O Programa Escolas nas Garagens teve, em 2011, mais um ano de sucesso absoluto. Com o preenchimento praticamente total de todos os horários disponíveis para os passeios, 11.200 alunos de 92 escolas dos 4os anos do Ensino Fundamental de escolas estaduais e municipais de Campinas puderam desfrutar momentos de lazer e muita informação.

“Os 350 passeios realizados em 2011 possibilitaram viagens de conhecimento e diversão para esses alunos. Muitos mal conheciam o próprio bairro no qual moram e, por meio do passeio, puderam conhecer a história dos principais pontos da cidade”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

O programa – existe desde 2004 e é uma iniciativa da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e de suas concessionárias. Desde o início, já participaram mais de 72 mil crianças. No passeio, que acontece todos os dias nos períodos da manhã e da tarde, os alunos recebem informações sobre cidadania e preservação ambiental, além de visitarem pontos históricos da cidade.

No Centro, as crianças tomam um lanche na Choperia Giovannetti. Depois, vão até uma das garagens das concessionárias, onde conhecem a rotina do sistema e o processo de manutenção dos veículos. Em seguida, assistem a uma peça de teatro e participam de um concurso de pintura, cujo vencedor ganha, além de destaque no jornal O Coletivo, um passeio na maria-fumaça para ele e a família. O trem circula entre as cidades de Campinas e Jaguariúna e o prêmio é uma cortesia da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Ao final do passeio, no retorno à escola, os alunos recebem um kit escolar com caneta, régua, adesivos, cadernos e um livro com temática educativa, cortesia da Fundação Educar-DPaschoal, parceira do programa, que ainda tem o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).