Foram entregues 2.383 peças para o Lar Alice, Lar da Amizade, Adra e Romília Maria; postos de coleta estão instalados nos terminais de ônibus e também no ônibus da campanha estacionado no Largo do Rosário

O Lar Alice de Oliveira, o Lar da Amizade Ilce da Cunha Henry, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra Campinas) e o Centro Social Romília Maria foram as primeiras entidades beneficentes contempladas com doações da Campanha do Agasalho 2025, promovida pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp). Foram entregues um total de 2.383 peças.

A 19ª edição da Campanha do Agasalho Transurc/SetCamp teve início no dia 14 de abril e segue até o dia 12 de julho. O slogan deste ano é “Sua doação aquece vidas!”.

A campanha, tradicional na cidade, tem a participação das concessionárias do transporte urbano de Campinas – VB Transportes e Turismo (VB1 e VB3), Itajaí Transportes Coletivos, Onicamp Transporte Coletivo, Expresso CampiBus e Coletivos Pádova, e da Região Metropolitana de Campinas (RMC) – VB Transportes e Turismo, Rápido Sumaré, Rápido Luxo Campinas, West Side, Transportes Capellini, Consórcio BUS+, Lirabus e Viação Ouro Verde.

Os donativos podem ser entregues no ônibus da campanha, que fica estacionado diariamente no Largo do Rosário, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia, até o final da campanha. Outros pontos de entrega das doações são os terminais de ônibus Central, Ouro Verde, Campo Grande, Barão Geraldo, Vila União, Santa Lúcia, Padre Anchieta, Satélite Íris, Campos Elíseos e Metropolitano, e na sede da Transurc, onde foram colocadas as caixas de arrecadação. Os funcionários do setor de transporte também podem fazer as suas doações diretamente nos pontos colocados nas garagens das concessionárias participantes.

Este ano, a campanha conta com o apoio da Associação Beneficente Acácia de Sousas (Abas), entidade de utilidade pública fundada em 14 de junho de 2010, sediada no distrito de Sousas e que realiza trabalho voluntário voltado para comunidades carentes em Sousas e Joaquim Egídio. A entidade ajuda na triagem das peças de roupas doadas pela população.

Também aderiram à campanha deste ano, o Colégio Rio Branco, em Barão Geraldo, e as duas unidades da Padaria Ricco Pane, em Sousas.

Na edição do ano passado, a Campanha do Agasalho arrecadou mais de 52 mil peças, distribuídas para 75 entidades assistenciais.

Sobre as entidades beneficiadas

O Lar Alice de Oliveira é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos, que atua na área de assistência social, com o acolhimento de pessoas idosas. Atualmente, atende 90 pessoas idosas, das quais 58 são homens e 32 são mulheres.

O Lar da Amizade Ilce Henry é uma entidade sem fins lucrativos e que acolhe 35 idosas, do sexo feminino, com 60 anos ou mais, com ou sem vínculos familiares, fragilizados ou rompidos, independentes e/ou com diversos graus de funcionalidades (dependência do grau I e II), sem qualquer discriminação racial, de cor, política ou religiosa.

O Centro Social Romília Maria, fundado em 1973, trabalha em prol do desenvolvimento de ações socioeducativas, culturais, de lazer e promoção social, junto à crianças, adolescentes, adultos, famílias e idosos, contribuindo para o exercício da cidadania ativa. A instituição atua nas imediações da Vila Ipê, em Campinas (SP).

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais é uma agência humanitária que surgiu com o propósito de arrecadar mantimentos, roupas e remédios para os flagelados de guerras, desastres naturais e outras catástrofes. A unidade de Campinas é o Núcleo Professora Cassia Rodrigues Lasca, que presta serviços de inclusão social para crianças e adolescentes da região.

 

Entregas realizadas

  1. Lar Alice de Oliveira – 646 peças;
  2. Lar da Amizade Ilce Henry – 535 peças;
  3. ADRA – 660 peças;
  4. Romília Maria – 542 peças;

Total: 2.383 peças entregues.

A mensagem de preservar a vida no trânsito do Movimento Maio Amarelo será levada aos usuários do transporte público coletivo pela Prefeitura de Campinas, por meio de uma parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp). Ônibus do transporte público coletivo vão circular com laços amarelos em alusão ao movimento, durante todo o mês de maio, a partir desta quinta-feira, 1º de maio.

Os adesivos com os laços amarelos alusivos ao movimento mundial poderão ser vistos pela população nos para-brisas de toda a frota operada pelas empresas concessionárias. São 902 veículos e 233 linhas em operação, além das 55 vans do PAI-Serviço.

Neste ano, o Movimento Maio Amarelo, iniciativa internacional de combate à violência no trânsito, tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A cor amarela é símbolo do movimento, representando a atenção pela vida e a sinalização de advertência no trânsito.

“Trata-se de uma data muito importante para a sociedade, pois lembramos da importância da valorização da vida. E, ao mesmo tempo, é um momento de conscientização de todos os motoristas, independente se trabalham no transporte coletivo”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing do SetCamp e da Transurc.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, enfatizou que “o Maio Amarelo é uma mobilização pela vida no trânsito. Vincular essa mensagem aos ônibus que circulam na cidade diariamente é uma maneira de convocar os usuários do transporte a serem promotores de uma cidade mais segura. Salvar vidas no trânsito é uma responsabilidade de todos”.

