Nem mesmo as restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus impedirão o aprimoramento dos 314 motoristas da concessionária Expresso Campibus. A transportadora, que opera no sistema de transporte coletivo urbano de Campinas, organizou um local específico para desenvolvimento de treinamento on-line em sua garagem. No local, vários computadores estão instalados, para que os profissionais do volante possam participar de um treinamento de Atualização de Direção Defensiva, realizado de forma virtual.

O curso é promovido pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Social de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). A capacitação, que começou dia 29 de junho e segue até dia 22 de julho, é realizada por meio de videoconferência direta com os monitores do Sest/Senat, e tem uma carga horária de quatro horas. Todos os motoristas vão participar das aulas. Esta foi a forma encontrada pela concessionária, para dar continuidade aos treinamentos realizados com os motoristas, com segurança e estrutura própria para os participantes, já que as aulas presenciais no Sest/Senat ainda não estão liberadas.

Durante o treinamento, os motoristas fazem uma reciclagem de todo o conteúdo sobre Direção Defensiva, a fim de ampliar a segurança no trânsito. Eles são capacitados para estarem mais atentos na direção, tomando como base a situação atual da cidade, que possui vários pontos com obras e interdições de vias. O curso aborda os cinco elementos principais da Direção Defensiva: conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidade; e as condições adversas que podem afetar a segurança na condução de um veículo, como o estado da via, a iluminação, o condutor, a carga e o clima.