O Programa Escolas nas Garagens está com suas últimas vagas abertas para o ano de 2011. Os responsáveis pelas escolas públicas estaduais e municipais de Campinas que ainda desejam participar desta experiência inesquecível nos meses de outubro e novembro devem entrar em contato com a Diretoria de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) pelo telefone (19) 3731-2643 ou pelo e-mail marketing@transurc.com.br.

O número de turmas de 4ª série que participará do passeio deverá ser informado. Na semana em que o passeio for realizado, a Transurc entrará em contato com a escola, e solicitará o envio da lista de alunos, das autorizações dos pais ou responsáveis e do nome dos acompanhantes adultos (um para cada grupo de 15 crianças).

No ano de 2010, 11.177 crianças participaram do Escolas nas Garagens. O programa existe desde 2004 e é uma iniciativa da Transurc e das concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas. No passeio, que acontece todos os dias, de manhã e à tarde, os alunos recebem informações sobre cidadania e preservação ambiental, e conhecem pontos históricos da cidade.

Superação e gratidão são características muito fortes de Isabelly Martins dos Santos. A menina, que perdeu as mãos e parte das pernas por conta de uma doença, não esconde a satisfação no encontro semanal com Sandro Rogério da Luz, motorista da Expresso Campibus que dirige o ônibus do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI) usado no traslado entre sua casa, no bairro Vila União, e o Centro de Reabilitação de Sousas. “O dia em que preciso usar o PAI, me sinto mais feliz. Principalmente se o motorista for o Rogério”, revela a menina.

Com seu jeito brincalhão, o motorista cativa pessoas de todas as idades, tanto que ganhou uma homenagem da garota. “Um determinado dia a Isabelly me trouxe um desenho feito e pintado por ela. Quando olhei, fiquei todo arrepiado. Mesmo diante das dificuldades, ela conseguiu me pintar junto do ônibus do PAI”, conta emocionado.

Para completar, uma frase resumia tudo que a garota sente pelo motorista: “Você é o motorista mais legal que eu já vi. Gosto muito de você”.

Exemplos como o da pequena Isabelly são comuns na vida dos motoristas que, diariamente, encaram a rotina de transportar os usuários do PAI. Para Perone Monteiro, motorista da Onicamp Transporte Coletivo, as amizades feitas geram um vínculo diferente. “Levamos as pessoas para hospitais, clínicas de reabilitação e até para o trabalho. Por isso sentimos na pele as dificuldades pelas quais elas passam. Muitas vezes nós somos conselheiros e ouvintes delas e, por isso, o vínculo criado é bem maior”, explica.
PAIO PAI – é um serviço gratuito oferecido pelas empresas concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas e destinado, exclusivamente, às pessoas com deficiência física severa, associada ou não a outras deficiências, e que se utilizam de cadeira de rodas ou andadores e estejam cadastrados no serviço.

“Mensalmente temos quase 11 mil atendimentos, sendo que cerca de 80% deles de locomoção para hospitais, clínicas de reabilitação, consultas e fisioterapia”, conta Marciano Pereira, encarregado que controla a parte operacional do PAI.

Para utilizar esse serviço, o interessado ou seu responsável deverá preencher uma ficha cadastral fornecida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Nela, além das informações pessoais, há uma avaliação médica, que deve ser preenchida por um profissional (médico) escolhido pelo interessado. As informações serão checadas e analisadas pela Emdec, antes da aprovação do cadastro.

A ficha está disponível no site www.emdec.com.br, ou na sede da empresa, que fica à Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, no bairro Vila Industrial.

Para obter o benefício é necessário que o interessado encaminhe à Emdec cópias do RG ou de outro documento com foto, comprovante de residência e fotografia 3×4 para a emissão da carteira do PAI.

O atendimento do PAI é realizado de segunda a sexta, das 6h às 23h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h30 às 18h. Para eventos especiais poderão ser agendados outros horários. O agendamento do serviço pode ser feito pelo telefone 3772-1517, que funciona 24 horas por dia.

Toda a frota da Onicamp Transporte Coletivo está passando por um processo de vistoria feito por profissionais da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Além das manutenções constantes às quais são submetidos todos os ônibus das empresas concessionárias do transporte coletivo urbano da cidade, toda a frota passa, semestralmente, por uma rígida inspeção que atesta a qualidade dos veículos.

Essa inspeção semestral verifica o funcionamento de todos os sistemas e, depois de aprovados, recebem um selo que garante a qualidade e possibilita o tráfego desses carros até o próximo período de inspeções.

