão itinerante no qual os usuários do transporte coletivo da cidade poderão fazer o cadastro e a retirada do Bilhete Único Comum.

“O cadastro é feito na hora, sem burocracia e com muita comodidade. O usuário pega seu cartão Bilhete Único na hora e já pode usá-lo, usufruindo os benefícios como a integração temporal”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc. Para efetuar o cadastro, o interessado precisa levar a carteira de identidade (RG) e o CPF ou a Carteira Nacional de Habilitação.

O quiosque foi instalado na última segunda-feira (08 de agosto) e ficará, pelos próximos 90 dias, no Terminal Central (ao lado do balcão de informações da Emdec). O horário de atendimento vai das 9h às 19h.

Benefícios
Além da integração temporal, que permite ao usuário fazer até três integrações no período de uma hora e meia, de segunda-feira a sábado, ou duas horas, aos domingos e feriados, quem utiliza o Bilhete Único pode efetuar a recarga do cartão em um dos mais de 300 pontos da Rede de Representantes Credenciados da Transurc espalhados por toda a cidade.

Além disso, em caso de perda, furto ou inutilização do cartão, o usuário pode recuperar os créditos. Basta entrar em contato com a Transurc pelo 0800 014 02 04, pedir o bloqueio do cartão original e solicitar a emissão de uma segunda via. O saldo do cartão antigo será automaticamente transferido para o novo.

Site Móvel Transurc

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) lançou hoje, às 10 horas, o seu site móvel, acessível por telefones celulares (smartphones) e tablets. O novo site possibilita a consulta do saldo de todos os tipos de cartão Bilhete Único, além do endereço dos postos de venda Transurc e dos Representantes Credenciados.

“Esta é mais uma ferramenta para trazer comodidade aos clientes da Transurc. Como uma instituição que tem os seus serviços fortemente ligados à tecnologia da informação, a Transurc tem como um dos seus principais objetivos facilitar a vida de seus usuários”, comenta Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

O usuário que acessar o site da Transurc por meio do celular ou tablet será redirecionado automaticamente para a versão móvel da página (m.transurc.com.br).

Mudanças contínuas

A Transurc lançou no dia 20 de maio seu novo website. Com design mais clean, as informações que tratam das atividades desenvolvidas pela Transurc ganharam mais destaque. Um novo link denominado Recarregue Fácil foi implantado. Neste link, o usuário poderá verificar os endereços dos Representantes Credenciados da Transurc nos quais poderá efetuar a recarga de créditos.

A Transurc e a associada Coletivos Pádova estão apoiando mais uma produção cinematográfica nacional, cujo título é Entre Vales e Montanhas. No elenco do filme, que tem estreia no circuito nacional em 2013, está o ator Ângelo Antonio. A Pádova cedeu um ônibus para as filmagens. Entre Vales e Montanha é um filme de ficção. Narra a saga de Antônio, que recupera a dignidade a partir do lixo, após ter a vida destruída. Em maio, a Transurc e a VB, também associada, deram apoio ao filme “A Cadeira do Pai”, protagonizado por Wagner Moura, e que deve estrear em 2012.

