As concessionárias do transporte público de Campinas VB1 e VB3 passaram por auditoria externa das Certificações ISO 9001 (Qualidade) e 14001 (Meio Ambiente) na primeira semana de outubro.

As normas tiveram suas versões alteradas no ano passado e esta foi a primeira auditoria de acompanhamento após a migração para as novas versões. O foco principal foi a gestão dos riscos e das oportunidades de melhoria das empresas, tanto na parte da qualidade quanto na área ambiental. Conceitos como melhoria contínua, metas dos indicadores e resultados, aspectos e impactos ambientais, entre outros, não sofreram alterações e também foram auditados.

A auditoria foi realizada em todos os setores da empresa, tanto na operação quanto na manutenção, interna e externamente. Além das visitas aos setores escolhidos para serem auditados, ainda houve inspeção em um importante terminal para acompanhar a operação das empresas. Não foram constatadas irregularidades, o que garantiu a manutenção das certificações.
Após obter as certificações 9001 e 14001 as empresas passam semestralmente por auditorias de acompanhamento, e, a cada três anos, as empresas precisam passar por uma auditoria completa, a qual assegura que os procedimentos continuam sendo realizados de acordo com as normas. Tais certificações são importantes para as empresas, pois elas confirmam a preocupação com a melhoria da qualidade na prestação de serviços e dos cuidados com o meio ambiente, o que reflete diretamente no serviço oferecido aos clientes.