Vale ressaltar que todas as garagens têm planos de manutenção preventiva, garantindo que cada ônibus da frota da cidade passe periodicamente por revisões. A manutenção preventiva é fundamental para que sejam evitados problemas futuros. Quando uma peça ou sistema é diagnosticado com algum problema, sua troca é efetuada imediatamente. Isso evita que o veículo quebre enquanto circula nas ruas e garante a segurança e a qualidade do transporte na cidade.

LinkedIn
A Transurc acaba de criar a página na rede social LinkedIn, mais voltada aos contatos profissionais e também de network. Para seguí-la, basta digitar a palavra Transurc na busca desse site e, em seguida, clicar na opção Seguir.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) informa que o Expresso Bilhete Único ficará estacionado na Avenida Moraes Salles, em frente à sede da Guarda Municipal de Campinas, a partir desta terça-feira (27 de setembro).

“O micro-ônibus adesivado da associação permite ao usuário fazer o cadastro para o Bilhete Único Comum, a recarga e consulta desse tipo de cartão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Além disso, o Bilhete Único é feito na hora. Hoje, não existe qualquer tipo de burocracia para fazer o Bilhete Único Comum”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

O cadastro é realizado sem qualquer custo, a emissão do BU é feita na hora e a própria recarga, que pode ser feita com o valor que o cliente desejar, é possível em mais de 300 pontos da Rede de Representantes Credenciados da Transurc, além dos terminais e do Poupatempo Centro.

Comodidade – o Expresso Bilhete Único foi criado pela Transurc para oferecer mais comodidade e facilidade de acesso para os usuários do transporte coletivo urbano de Campinas que ainda pagam suas viagens com dinheiro.

“É importante salientar que as pessoas que pagam a passagem em dinheiro não têm direito à integração. Além disso, estamos insistindo para aqueles que ainda não usam o Bilhete Único que passem a utilizá-lo, mesmo que não usufruam da integração. Mais por uma questão de cidadania, já que notamos um aumento no número de assaltos e, se mais pessoas passarem a usar o BU, conseguiremos reduzir o principal atrativo para os assaltantes, que é o dinheiro dentro dos veículos do transporte coletivo”, completa Barddal.

Como fazer – para efetuar o cadastro, o interessado precisa levar a Carteira Nacional de Habilitação ou a carteira de identidade (RG) e o CPF. Além disso, quem utiliza o Bilhete Único pode recuperar os créditos em caso de perda, roubo, furto ou inutilização do cartão. Basta entrar em contato com a Transurc pelo 0800 014 02 04, pedir o bloqueio do cartão original e solicitar a emissão de uma segunda via. O saldo do cartão antigo será automaticamente transferido para o novo.

Concessionárias adquiriram 20 novos carros adaptados e que já estão circulando na região do Campo Grande, Nova Europa e Vila Formosa

As empresas Onicamp Transporte Coletivo e Itajaí Transportes Coletivos, concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas, renovaram parte de suas frotas com a aquisição de 20 novos ônibus.

“As concessionárias associadas à Transurc continuam investindo em suas frotas e esse investimento, em última instância, reverte em benefício ao usuário. Frota renovada significa mais comodidade e segurança para os passageiros”, lembra Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

A Itajaí, que opera na área 2 (vermelha) da cidade, investiu R$ 2,58 milhões na compra de 12 ônibus de três portas, totalmente adaptados, chassis Volkswagen 17230 EOD com câmbio V-Tronic automatizado e carroceria Mascarello Gran Via. Eles contam com elevador lateral, poltronas acolchoadas, piso paviflex e assentos preferenciais demarcados para idosos, obesos, deficientes e gestantes.

A empresa investiu, também, R$ 904 mil reais na aquisição de dois novos ônibus articulados, de piso baixo total, chassis Volvo B9Salf com câmbio automático e carroceria Induscar Mondego. Os articulados têm poltronas acolchoadas, piso paviflex e assentos preferenciais demarcados para idosos, obesos, deficientes e gestantes.

Já a Onicamp, que opera na área 4 (azul escuro), investiu R$ 1,29 milhão na compra de seis ônibus de três portas, totalmente adaptados, chassis Volkswagen 17230 EOD com câmbio V-Tronic automatizado e carroceria Mascarello Gran Via. Também vieram com elevador lateral, poltronas acolchoadas, piso paviflex e assentos preferenciais demarcados para idosos, obesos, deficientes e gestantes. 

