1 – Como funciona o Bilhete Único?
O Bilhete Único é um cartão individual, intransferível (não pode ser utilizado por outra pessoa) e inteligente porque armazena créditos em dinheiro para o pagamento de passagens.
O usuário pode fazer até duas integrações, ou seja, utilizar até três veículos, no período de duas horas. A primeira integração é gratuita. Na segunda integração, o usuário paga R$ 0,45. Para ter direito ao benefício, o usuário deve se cadastrar nos terminais, na sede da Transurc, pela internet ou nos pontos de recarga.
2 – Quais são as outras opções de pagamento além do Bilhete Único?
O pagamento da tarifa no transporte coletivo urbano de Campinas também pode ser feito com o Bilhete 2 Viagens ou com o QR Code. Essas formas de pagamento são indicadas apenas para os usuários eventuais do transporte pois não dão direito à integração. O Bilhete 2 Viagens pode ser adquirido em todos os postos autorizados da Transurc, assim como o QR Code, que é um código bidimensional, impresso em papel ou que pode ser baixado diretamente na tela do seu smartphone após o app Transurc Smart ser instalado.
3 – Como faço para me cadastrar e ter direito ao Bilhete Único Comum?
Para ter direito ao Bilhete Único Comum, o usuário deve ir a um dos terminais, estabelecimentos autorizados (veja a listagem no site) ou à sede da Transurc (Rua 11 de Agosto, 757, Centro), preencher um cadastro com nome completo, data de nascimento, sexo, nome da mãe, RG e CPF.
4 – Como faço para cancelar o Bilhete Único?
Você deve ligar no 0800 014 02 04 ou para o telefone 3731-2600, solicitar o cancelamento e pedir a segunda via. Após a solicitação, a Transurc deverá efetivar em até 24 horas sua inclusão na lista de cartões cancelados.
Você também pode cancelar pelo site, na seção Serviços, em Cancelar meu Bilhete Único. Basta preencher o número do CPF, a data de nascimento e um telefone de contato.
Para a emissão da 2ª via do Bilhete Único Escolar, é cobrada uma taxa equivalente a 2 (duas) tarifas vigentes, para 3ª via, serão 4 (quatro) tarifas e, da quarta via em diante, 8 (oito) tarifas.
5 – Como faço para verificar os créditos existentes no cartão Bilhete Único?
Você poderá verificar seu saldo nos validadores existentes nos ônibus, nos terminais de ônibus urbanos ou pelo site, na seção Serviços, em Saldo do Cartão.
6 – Tenho empresa e quero comprar o Bilhete Único Vale-Transporte. Como devo proceder?
Para comprar o Bilhete Único Vale-Transporte é necessário que a empresa faça um cadastro conosco no site da Transurc (site.transurc.com.br). Em seguida, enviar os documentos abaixo solicitados por e-mail (cadastro@transurc.com.br) e fazer a confirmação do envio pelo telefone (19) 3731-2600.
Após o cadastro ser aprovado, enviaremos uma senha de acesso por e-mail, para que a sua empresa faça as compras pelo VT.NET.
- Documentos da empresa;
- Cópia simples da última alteração do Contrato Social;
- Cópia simples do cartão do CNPJ;
- Comprovante de endereço (um dos últimos três meses). Exemplo: conta de água; telefone fixo ou celular; energia elétrica; extrato bancário ou de instituições financeiras; extrato de cartão de crédito; IPTU; contrato de locação do imóvel com reconhecimento de firma das assinaturas.
Após o cadastramento da empresa e recebimento da senha de acesso, a empresa poderá cadastrar os funcionários diretamente no site da Transurc (site.transurc.com.br) pelo sistema de compras VT.NET.
As compras também podem ser feitas diretamente no site. Basta seguir as instruções. Clique aqui para comprar passes.
Dados dos funcionários, para confeccionar o Cartão Bilhete Único Vale-Transporte:
- Nome completo;
- Sexo;
- Data de nascimento;
- Nome completo da mãe;
- CPF.
7 – Fiz o pedido do Bilhete Único Vale-Transporte. Devo buscá-los na Transurc ou há serviço de entrega?
Para empresas localizadas em Campinas, os cartões serão entregues por motoboy. Empresas que não são de Campinas deverão retirar os cartões na sede da Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro.
8 – Fui roubado ou perdi o meu Bilhete Único Vale-Transporte. O que devo fazer?
1ª opção: ligar para o Disque-Transurc: 0800 014 02 04 ou para o número 3731-2600, solicitar o cancelamento e informar o motivo. Após a solicitação, a Transurc deverá efetivar em até 24 horas sua inclusão na lista de cartões cancelados. Nesse momento, o usuário do cartão deve passar para o atendente os dados abaixo:
- Nome completo do dono do cartão;
- Data de nascimento;
- Nome completo da mãe;
- Número do CPF e do RG;
- Número do cartão (se o usuário souber).
2ª opção: dirigir-se à sede da Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, no setor de Cadastro e Troca, e informar:
- Nome completo do dono do cartão;
- Data de nascimento;
- Nome completo da mãe;
- Número do CPF e do RG;
- Número do cartão (se o usuário souber).
3ª opção: Pelo site, seção Serviços, em Cancelar Meu Bilhete Único.
Se houver saldo, o mesmo será transferido para o novo cartão.
Como retirar a 2ª via: para retirar a segunda via, é necessário que o usuário vá à Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, trazendo os documentos originais, CPF e RG.
A segunda via do Cartão Bilhete Único Vale-Transporte ficará pronta em dois dias úteis.
O usuário também pode optar em retirar a 2ª via no posto de atendimento da Transurc, no Terminal Central, das 8h às 21h, ou no Terminal Ouro Verde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, o expediente para a retirada é das 8h às 12h.
Será cobrada uma taxa de emissão para 2ª via no valor equivalente a 2 (duas) tarifas vigentes. Para a 3ª via, serão 4 (quatro) tarifas e, da 4ª via em diante, 8 (oito) tarifas, de acordo com a determinação da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp).
Se o usuário não puder comparecer, a pessoa que vier representá-lo deverá trazer todos os seus documentos.
9 – Fiz pedido do Bilhete Único Vale-Transporte para a empresa e ainda não o recebi. O que devo fazer?
Caso sua empresa ainda não tenha recebido o lote de cartões, favor enviar e-mail para cartao@transurc.com.br, informando os nomes dos funcionários que não receberam os cartões.
10 – Como posso verificar os créditos no meu Bilhete Único Vale-Transporte?
Quando utilizar o ônibus, o usuário deve aproximar o cartão Bilhete Único do validador amarelo e um crédito será descontado. Com isso, a catraca será liberada automaticamente. Em seguida, o número que aparecerá no visor mostra o saldo restante no Bilhete Único VT.
Também é possível pela seção Serviços do site, em Saldo do Cartão. Basta colocar o número do CPF e a data de nascimento.
11 – Pessoa física pode comprar o Bilhete Único Vale-Transporte para funcionário da casa?
Sim. O Bilhete Único Vale-Transporte pode ser adquirido na sede da Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro.
A compra também pode ser feita pela internet. Para comprar o Bilhete Único Vale-Transporte, é necessário que o comprador faça um cadastro no site da Transurc (no link Compre Passe). Em seguida, envie os documentos do comprador (relacionados abaixo) por e-mail para (cadastro@transurc.com.br) e faça a confirmação do envio pelo telefone (19) 3731-2600.
Após o cadastro ser aprovado, enviaremos por e-mail uma senha de acesso para que o comprador faça as compras pelo VT.NET.
Documentos necessários para o cadastramento do comprador:
- Cópia simples do RG ou CPF;
- Holerite (último) ou declaração do Imposto de Renda (última);
- Comprovante de endereço (um dos três últimos meses).
Exemplo: conta de água; telefone fixo ou celular; energia elétrica; extrato bancário ou de instituições financeiras; extrato de cartão de crédito; IPTU; contrato de locação do imóvel com reconhecimento de firma das assinaturas.
Após o cadastramento do comprador, cadastre o (s) funcionário (s) diretamente no site da Transurc (site.transurc.com.br), usando o próprio sistema VT.NET.
