Todos os veículos da frota da VB1, uma das concessionárias do transporte urbano de Campinas, que opera na região 1 e identifica-se pela cor azul-clara, receberam o Selo Verde por atender os requisitos exigidos pelo Programa Despoluir. “Essa certificação é importante porque mostra o cuidado que a concessionária tem com a manutenção dos veículos e também revela que a transportadora segue à risca os procedimentos para a preservação do meio ambiente”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp).

O programa é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (Sest), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Fetpesp). Para conceder a certificação, os responsáveis pelo programa avaliam a emissão de poluentes na frota das empresas, por meio de uma inspeção acreditada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

As operadoras, cujos veículos são aprovados na inspeção, são enquadradas como empresas parceiras do meio ambiente. A VB3, que opera na região 3 de Campinas, e que faz parte do Grupo Belarmino, do qual a VB1 também é integrante, foi a primeira empresa do setor a passar por esta inspeção e receber, no mês de julho deste ano, os selos em 100% da frota.

As duas concessionárias já realizam periodicamente medições da emissão de poluentes de sua frota, para manter o controle de acordo com a legislação vigente. Além disso, elas possuem as Certificações das Normas ISO 9001 – Qualidade, e ISO 14001 – Meio Ambiente, o que confirma a preocupação do grupo com o serviço prestado à população e com os impactos da sua operação no meio ambiente.

Com o Programa Despoluir, a CNT e o Sest-Senat estimulam e defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, que traz benefícios não apenas aos trabalhadores, mas principalmente a toda a sociedade.