Processo é válido para estudantes que desejam obter desconto de 60% em relação à tarifa vigente; expectativa é a de atender mais 45 mil beneficiários neste ano letivo

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) começa a recolher nesta segunda-feira, dia 16, os formulários Atestado de Matrícula para Aquisição do Passe Escolar. O recolhimento marca mais uma etapa do processo de cadastramento escolar e, a partir da entrega do formulário por parte dos estudantes interessados em obter o benefício do desconto de 60% em relação à tarifa vigente, a Transurc tem prazo legal de até 15 dias para verificar a documentação, emitir a Carteira de Frequência e o cartão Bilhete Único Escolar para os alunos que ainda não o possuem.
“No final do ano passado, fizemos o adiantamento de 15 mil cadastros de estudantes que já tinham o Passe Escolar e iriam utilizá-lo no ano letivo de 2012. A partir de segunda-feira até o final deste ano letivo, a Transurc espera receber mais 45 mil pedidos do benefício”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da associação. Como existe um prazo para que a documentação seja analisada, Barddal recomenda aos estudantes que façam o processo de cadastramento o mais breve possível.
O primeiro passo para obter o benefício é retirar e preencher o formulário Atestado de Matrícula para Aquisição de Passe Escolar. Ele está disponível desde o dia 9 nos postos de venda localizados na sede, nos terminais Central, Barão Geraldo, Ouro Verde e Campo Grande, além do site www.transurc.com.br. O horário de atendimento em todos os postos é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
“Após o preenchimento, o interessado deverá ir até a escola onde está matriculado, colher um carimbo e assinatura do responsável pelo estabelecimento de ensino e anexar os documentos solicitados”, explica Barddal. O processo de cadastramento é destinado aos estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico que residam a mais de um quilômetro da escola onde estudam e que desejam obter o benefício pela primeira vez ou pelos alunos que não participaram da antecipação do cadastramento realizada pela associação neste final de ano.
Como proceder
O formulário preenchido pelo estudante, assinado pelo responsável da escola, deve ser entregue na sede da Transurc ou em um dos postos localizados nos terminais onde o aluno retirou o formulário. “O estudante deve anexar original e cópia de um comprovante de residência recente (dos últimos seis meses) e da cédula de identidade ou certidão de nascimento (para menores de 14 anos que não têm a carteira de identidade)”, diz Barddal.
A Transurc realizará a checagem dos dados e, em quinze dias, o usuário deve retornar ao local em que entregou o formulário para retirar a Caderneta de Frequência. A caderneta é o documento que garante que o estudante continua matriculado na escola. Mensalmente, o aluno apresenta a caderneta na escola que é carimbada e assinada pelo diretor. Esse procedimento é imprescindível para que o estudante possa continuar comprando o Passe Escolar com 60% de desconto e serve para coibir fraudes.
Se for a primeira vez que o estudante está se cadastrando, ele receberá um protocolo para que compareça à sede da Transurc para tirar uma fotografia que será impressa no cartão Bilhete Único Escolar. Na primeira compra do ano, o usuário paga uma taxa de cadastramento no valor de duas tarifas vigentes. O benefício é válido somente aos alunos que residam e estudem em Campinas.