Cartão recarregável
Cor predominante vermelho
Cartão destinado a clientes do transporte coletivo urbano de Campinas.
Quem usa?
Toda pessoa que utiliza ônibus urbanos de Campinas pode ter o Bilhete Único Comum, mediante cadastro e emissão do cartão.
Como funciona o Bilhete Único Comum?
O Bilhete Único Comum dá ao usuário a possibilidade de utilizar até três ônibus no período de duas horas. A primeira integração é gratuita. Na segunda, o usuário paga R$ 0,45. Para ter direito à integração, o usuário deve efetuar o cadastro. Quem utilizar o Bilhete 2 Viagens ou o QR Code não tem direito ao benefício.
Como me cadastrar?
Dirigir-se a um dos postos de venda da Transurc (vide abaixo em Qual o horário de expediente para compra?). O usuário deve levar documentos pessoais (RG e CPF) para fazer o cadastramento e emissão do cartão. No cadastramento, serão solicitadas as seguintes informações: nome completo; sexo; data de nascimento; nome completo da mãe; CPF. Clique aqui e veja os Pontos de Recarga que fazem e recarregam o Bilhete Único Comum.
Quais são as formas de pagamento na compra de passes?
Em dinheiro ou cartões de crédito e débito nos terminais ou na sede da Transurc, na Rua Onze de Agosto, 757, Centro; em dinheiro, nos pontos de recarga da rede credenciada; ou via boleto ou PIX, nas compras feitas pelo site, no sistema VT.NET.
Pelo VT.NET, compras feitas com boleto estarão disponíveis para recarga após a confirmação do pagamento por parte do banco. Compras por pix serão liberadas no mesmo dia quando feitas até 17h30, ou no dia seguinte, quando feitas após 17h30 ou em feriados. Pagamentos realizados no fim de semana terão a liberação às segundas-feiras pela manhã.
Também é possível carregar créditos para o Bilhete Único Comum por meio do aplicativo Transurc Smart. Neste caso, o pagamento pode ser feito com cartão de crédito.
Outra possibilidade para comprar os créditos para o BU com cartão de crédito ou débito é em um dos totens de autoatendimento instalados nos terminais Central, Ouro Verde, Barão Geraldo e Metropolitano, em Campinas. Nesses pontos, o funcionamento é 24 horas.
Onde posso comprar os passes?
Nos terminais Central, Mercado, Ouro Verde, Campo Grande, Barão Geraldo, Metropolitano, Vida Nova, Vila União, Padre Anchieta, Campos Elíseos, Satélite Íris, na sede da Transurc, Rua Onze de Agosto, 757, Centro, nos pontos de recarga da Transurc (vide listagem no site), pela internet (link VT.NET) e também pelo App Transurc Smart.
Qual o horário de expediente para compra?
- Transurc: Rua Onze de Agosto, 757, Centro: segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.
- Terminal Central, Metropolitano, Barão Geraldo, Campo Grande, Ouro Verde e Satélite Íris: todos os dias, das 6h às 23 horas.
- Terminal Mercado: todos os dias, das 6h às 21 horas.
- Terminal Vila União: todos os dias, das 5h às 23 horas.
- Terminal Vida Nova: de segunda a sexta-feira, das 5h às 21 horas e sábados, domingos e feriados, das 5h às 18 horas.
- Terminal Padre Anchieta: todos os dias, das 6h às 19h.
- Pontos de recarga: de acordo com o horário de funcionamento de cada estabelecimento comercial.
Qual o valor mínimo para a primeira compra?
Um crédito por cartão, ou seja, R$ 5,45.
Qual o limite que o cartão suporta?
R$ 600,00
Como cancelar o cartão em caso de perda, furto ou roubo?
Ligar para o Disque-Transurc: 0800 014 02 04 ou para o 3731-2600. Solicitar o cancelamento e informar o motivo. Após a solicitação, a Transurc deverá efetivar em até 24 horas sua inclusão na lista de cartões cancelados. O usuário do cartão deve passar para o atendente os dados abaixo:
- Nome completo;
- Sexo (masculino) ou (feminino);
- Data de nascimento;
- Nome completo da mãe; e
- CPF ou RG, incluindo a data de emissão e o órgão emissor.
O usuário também pode cancelar pelo site, na seção Serviços, em Cancelar Meu Bilhete Único, ou pelo app Transurc Serviços. Basta preencher o CPF, a data de nascimento e um telefone para contato.
Como proceder para a retirada da 2ª via:
Para retirar a segunda via do Bilhete Único é necessário que o usuário dirija-se à sede da Transurc, localizada na Rua 11 de Agosto, 757, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. O usuário deve levar os seus documentos originais (CPF e RG).
O usuário também pode optar em retirar a 2ª via no posto de atendimento da Transurc no Terminal Central, das 8h às 21h, ou no Terminal Ouro Verde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, o expediente para a retirada é das 8h às 12h.
A segunda via do Bilhete Único ficará pronta em dois dias úteis. Será cobrada uma taxa de emissão no valor de 2 a 8 tarifas vigentes, de acordo com a determinação da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp).
Se o usuário não puder retirar o cartão, outra pessoa pode fazê-lo desde que apresente os documentos originais (CPF e RG) do usuário.
O que fazer quando o cartão apresentar problemas de leitura?
Dirigir-se para troca, portando cartão e documento de identificação pessoal à sede da Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro. Se preferir, o usuário poderá ir ao Terminal Central.
Observação: As trocas serão realizadas imediatamente.
Posso comprar passes pela internet? E o valor mínimo?
A compra de Passe Comum pela internet só pode ser efetuada com valor igual ou superior a R$ 10,00. Para valores inferiores, utilize os postos de venda localizados nos terminais, na sede da Transurc e nos pontos de recarga. Para efetuar a compra pela internet, o usuário deve clicar no link VT.NET e escolher a opção 3.
Mais informações…
Disque-Transurc: 0800 014 02 04 ou 3731-2600;
Pelo site da Transurc, no link Fale Conosco.