Desrespeito. Esta foi a palavra mais ouvida pela reportagem de O Coletivo quando perguntamos aos usuários do sistema de transporte coletivo urbano de Campinas sobre as pessoas que utilizam seus aparelhos de telefone celular para ouvir música em alto volume dentro dos ônibus.
Para os jovens, além da falta de respeito, o som alto é uma invasão de privacidade. “Trabalho, estudo e, à noite, quando estou voltando para casa, gosto de relaxar no ônibus. Mas em algumas oportunidades, infelizmente, sou atrapalhado pelo som alto que vem do celular de outra pessoa”, explica Jean Adriel Alexandre, de 17 anos, que utiliza a linha 1.91.
Já para a menina Samara de Sousa Dias, de 15 anos, o desrespeito independe do gosto musical das pessoas. “Não importa nem mesmo se estiver tocando alguma música que eu gosto. Seja funk, axé, sertanejo ou qualquer outro ritmo, a atitude de ouvir música num volume alto é uma falta de respeito com o próximo”, complementa.
As pessoas de mais idade também se sentem incomodadas com a situação, como é o caso de Anadir Josefina Jacomeli Vieira. “Eu acabo ficando calada, pois tenho medo de não ser respeitada”, comenta. Já José Campana se revolta com a situação. “Já peguei muito ônibus com gente ouvindo música alta. Eu sempre reclamo, mas nem todo mundo respeita e abaixa o volume”.
No volante
Mas se engana quem pensa que o som alto atrapalha apenas os passageiros. Alex Alexandre Ferreira, motorista da Expresso Campibus, reclama que o volume alto atrapalha na hora de conduzir o veículo. “Além de tirar a concentração, atrapalha bastante na comunicação como cobrador e, também, na hora de ouvir o aviso sonoro de parada”, explica.
Ele confessa que pede aos passageiros que reduzam o volume ou usem fones de ouvido, mas nem sempre seu desejo é respeitado.
“Muitos olham para nós tirando sarro e, às vezes, até aumentam o volume para nos desafiar”, revela.
Solução
Para Jean e Samara, a solução mais prática e democrática é o uso dos fones de ouvido. “Eu, inclusive, não saio de casa sem o meu. Assim posso ouvir a música que quero, sem incomodar as pessoas próximas”, revela.
Para o rapaz, a questão é tão importante que ele confessa já ter dado broncas em colegas que ouviam som alto perto dele. “Eu questiono, dou bronca e peço para que usem os fones. Hoje é um equipamento tão comum, que vem em todos os telefones celulares e pode ser comprado em várias lojas da cidade”, completa.
Garagem da Itajaí é afetada por temporal

A garagem da Itajaí Transportes e Turismo, concessionária do transporte coletivo urbano de Campinas que opera na área 2 (vermelha), sofreu com o temporal que atingiu a cidade na noite da última terça-feira (7 de junho). No local, que fica no bairro Parque Valença II, houve queda de árvores e todos os vestiários foram destelhados, assim como parte do setor de Manutenção. Além disso, a sede da garagem ficou sem energia elétrica por 8 horas seguidas, fato que trouxe transtornos para o abastecimento e limpeza da frota. Apesar disso, nenhum atraso foi registrado.

Todos da gerência e diretoria da empresa estiveram presentes no local durante a madrugada para garantir que todos os ônibus mantivessem os seus horários. Nenhuma pessoa ficou ferida e os estragos já foram reparados.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) lança nesta sexta-feira (20 de maio) seu novo website. Com um conceito diferente do anterior, a página ganhou um visual mais limpo, que facilita a navegação e prioriza as informações mais importantes para os clientes da associação.

“A recarga online do Bilhete Único Comum e Vale-Transporte ganhou destaque. Dessa forma, o website fica mais vinculado com a missão da associação, que é a venda de passes para ônibus urbanos”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

A mudança também tem como objetivo dissociar a ideia errônea que ainda muitas pessoas têm sobre o papel da associação na comunidade. “Diferentemente do que muitos pensam, a Transurc não tem ônibus e também não é responsável pelos itinerários e linhas do sistema de transporte coletivo da cidade, que são de competência da Emdec”, completa Barddal. Recentemente, na tentativa de consolidar a desvinculação de operadora do transporte, a Transurc mudou o seu slogan para “Seu Passe Inteligente.”

A Rede Credenciada também ganhou espaço diferenciado na nova ferramenta. Uma aba lateral possibilita o cadastramento de novos estabelecimentos e o acesso às informações do sistema para aqueles que já são cadastrados.

Em seu oitavo ano de existência, programa já atendeu mais de 72 mil alunos

O Programa Escolas nas Garagens, que teve reinício em fevereiro, continua recebendo inscrições. Existente desde 2004, essa iniciativa da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e das concessionárias do transporte coletivo urbano da cidade já recebeu mais de 72 mil crianças. No passeio, que acontece todos os dias nos períodos da manhã e da tarde, os alunos recebem informações sobre cidadania e preservação ambiental, além de visitar pontos históricos da cidade.

