Bilhete Único foi implantado em Campinas no dia 1º de maio de 2006, proporcionando aos usuários do sistema de transporte público municipal o benefício da integração temporal. Com o bilhete, é possível fazer até três utilizações no período de duas horas, de segunda-feira a segunda, incluindo os feriados. A primeira integração dos Bilhete Único Gratuito e do Vale-Transporte é gratuita. Na segunda integração, o usuário paga R$ 0,40. Os beneficiários que usam o Passe Escolar e o Universitário têm as integrações gratuitas no período de duas horas.
O cartão proporciona mais agilidade, economia e segurança aos usuários.
Mais agilidade, economia e segurança
O usuário pode utilizar ônibus do Sistema InterCamp, ficando livre para escolher os seus itinerários. O Bilhete Único possibilita a integração e isso representa muito mais economia em relação aos que pagam com o QR Code. Além disso, a utilização do cartão e do QR Code diminuiu o volume de dinheiro em circulação dentro dos ônibus, acabando com o risco de assaltos. O usuário ainda tem a vantagem de poder avisar à Transurc a perda ou ainda o roubo do cartão, e, dessa forma, bloquear o saldo de crédito existente.
Modelos de Bilhete Único
Existem sete modelos de Bilhete Único: Comum (Vermelho), Vale-Transporte (Verde), Escolar (Azul), Gratuito (Roxo), Gratuito Idoso (Roxo), Especial (Laranja) e Universitário (Cinza). O Bilhete Único é pessoal e intransferível. Isso significa que ele não deve ser emprestado para terceiros, por exemplo.
A Transurc e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estão fiscalizando o uso do Bilhete Único desde julho de 2006 e, caso seja constatado o uso indevido, o cartão será bloqueado e o usuário poderá até mesmo perder o benefício das integrações.
O primeiro cartão é gratuito e não há um valor mínimo para recarga, sendo necessário apenas que a primeira carga seja no valor de uma tarifa. Em caso de extravio, roubo, perda ou danos que impossibilitem a utilização, o usuário paga a segunda via do cartão (de qualquer modelo), no valor correspondente de 2 (duas) a 8 (oito) tarifas vigentes. É por isso que o usuário deve ter uma série de cuidados para evitar danos ou a perda do cartão.
Validade dos créditos
De acordo com decreto 15.278, publicado pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) em 07 de outubro de 2005, a validade dos créditos adquiridos pelos usuários é de um ano após a data da aquisição. Se o usuário não utilizar os créditos no período de um ano, os mesmos perderão a validade e serão cancelados.