A cidade de Campinas foi a pioneira na implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica no setor de transporte coletivo urbano no Brasil. O início da operação, controlada pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), ocorreu em novembro de 1997. Até novembro de 2004, a maioria dos usuários do transporte coletivo urbano de Campinas utilizava os cartões com tarja magnética.
No dia 8 de novembro de 2004, a Transurc implantou uma nova e mais moderna tecnologia de bilhetagem em Campinas. O novo sistema, de última geração, utiliza os cartões inteligentes, denominados smart-cards. Era o início da utilização dos cartões da família FUI (Forma de Uso Inteligente), dotados de um chip de memória e de uma pequena antena em seu interior. Entre as vantagens, ele permite ao beneficiário do Vale-Transporte (VT) que efetue a recarga dos créditos dentro dos ônibus. Esses cartões transmitem e recebem informações por meio de radiofrequência e não precisam ser inseridos no validador, como era feito com os antigos cartões com tarja magnética. A leitura dos dados é feita de forma eletrônica, sem contato.
A partir de 29 de abril de 2006, foi implantado em Campinas o Bilhete Único, que dá direito à integração temporal. Com ele, o usuário pode utilizar até três ônibus no período de duas horas. A primeira integração é gratuita e na segunda integração, o usuário do cartão Comum ou Vale-Transporte, paga R$ 0,40. Além disso, quem utiliza o Bilhete Único pode recuperar os créditos em caso de perda, roubo, furto ou inutilização do cartão. Basta entrar em contato com a Transurc pelo 0800 014 02 04, pedir o bloqueio do cartão original e solicitar a emissão de uma segunda via. O saldo do cartão antigo será automaticamente transferido para o novo. O cancelamento do cartão também pode ser feito pelo menu Serviços do site, em Cancelar Meu Bilhete Único.
A Transurc disponibiliza também o Bilhete 2 Viagens, criado especialmente para atender usuários esporádicos, turistas e visitantes de outras cidades. Outra opção para fazer viagens nos urbanos de Campinas é utilizar o QR Code, um código bidimensional que pode estar impresso em papel ou ainda no próprio smartphone do usuário, desde que seja baixado o app Transurc Smart.