Começam a circular amanhã (1º de agosto) 13 ônibus articulados BRT e mais um articulado de piso baixo da Itajaí Transportes Coletivos. A empresa, concessionária que opera na área 2 (vermelha) da cidade, investiu cerca de R$ 9,3 milhões na compra dos novos veículos, que serão incluídos nas linhas 2.10 (Terminal Campo Grande/Terminal Barão Geraldo), 2.11 (Terminal Campo Grande/Shopping Iguatemi (Inclusivo)), 2.12 (Terminal Itajaí (Inclusivo)).

Os veículos têm chassi Volvo B12M 340 e carroceria Marcopolo Viale BRT com capacidade para até 145 passageiros e dotada de todos os elementos de acessibilidade previstos nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como elevadores para embarque e desembarque de cadeirantes e assentos especiais para idosos, gestantes e pessoas obesas.

Os BRTs têm design arrojado, com ampla área frontal envidraçada, são completamente acessíveis, possuem câmeras nas portas e amplo salão para os usuários. Além de vários itens de segurança e conforto, contam também com televisores e sistema de internet WiFi. A expectativa é a de que em 10 dias a população já possa acessar a internet por meio de seus notebooks e smartphones de dentro dos BRTs.

Os novos ônibus foram feitos para andar em corredores exclusivos (chamados de BRT, sigla em inglês para Bus Rapid Transit, ou Trânsito Rápido de Ônibus). Mas rodarão juntamente aos demais veículos até que os corredores sejam construídos.