Chegada de 125 ônibus zero-quilômetro da marca VW é novidade na empresa e, por isso, todos os motoristas passam pelo treinamento, juntamente com funcionários de outros setores

Com a chegada dos 125 ônibus zero-quilômetro a VB3 investiu em um megatreinamento da equipe, para operar os novos veículos, que são da marca Volkswagen (VW) – uma novidade na frota da concessionária.

O treinamento dos motoristas é realizado em um dia de trabalho, com a manhã reservada para a parte teórica e o período da tarde para a prática, quando os participantes saem com o ônibus, sob a supervisão de um instrutor, o qual recebeu treinamento da VW.

Segundo Valdete Barbosa, responsável pela área de Treinamento e Qualidade da VB, a operação dos ônibus novos exige que toda a equipe conheça as tecnologias que fazem parte dos veículos VW. Por isso, todos os motoristas vão passar pelo treinamento, assim como outros funcionários da empresa, de setores que também precisam conhecer os ônibus, como os líderes da manutenção, fiscais e pessoal de Tráfego.

“A VW utiliza uma tecnologia diferente nos ônibus, o que exige uma orientação técnica, tanto para a melhor dirigibilidade dos veículos, como para que eles tenham o melhor desempenho”, explica Valdete.

Para complementar, todos os motoristas receberam também um manual elaborado pelo Departamento de Treinamento da VB3, com todas as informações descritas para a operação dos novos ônibus.

“O treinamento é importante por causa das mudanças na operação desses novos ônibus, principalmente por causa do ar-condicionado, que mexe com a rotação do motor”, explica o motorista Rogério dos Santos, que avalia que os ônibus novos são melhores para dirigir: “Muito mais confortáveis e macios!”

Além disso, os funcionários de todos os outros setores da empresa, Administração, Manutenção, Departamento Jurídico, Tráfego, além dos manobristas e abastecedores também participaram de palestras sobre as novidades da nova frota, para que todos possam dar sua parcela de contribuição no sucesso da operação.

A empresa entende que para uma prestação de serviços com qualidade, não basta investir apenas em equipamentos, mas também fazer investimentos constantes naquele que é o maior bem das organizações, o capital humano, e esse é o objetivo desse megatreinamento.

Frota renovada

A concessionária VB, que opera a Área 3 – linhas verdes de Campinas, fez um investimento de R$ 52 milhões para adquirir 125 ônibus zero-quilômetro da VW. Todos chegam equipados com tecnologia de ponta, entre as quais a acessibilidade, biometria facial, GPS, câmeras, QR Code, telemetria, wi-fi, tomadas USB para carregamento de celulares, suspensão pneumática e ar-condicionado. Os novos veículos vão atender 16 linhas da cidade.