Expectativa da associação é a de que mais de 18 mil alunos efetuem o cadastro antecipadamente

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), com o objetivo de dar maior comodidade aos estudantes que utilizam o benefício do Passe Escolar, deu início hoje ao processo de antecipação do Cadastro Escolar para o ano letivo de 2012. “No ano passado, cerca de 18 mil alunos de 225 escolas efetuaram o cadastro de forma antecipada. E, mais uma vez, os estudantes que fazem o processo de cadastramento no início do ano não tiveram de enfrentar filas. A antecipação vem sendo um mecanismo de sucesso, implantado pela Transurc há vários anos”, diz Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

Neste ano, 235 escolas participarão do processo e os alunos interessados em renovar o benefício devem entregar um comprovante de endereço recente na secretaria da escola. Vale ressaltar que só participam da antecipação os estudantes que utilizaram o benefício em 2011 e que vão continuar usando no próximo ano letivo. A Transurc entregará a Caderneta de Frequência na secretaria das escolas até o início do mês de dezembro.

Quem pode utilizar

O Passe Escolar pode ser utilizado pelos estudantes que residam a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino. O benefício é usufruído pelos alunos que cursam o Ensino Fundamental, Médio, Supletivos ou cursos profissionalizantes técnicos de nível médio. O processo de Cadastramento do Passe Escolar é amparado pelo Decreto nº 13.807, de 12 de dezembro de 2001 , regulamentado pela Lei nº 9.788, de 2 de julho de 1998. O benefício do Passe Escolar concede um desconto de 60% em relação ao valor da tarifa vigente.

As empresas Coletivos Pádova e VB Transportes e Turismo foram recertificadas nas normas ISO 9001 e 14001. As garagens dos bairros Bonfim e Jardim Mercedes passaram por auditoria do Bureau Veritas e foram aprovados sem apresentar “não conformidades”.

“Os auditores verificam os processos de todos os setores da garagem, garantindo que estão sendo executados com rigor, qualidade e respeitando o meio ambiente. Ao sermos recertificados, temos a certeza de que todos os nossos processos são feitos conforme estão previstos nas normas”, explica Valdete Barbosa, coordenadora de treinamento e qualidade da VB3.

Os auditores do Bureau Veritas ficaram por 5 dias nas garagens.

As normas – servem para dar parâmetros que devem ser seguidos pela empresa e pelos colaboradores.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.

Enquanto a ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade, a ISO 14001 estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

Além das manutenções constantes às quais são submetidos todos os ônibus das empresas concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas, toda a frota passa por uma rígida inspeção que atesta a qualidade dos veículos.

“Os ônibus passam por uma inspeção semestral que verifica o funcionamento de todos os sistemas e, depois de aprovados, recebem um selo que garante a qualidade e possibilita o tráfego desses carros até o próximo período de inspeções”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).

Vale ressaltar que todas as garagens têm planos de manutenção preventiva, garantindo que cada ônibus da frota da cidade passe periodicamente por revisões. “A manutenção preventiva é fundamental para evitarmos problemas futuros. Quando uma peça ou sistema é diagnosticado com algum problema, sua troca é efetuada imediatamente. Isso evita que o veículo quebre enquanto circula nas ruas e garante a segurança e a qualidade do transporte na cidade”, completa Barddal.

Associação investiu R$ 70 mil na construção do novo local; abertura foi antecipada de segunda para hoje

O novo posto de vendas e serviços da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), dentro do Terminal Ouro Verde, foi aberto na tarde de hoje (sexta-feira). A abertura estava prevista para a segunda-feira, mas a Transurc conseguiu antecipar o processo de mudança.

A principal melhoria para os usuários, de acordo com a Transurc, é poder atender de maneira mais cômoda tanto os usuários que estão nas plataformas do terminal, como também aqueles que estão do lado de fora. “O novo posto de venda resolve o problema das pessoas que estavam fora do Terminal Ouro Verde e tinham dificuldade para conseguir adquirir créditos para o Bilhete Único”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

As obras foram iniciadas em abril com um orçamento de R$ 70 mil. O local, que contará com um sistema biométrico, denominado finger e que faz a leitura de digitais, tem mais espaço interno para a circulação, sanitários independentes, ar-condicionado e uma pequena copa. Tudo isso resulta em mais conforto para os colaboradores da associação.

O posto obedece ao novo padrão visual adotado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e que tem como principal exemplo o ponto de venda da Transurc no Terminal Central. Já o local do antigo posto onde funcionava a Transurc passará por reformas. Ele será transformado em fraldário e sanitário adaptado para os usuários do terminal.