Campanha da Transurc marca mês de cuidados com a saúde feminina

No Outubro Rosa, o site, Facebook e Instagram da Transurc será colorido em rosa, em homenagem ao mês de cuidados com a saúde feminina. Além disso, motoristas do sistema deixarão seu recado em um lindo vídeo para lembrar as mulheres de se cuidarem.

As concessionárias de Campinas também vão realizar ações voltadas para as funcionárias, com a divulgação de informativos que reforçam a necessidade delas cuidarem de sua saúde e de fazerem os exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero.

Afinal, Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada mundialmente, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também do câncer de colo do útero.

Sobre o câncer em mulheres

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma. No Brasil, o segundo tipo que mais acomete toda a população (homens e mulheres) é o de cólon e reto, e o terceiro tipo que mais acomete as mulheres é o de colo do útero.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), na projeção 2020/2022, são esperados 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil a cada ano, e 16 mil novos casos de câncer de colo de útero.

A entidade indica que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O Inca ainda traz outras dicas para evitar o câncer nas mulheres, como não fumar; fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos para mulheres entre 25 e 64 anos e vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos.

É importante lembrar que quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento. O autoexame das mamas pode ser feito mensalmente, preferencialmente no mesmo dia do mês. No entanto, ele não dispensa o acompanhamento médico, que pode indicar a necessidade de exames como o ultrassom e a mamografia. Principalmente após os 40 anos ou antes disso para quem tem histórico familiar da doença, a mamografia anual é o exame mais indicado para a detecção da doença.

Outubro Rosa

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, que desde então vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades.