Cartão com cadastramento pessoal do usuário
Cor predominante roxo, com nome do usuário impresso.
Quem tem direito?
Toda pessoa incapacitada para qualquer tipo de trabalho, em razão de deficiência física, sensorial, mental, orgânica ou múltiplas. Conforme decreto nº 14.572, de 23 de dezembro de 2003, e lei n.º 8.616, de 4 de dezembro de 1995.
Quanto custa?
Este cartão é gratuito, não há custo nenhum.
Como obter o benefício?
Solicitar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima da sua residência ou do tratamento. Para obtê-lo é necessário utilizar o formulário “Solicitação para Utilização do Cartão Gratuito”. Este formulário, após emitido, tem validade de 30 dias para ser entregue na sede da Transurc, na Rua Onze de Agosto, n ° 757, Centro. O horário de entrega é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.
Anexar cópia simples (xerox) e também apresentar os originais dos documentos solicitados:
- Do RG (frente e verso);
- Número do CPF do titular;
- Para maiores de 16 anos: das páginas onde está a fotografia (frente e verso) e da página do último contrato de trabalho da Carteira de Trabalho;
- Carta do Resultado da Perícia do INSS com data final de concessão do benefício para os casos de afastamento;
- Do comprovante de endereço em Campinas (recente, dos últimos 6 meses) em nome do pretendente ao benefício ou em nome dos pais ou responsável legal.* São aceitos, por exemplo: conta de água, telefone fixo ou celular, energia elétrica, extrato bancário ou de cartão de crédito, IPTU, contrato de locação com reconhecimento de firma das assinaturas e acompanhado de recibo atual (neste caso, referente a um dos últimos seis meses).* Em caso do documento estar em nome de terceiro, é necessário a comprovação do parentesco:
• do pai ou da mãe – caso tenha mudança de nome, anexar cópia da Certidão de Casamento/Averbação;
• do cônjuge – anexar cópia da Certidão de Casamento;
• do irmão – anexar RG do irmão mais RG do beneficiário ou Certidão de Nascimento;
• do tio(a) – anexar RG do mesmo, além da Certidão de Nascimento do beneficiário.* Para os residentes em imóvel de terceiro sem contrato de locação, o beneficiário deverá fazer download do formulário ‘Declaração de Endereço’ disponível no site (faça o download aqui). A Declaração de Endereço deverá ser preenchida pelo titular do comprovante, com reconhecimento da assinatura em cartório. Essa declaração deverá ser anexada durante o processo de solicitação do Cartão Gratuito, no campo Anexos;
* No caso de segunda via do comprovante de endereço, só serão aceitas contas de água (Sanasa) ou de luz (CPFL);
* Cópias simples de exames complementares e laudos médicos da rede municipal de saúde auxiliam na avaliação;
* Casos de análise têm prazo de até 30 dias para resposta.
Onde retirar o benefício?
Na sede da Transurc, na Rua 11 de Agosto, n ° 757, Centro, com a presença do beneficiário.
Como cancelar o cartão? (perda, roubo,…)
Você pode fazer o cancelamento pelo app Transurc Serviços, pelo site site.transurc.com.br, na Seção Serviços, em Cancelar Meu Bilhete Único ou, então, ligar para o Disque-Transurc: 0800 014 02 04 ou para o número 3731-2600, solicitar o cancelamento e informar o motivo. Após a solicitação, a Transurc deverá efetivar em até 24 horas sua inclusão na lista de cartões cancelados. O usuário do cartão deve passar para o atendente os dados cadastrais do usuário. Após 48 horas, dirigir-se à Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, munido de documento pessoal de identidade, mais pagamento de duas a oito tarifas vigentes para emissão da 2ª via do Cartão Bilhete Único Gratuito.
No caso do cancelamentto pelo app ou site, basta preencher o CPF, a data de nascimento e um telefone para contato.
O que fazer quando o cartão apresentar problemas de leitura?
Dirigir-se para troca, portando cartão e documento original de identificação (RG, Certidão de Nascimento ou carteira profissional) na Transurc, Rua 11 de Agosto, 757, Centro.
Cadastramento do idoso
Clique aqui para obter informações sobre o Bilhete Único Idoso. O cadastramento também pode ser feito pelo app Transurc Serviços.
Mais informações…
Disque-Transurc: 0800 014 02 04 ou para o 3731-2600;
Pelo site da Transurc, no link Fale Conosco.