O comprador deverá entrar no sistema usando seu CPNJ e senha e no menu do cliente clicar no item ‘2.1 – Novos cartões vale-transporte’ As compras também podem ser feitas diretamente no site (menu serviços). Basta seguir as instruções.
Documentos necessários para o cadastramento do funcionário e a confecção do cartão Bilhete Único Vale-Transporte:
- Nome completo;
- Sexo;
- Data de nascimento;
- Nome completo da mãe;
- CPF.
O pagamento pode ser feito em dinheiro. Comprando pela internet, o pagamento é feito por boleto bancário. O boleto deve ser impresso pelo comprador quando o mesmo finalizar a compra.
12 – Cartão Bilhete Único Gratuito. Qual o procedimento para obter o benefício?
Para solicitar o Passe Gratuito é necessário:
Ter idade inferior a 65 anos, ir ao posto de saúde da rede municipal de Campinas mais próximo da residência e solicitar o atendimento para avaliação do médico.
O médico fará uma avaliação e, se comprovar a necessidade da concessão do benefício do Passe Gratuito, emitirá uma solicitação.
De posse da solicitação, o interessado deverá ir à sede da Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, no Setor de Gratuidade, onde será avaliada a concessão.
É necessário levar os seguintes documentos para ser atendido na Transurc:
- Carteira de Trabalho;
- Cópia do RG e Número do CPF;
- Solicitação de Passe Gratuito (emitido pelo médico do posto de saúde).
A análise será feita em um prazo de até 30 dias. Após esse período, a pessoa interessada deve dirigir-se ao balcão de atendimento do Setor de Gratuidade na Transurc para saber se o benefício foi concedido ou não.
13 – Quais são os tipos de cartão Bilhete Único?
A Transurc disponibiliza aos seus clientes os seguintes produtos: Bilhete Único Vale-Transporte, Bilhete Único Comum, Bilhete Único Gratuito, Bilhete Único Escolar, Bilhete Único Universitário e Especial (vendido apenas para entidades), além do Bilhete 2 Viagens e do QR Code.
14 – Como faço para ver quais as linhas que eu preciso utilizar, seus itinerários e horários?
Você deve entrar no site da Emdec (www.emdec.com.br), o órgão gestor do Sistema InterCamp. Se, por acaso, não encontrar a informação desejada, entrar em contato diretamente na Emdec, no 118 (Disque-Emdec).
15 – Quero fazer o Bilhete Único Comum, mas já possuo outro cartão de benefício em meu nome. Como devo proceder?
Nesse caso, se você tiver o Bilhete Único Escolar, Universitário ou o Gratuito, deverá se dirigir à sede da Transurc, localizada na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
16 – Como faço para saber o número do meu Bilhete Único?
Entre na seção Serviços do site em, Buscar Número Meu Bilhete Único. Preencha seu CPF e a data de nascimento.
17 – Como coloco créditos em meu Bilhete Único Comum?
Você pode carregar seu cartão comum em qualquer empresa da rede credenciada Transurc, nas bilheterias dos terminais ou na sede da Transurc.
Além destes pontos, desde novembro de 2020 também é possível carregar créditos em um dos totens de autoatendimento, instalados nos terminais Central e Metropolitano. Estas máquinas (ATMs) ficam disponíveis durante 24 horas para os usuários, e possibilitam fazer o pagamento com cartão de crédito ou débito. Esses totens também atendem os usuários que buscam comprar o QR Code.
Também é possível colocar créditos em seu BU Comum por meio do app. Transurc Smart e pagar com seu cartão de crédito. Basta baixar o aplicativo, que está disponível nas plataformas Android ou iOS. Após a aprovação da compra, o saldo será atualizado após passar o cartão no validador.
O usuário ainda pode fazer sua compra pela internet, entrando em Serviços, no Compra Passes VT.NET, que atende os usuários do VT e também do Bilhete Único Comum. Neste sistema, é possível fazer as recargas e pagar via boleto bancário, com liberação dos créditos após a confirmação do pagamento por parte do banco, ou via Pix. No método de pagamento por Pix, a liberação ocorre no mesmo dia quando feito até 17h30; no dia seguinte, quando feito após 17h30 ou em feriados e os pagamentos realizados no fim de semana terão a liberação às segundas-feiras pela manhã.