A equipe de colaboradores da Expresso Campibus fechou o ano de 2017 bastante estimulada com novos aprendizados. Foram oferecidos diversos treinamentos. Um grupo de manobristas, por exemplo, participou da Escola de Formação de Motoristas, ao passo que os mecânicos da empresa aprenderam novidades sobre o sistema de freios dos ônibus. Além deles, houve capacitação com foco na segurança do trabalho e melhoria da qualidade dos processos, por meio do treinamento das NR-35 e NR-26. Também teve início o ciclo de cursos de mecânica diesel, com aulas voltadas para a manutenção preventiva dos veículos da frota.

O projeto Escola de Formação de Motoristas foi realizado em novembro, com o objetivo de preparar os manobristas para se tornarem motoristas. O treinamento, realizado pelo técnico de segurança Jackson Rodrigues Pinheiro e pelo instrutor Elias Sampaio Gaeta, aumenta a eficiência da prestação do serviço prestado à população, além de treinar os profissionais a atuarem com segurança, respeito e garantindo a acessibilidade no transporte urbano de passageiros. Participaram seis manobristas.

O treinamento sobre o sistema de freios foi ministrado pelos técnicos da Fras-le, com o objetivo de garantir a segurança dos motoristas e passageiros de ônibus, por meio da perfeita manutenção do sistema de freios do veículo e da melhoria contínua dos processos de manutenção e segurança do trabalho.

O treinamento da NR-35 para trabalho em altura, realizado em dezembro, teve o objetivo de capacitar os colaboradores para que eles possam se prevenir e preservar a segurança na execução dos trabalhos, evitando assim os acidentes. Foi ministrado pelos instrutores e técnicos de segurança Jackson Rodrigues Pinheiro e Claudiomar Siqueira.

No mesmo mês, o treinamento da NR-26, para Classificação, Rotulagem Preventiva e Ficha com Dados de Segurança de Produto Químico, capacitou e orientou os colaboradores sobre os riscos envolvidos no uso dos produtos químicos, a forma correta de manuseio, movimentação e estoque. E mostrou, de forma prática, como executar o trabalho com segurança para prevenir e evitar os perigos da exposição aos fatores que possam gerar eventuais acidentes com produtos químicos. Esse treinamento foi ministrado pelo técnico de segurança Claudiomar Siqueira.

Já o ciclo de cursos de mecânica diesel, realizado com o apoio do Sest/Senat, visou à segurança dos condutores e passageiros e à redução de custos em manutenção mecânica.

 

Reciclagem

A Expresso Campibus realiza mensalmente o treinamento Retorno de Férias, com os motoristas que acabam de retomar o trabalho, após as merecidas férias. Esse treinamento, com carga horária de sete horas, consiste em uma reciclagem dos conhecimentos nos diversos setores, como: atendimento ao cliente, direção defensiva, direção econômica, acessibilidade urbana, transporte inclusivo e atendimento a portadores de necessidades especiais.

O objetivo é garantir a qualidade na prestação do serviço ao usuário, com a redução dos acidentes de trânsito e o aumento da segurança no trabalho. Todos os motoristas que voltam de férias passam por essa reciclagem.