Os meses de outubro e novembro são reservados no calendário nacional para os cuidados especiais à saúde da mulher e do homem. Para as mulheres, o Outubro Rosa reforça a atenção à prevenção contra o câncer de mama; e, no mês seguinte, é a vez do Novembro Azul, quando os homens devem se prevenir contra o câncer de próstata.

A Transurc apoia esta causa e distribui, para toda a sua equipe, laços de fita rosa e azul, para lembrar da importância da prevenção contra essas doenças. As concessionárias de ônibus também realizam diversas iniciativas para estimular seus funcionários a cuidarem da saúde.

Na VB1, foram produzidas lindas camisetas com alusão à dupla campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul.

Os colaboradores da empresa são autorizados a usar as camisetas para trabalhar durante os dois meses da campanha. Exceto motoristas de ônibus e pessoal da manutenção, que utilizam seus uniformes normalmente por serem mais apropriados para a função.

Doação de cabelos

A VB1 e a VB3, além de organizarem palestras para as mulheres sobre prevenção contra o câncer de mama, no mês de outubro, e sobre prevenção contra o câncer de próstata, para os homens no mês de novembro, realizam uma importante campanha de doação de cabelos.

Esta campanha, em sua terceira edição, é voltada para a produção de perucas para mulheres em tratamento de câncer. Várias funcionárias já aderiram, doando seus cabelos para a Associação Amor Rosa, desde a primeira edição em 2016.

Apenas 15 centímetros de cabelo são suficientes para produzir uma peruca que melhora muito a autoestima de uma mulher em tratamento de câncer. As doações podem ser entregues em qualquer época do ano para as psicólogas das duas empresas, que fazem o encaminhamento para a associação.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que mais de 57 mil novos casos são diagnosticados no país a cada ano.

Amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver o câncer de mama.

Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer de mama, maiores são as chances de sucesso no tratamento. O autoexame de mama pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês, para que as mulheres se familiarizem com suas mamas.

Após os 40 anos, apenas o autoexame não basta. A mamografia é um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feita pelo menos uma vez por ano.

Em Campinas são feitos exames gratuitos de prevenção contra o câncer de mama no Hospital de Amor, unidade do Hospital de Câncer de Barretos, inaugurada em agosto do ano passado. A unidade, localizada na Avenida das Amoreiras, realiza exames de mamografia e citopatologia oncótica (papanicolau).

As interessadas devem ter o Cartão do SUS, CPF, RG e o comprovante de residência, ir até o posto de saúde mais próximo de sua casa para marcar os exames de mamografia de acordo com a agenda SOL (da Prefeitura de Campinas). Em geral, eles são realizados no prazo de duas semanas.

Somente os exames de papanicolau são agendados diretamente no hospital. A capacidade diária de atendimento é de 150 exames papanicolau, 150 mamografias, 30 ultrassons e 20 consultas. Tudo sem qualquer custo.