Desde que o wi-fi começou a ser instalado no transporte público urbano de Campinas, do início deste ano até o hoje, dia 15/10, 61.160 pessoas já efetuaram o cadastro para o uso gratuito da tecnologia embarcada. Desse total, 40.748 clientes estão ativos e usam o wi-fi dos ônibus diariamente.

“Em média, o wi-fi é utilizado por 1h15min por usuário/dia”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação da VB Transportes e Turismo, concessionária que opera as linhas verdes e azuis claras em Campinas.

Do total de usuários, 53,49% são mulheres e 46,51% pertencem ao gênero masculino. Em relação à faixa etária, 38,74% têm entre 21 a 30 anos e 31,91% têm até 20 anos. Cerca de 86% dos cadastrados possuem smartphones com plataforma Android e 14% com iOS.

“A VB, em um prazo de 15 dias, disponibilizará o wi-fi em mais 68 veículos. Todo o investimento está sendo realizado pela concessionária, em parceria com o fornecedor do serviço. O objetivo é estender a tecnologia para toda a frota da concessionária até o final de 2020”, diz Barddal.

Com o wi-fi gratuito é possível aproveitar o tempo de viagem para se informar com notícias, checar e-mails, assistir vídeos ou até mesmo interagir com amigos e familiares via WhatsApp, sem gastar o plano de dados do usuário.

Os ônibus que oferecem a novidade trazem sempre um adesivo interno com as informações para que o usuário possa fazer seu acesso à internet.

Parceria

O projeto é uma iniciativa da VB, que opera nas áreas 1 e 3 do Sistema InterCamp, e da empresa BlueMaxx, responsável pela tecnologia e operação da rede WIFIMAXX.

Para acessar o wi-fi, o usuário deve seguir os seguintes passos:

1) Ligar/Ativar o wi-fi do celular, localizar a rede WIFIMAXX 5 ou 2;

2) Realizar a conexão com a rede WIFIMAXX 5 ou WIFIMAXX 2. Celulares com tecnologia wi-fi 5 GHz conectam com maior velocidade. O aplicativo, para realizar a conexão, abrirá automaticamente conforme a configuração do celular, ou o usuário deverá abrir o navegador e acessar o site www.wifimaxx.com.br;

3) No primeiro acesso, escolher “Acesso a Internet Grátis” e depois selecionar a opção “Não sou Cadastrado”;

4) O usuário deverá preencher o cadastro uma única vez para gerar sua senha pessoal de acesso. Todos os dados são obrigatórios, sendo necessário informar um número de celular válido para envio do código de segurança para ativação do cadastro;

Obs: A legislação brasileira exige que as empresas que oferecem internet wi-fi gratuita cadastrem seus usuários (Marco Civil da Internet – Lei Federal 12.698, de 23 de abril de 2014).

5) Ao finalizar o cadastro, o usuário recebe o código de segurança por SMS para confirmar seus dados e ativar seu cadastro;

6) O usuário acessa a internet sempre que estiver no ônibus, por meio do login com o seu CPF e senha cadastrada.

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte técnico, o sistema oferece ao passageiro uma Central de Atendimento ao usuário pelos canais: Chat On Line, email: wifimaxx@bluemaxx.com.br, whatsApp: (11) 97609-4837 ou telefone : (11) 2574-3268.