Associação e empresas programam atividades para divulgar a campanha de prevenção ao câncer de próstata

Estamos em novembro, mês reservado para os cuidados com a saúde do homem. A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e as concessionárias de ônibus de Campinas apoiam a causa e orientam os seus colaboradores a cuidarem da saúde e a se prevenirem contra o câncer de próstata.

Neste ano, para dimensionarmos a gravidade do problema, são estimados mais de 68 mil novos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Na Transurc, todos os colaboradores ganharam laços azuis e foram convidados a usar o adereço no uniforme, como forma de divulgar a campanha, de maneira a lembrar a todos os homens da necessidade deles fazerem os exames preventivos e de cuidarem da saúde. A campanha também está sendo divulgada no site www.transurc.com.br e nas redes sociais da associação.

Nas concessionárias também serão realizadas diversas atividades para estimular os cuidados com a saúde dos homens, além de palestras sobre o câncer de próstata, com orientações sobre a prevenção da doença.

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre homens. Fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A faixa etária que concentra o maior número de óbitos por câncer de próstata é entre 75 e 85 anos.

Descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura. Alguns fatores aumentam o risco, como histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça (homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer) e obesidade.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Também é necessário fazer regularmente o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).