A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) inicia o processo de cadastramento para obtenção do Bilhete Único Escolar no dia 16 de janeiro. O procedimento é dirigido aos estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico que residam a mais de um quilômetro da escola onde estudam e que desejam obter o benefício pela primeira vez ou pelos alunos que não participaram da antecipação do cadastramento realizada pela associação neste final de ano.

Mas, para facilitar ainda mais todo o processo, a Transurc disponibilizará uma semana antes, no dia 9, o formulário que precisa ser preenchido pelos estudantes na sua sede, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, no site www.transurc.com.br ou ainda nos postos de venda dos terminais Central, Ouro Verde, Campo Grande e Barão Geraldo. O horário de atendimento em todos os postos é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

A expectativa da Transurc é que mais 45 mil estudantes, além dos quase 15 mil que já fizeram a antecipação, façam o cadastramento a partir do dia 16 de janeiro. “Vale ressaltar que a retirada dos formulários começa no dia 9 de janeiro, mas a entrega do formulário preenchido, carimbado e assinado por um representante legal do estabelecimento de ensino onde o estudante está matriculado se inicia uma semana depois, no dia 16”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

O formulário preenchido pelo estudante, assinado pelo responsável da escola, deve ser entregue em algum dos postos citados acima, juntamente com original e cópia de um comprovante de residência recente (dos últimos seis meses) e da cédula de identidade ou certidão de nascimento (para menores de 14 anos que não têm a carteira de identidade).

A Transurc realizará uma checagem dos dados e, em quinze dias, o usuário deve retornar ao local em que entregou o formulário para retirar a Caderneta de Frequência. A caderneta é o documento que garante que o estudante continua matriculado na escola. “Mensalmente, o aluno apresenta a caderneta na escola que é carimbada e assinada pelo diretor. Esse procedimento é imprescindível para que o estudante possa continuar comprando o Passe Escolar com 60% de desconto e serve para coibir fraudes”, afirma Barddal.

Primeira vez

Se for a primeira vez que o estudante está se cadastrando, ele receberá um protocolo para que compareça à sede da Transurc para tirar uma fotografia que será impressa no cartão Bilhete Único Escolar. Na primeira compra do ano, o usuário paga uma taxa de cadastramento no valor de duas tarifas vigentes. O benefício é válido somente aos alunos que residam e estudem em Campinas.