Em Campinas, mais de 30 mil pessoas com mais de 65 anos de idade já utilizam o transporte coletivo municipal com o benefício do Bilhete Único Idoso. O cadastro para a utilização desse cartão começou no dia 10 de julho de 2006.
O cadastramento do Bilhete Único Idoso é opcional, uma vez que a gratuidade no transporte público já é garantida a este segmento, conforme legislação vigente. Os idosos com mais de 65 anos podem viajar de graça mediante a apresentação de Carteira de Identidade.
Entretanto, a obtenção desse cartão vai assegurar a esses usuários mais assentos dentro dos veículos, condições de igualdade com os demais passageiros; enfim, mais respeito e cidadania. Além dos quatro lugares já reservados na parte anterior à catraca nos ônibus, os idosos contarão com mais dois assentos preferenciais após a catraca, para cada porta de desembarque.
Já os veículos com uma única porta deverão ter os quatro primeiros lugares reservados antes da catraca e pelo menos mais dois assentos depois da catraca, independente da sua configuração interna. Além de mais conforto para os usuários, o Bilhete Único Idoso permitirá um maior controle sobre a utilização do transporte pelos idosos. Campinas conta com cerca de 66 mil pessoas com mais de 65 anos.
De acordo com estimativas do sistema, os idosos fazem aproximadamente 400 mil viagens mensais no transporte público, em sua grande maioria nos ônibus. O período de cadastro será por prazo indeterminado para evitar correria e filas.
Saiba como fazer o cadastro:
Favor anexar cópia simples (xerox), além de apresentar os originais dos documentos solicitados:
- Para obter o Bilhete Único Idoso, é necessário apresentar original da Carteira de Identidade (RG) e do comprovante de residência em Campinas, que pode ser, por exemplo: conta de água, telefone fixo ou celular, energia elétrica, extrato bancário ou de cartão de crédito, IPTU, contrato de locação com reconhecimento de firma das assinaturas e acompanhado de recibo atual (neste caso, referente a um dos últimos seis meses).* O comprovante de endereço deve estar em nome do idoso, ou, conforme abaixo, é necessário a comprovação do parentesco:
• do pai ou da mãe – caso tenha mudança de nome, anexar cópia da Certidão de Casamento/Averbação;
• do cônjuge – anexar cópia da Certidão de Casamento;
• do irmão – anexar RG do irmão mais RG do idoso ou Certidão de Nascimento;
• do tio(a) – anexar RG do mesmo, além da Certidão de Nascimento do idoso;* Para os residentes em imóvel de terceiro sem contrato de locação, o idoso deverá fazer download do formulário ‘Declaração de Endereço’ disponível no site (faça o download aqui). A Declaração de Endereço deverá ser preenchida pelo titular do comprovante, com reconhecimento da assinatura em cartório. Essa declaração deverá ser anexada durante o processo de solicitação do Cartão Idoso, no campo Anexos;
* No caso de segunda via do comprovante de endereço, só serão aceitas contas de água (Sanasa) ou de luz (CPFL).
- É necessário também que o idoso indique pelo menos um telefone para o cadastro do Bilhete Único Idoso.
Vantagens:
- O Bilhete Único Idoso não tem limite de viagens ou integrações;
- Na sede da Transurc, onde será feita uma foto do interessado, o cartão fica pronto de imediato.
Como se cadastrar:
O idoso poderá se cadastrar de forma presencial, na sede da Transurc, na Rua Onze de Agosto, nº 757, no Centro, no horário das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Se preferir, o idoso pode adiantar o cadastro pelo app Transurc Serviços e, neste caso, ele terá apenas que comparecer presencialmente para retirar o cartão.
A emissão da primeira via do Bilhete Único Idoso é gratuita. Em caso de necessidade de segunda via do cartão, conforme a legislação, será cobrada uma taxa de emissão no valor de 2 a 8 tarifas vigentes.
O benefício pode ser utilizado em todos os veículos do Sistema Intercamp.
Como cancelar o cartão em caso de perda, furto ou roubo?
Ligar para o Disque-Transurc: 0800 014 02 04 ou para o número 3731-2600, solicitar o cancelamento e informar o motivo. Após a solicitação, a Transurc deverá efetivar em até 24 horas sua inclusão na lista de cartões cancelados.
O usuário também pode cancelar pelo site, na seção Serviços, em, Cancelar Meu Bilhete Único, ou pelo app Transurc Serviços. Basta preencher o CPF, a data de nascimento e um telefone para contato.
Após 48 horas, dirigir-se à Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, munido de documento pessoal de identidade, mais pagamento de duas a oito tarifas vigentes para emissão da 2ª via do Cartão Bilhete Único Gratuito.
Mais Informações
Disque-Transurc: 0800 014 02 04 ou 3731-2600;
Pelo site da Transurc, no link Fale Conosco.