No Centro, as crianças tomam um lanche na Choperia Giovannetti. Depois, vão até uma das garagens das concessionárias, onde conhecem a rotina do sistema e o processo de manutenção dos veículos. Em seguida, assistem a uma peça de teatro e participam de um concurso de pintura, cujo vencedor ganha, além de destaque no jornal O Coletivo, um passeio na maria-fumaça para ele e a família. O trem circula entre as cidades de Campinas e Jaguariúna e o prêmio é uma cortesia da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Ao final do passeio, no retorno à escola, os alunos recebem um kit escolar com caneta, régua, adesivos e cadernos e um livro com temática educativa, cortesia da Fundação Educar-DPaschoal. O programa tem, ainda, o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Para poder participar desta experiência inesquecível, os responsáveis pelas escolas públicas estaduais e municipais de Campinas devem entrar em contato com a Diretoria de Comunicação e Marketing da Transurc pelo telefone (19) 3731-2643. As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) iniciou as obras de adaptação do novo local que receberá seu Posto de Venda no Terminal Ouro Verde. Com orçamento de R$ 70 mil, o novo local tem como principal melhoria a possibilidade de atender os usuários que estão nas plataformas do terminal e também aqueles que estão do lado de fora.

“O novo Posto de Venda resolverá o problema das pessoas que estavam fora do Terminal Ouro Verde e tinham dificuldade para conseguir adquirir créditos para o Bilhete Único”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

O novo posto terá, também, mais espaço interno para circulação, sanitários independentes, ar-condicionado e uma pequena copa, que darão mais conforto para os colaboradores.

“Por fora, o local obedecerá ao novo padrão visual adotado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e receberá um sistema de controle biométrico de acesso ao Hortoshopping”, completa Barddal.

Já o local que atualmente abriga o posto passará por reformas que o transformarão em fraldário e sanitário adaptado para os usuários do terminal. As obras começaram em abril e têm término previsto para junho.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) informa que o Expresso Bilhete Único ficará estacionado na Avenida Francisco Glicério, altura do nº 989, em frente a Catedral Metropolitana de Campinas a partir desta segunda-feira (9 de maio).

O micro-ônibus adesivado da associação permite ao usuário fazer o cadastro para o Bilhete Único Comum, a recarga e consulta desse tipo de cartão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Além disso, o Bilhete Único é feito na hora. Hoje, não existe qualquer tipo de burocracia para fazer o Bilhete Único Comum.

“O cadastro é realizado sem qualquer custo, a emissão do BU é feita na hora e a própria recarga, que pode ser feita com o valor que o cliente desejar, é possível em mais de 300 pontos dos Representantes Credenciados da Transurc, além dos terminais e do Poupatempo Centro”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

O Expresso Bilhete Único foi criado pela Transurc para oferecer mais comodidade e facilidade de acesso para os usuários do transporte coletivo urbano de Campinas que ainda pagam suas viagens com dinheiro.

“É importante salientar que as pessoas que pagam a passagem em dinheiro não têm direito à integração. Estamos insistindo para aqueles que ainda não usam o Bilhete Único que passem a utilizá-lo mesmo que não usufruam da integração. Mais por uma questão de cidadania, já que notamos um aumento no número de assaltos e, se mais pessoas passarem a usar o BU, conseguiremos reduzir o principal atrativo para os assaltantes, que é o dinheiro dentro dos veículos do transporte coletivo”, completa Barddal.

Para efetuar o cadastro, o interessado precisa levar a Carteira Nacional de Habilitação ou a carteira de identidade (RG) e o CPF. Além disso, quem utiliza o Bilhete Único pode recuperar os créditos em caso de perda, roubo, furto ou inutilização do cartão. Basta entrar em contato com a Transurc pelo 0800 014 02 04, pedir o bloqueio do cartão original e solicitar a emissão de uma segunda via. O saldo do cartão antigo será automaticamente transferido para o novo.