Mobilização terá outras ações voltadas ao transporte

Ao longo de todo o mês de maio, diversas atividades de conscientização serão promovidas pela Emdec, incluindo iniciativas voltadas especialmente ao transporte público coletivo. O workshop “Maio Amarelo: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana” será ministrado nas garagens das empresas operadoras, com orientações sobre a prevenção de sinistros (acidentes).

A edição deste ano do Prêmio Boas Práticas na Mobilidade Urbana, que deve ser lançado no final de maio, contará com a categoria “Motorista Nota 10”, premiando motoristas do transporte público coletivo, que “fazem a diferença” no dia a dia dos usuários.

O laço amarelo também estará presente no site da Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), ao longo do mês de maio. As ações do movimento promovidas pela Emdec serão reproduzidas pela entidade em suas redes sociais. Além disso, as concessionárias vão adotar decoração temática e peças de comunicação alusivas ao Maio Amarelo e à segurança no trânsito.

Maio Amarelo

O evento de abertura do Maio Amarelo está previsto para o próximo dia 7, às 10h, no Shopping Parque das Bandeiras. A proposta do movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, visando a prevenção e construção de uma cultura de paz. O movimento foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A VB1, concessionária que atende as linhas azuis-claras do transporte urbano de Campinas, que atua na região 1 e compreende as regiões do Ouro Verde, Vila União e Corredor Amoreiras, organizou uma ação especial para a prevenção e controle da hipertensão.

Os colaboradores receberam um folheto com dicas de alimentação saudável e cuidados necessários para evitar a hipertensão.

A ação contou com a parceria da escola Arquimedes para aferir a pressão dos colaboradores na garagem e no terminal Ouro Verde, onde também foi possível atender a população.

19° edição da ação solidária terá postos de coleta nos terminais de ônibus, garagens de concessionárias de Campinas e RMC e ônibus adesivado no Largo do Rosário; Abas fará a triagem

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp), lançam nesta segunda-feira, 14 de abril, a Campanha do Agasalho 2025. Em sua 19ª edição, a ação tem como slogan “Sua doação aquece vidas!” e vai até o dia 12 de julho.

A campanha, tradicional na cidade, tem a participação das concessionárias do transporte urbano de Campinas – VB Transportes e Turismo (VB1 e VB3), Itajaí Transportes Coletivos, Onicamp Transporte Coletivo, Expresso CampiBus e Coletivos Pádova, e da Região Metropolitana de Campinas (RMC) – VB Transportes e Turismo, Rápido Sumaré, Rápido Luxo Campinas, West Side, Transportes Capellini, Consórcio BUS+, Lirabus e Viação Ouro Verde.

Os donativos podem ser entregues no ônibus da campanha, que ficará estacionado diariamente no Largo do Rosário, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia, até o final da campanha. Outros pontos de entrega das doações são os terminais de ônibus Central, Ouro Verde, Campo Grande, Barão Geraldo, Vila União, Santa Lúcia, Padre Anchieta, Satélite Íris, Campos Elíseos e Metropolitano, e na sede da Transurc, onde serão colocadas as caixas de arrecadação. Os funcionários do setor de transporte também podem fazer as suas doações diretamente nos pontos colocados nas garagens das concessionárias participantes.

Este ano, a campanha terá o apoio da Associação Beneficente Acácia de Sousas (Abas), que ajudará na triagem das peças de roupas doadas pela população.

A Abas é uma entidade de utilidade pública fundada em 14 de junho de 2010, sediada no distrito de Sousas e que realiza trabalho voluntário voltado para comunidades carentes em Sousas e Joaquim Egídio.

75 entidades beneficiadas em 2024

Na última edição, em 2024, a Campanha do Agasalho Transurc / SetCamp arrecadou mais de 52 mil peças, distribuídas para 75 entidades assistenciais. “O principal objetivo da nossa campanha é ajudar as milhares de pessoas carentes, com a distribuição de roupas e calçados no período de inverno. Durante todos esses anos, sempre pudemos contar com a solidariedade dos nossos funcionários e das pessoas da RMC, que participaram ativamente com muitas doações”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing das duas entidades.

As doações, após triagem, são encaminhadas às entidades beneficentes. “É importante lembrar que os agasalhos precisam estar em bom estado de conservação”, diz Barddal.

As entregas acontecem durante o período de arrecadação, de forma que as instituições façam a distribuição ao longo do período de inverno. A campanha começou em 2005 e, desde então, só deixou de ser realizada durante um ano por conta da pandemia.

Publicada na TV Hortolândia, neste link: https://tvhortolandia.com/empresa-abre-vagas-para-motoristas-de-onibus-na-regiao-veja-como-se-candidatar/

 

No mês de Conscientização do Autismo – Abril Azul, a VB1 (VB Transportes e Turismo), concessionária que atua na região 1 de Campinas, que compreende as regiões do Ouro Verde, Vila União e Corredor Amoreiras, realizou, no auditório da garagem, uma palestra especial para os funcionários sobre o autismo.
O objetivo foi informar e compartilhar experiências sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para trazer compreensão e inclusão.
O evento contou com a participação da psicóloga Lívia Cristina Ribeiro Pazzobon e da coordenadora da CEI Padre Santi Capriotti, Pamela Castro.
Foram abordadas as dificuldades das crianças autistas em utilizar o transporte, manifestações comportamentais e estereotipadas, dificuldade de comunicação, entre outras.
Também foram apresentados os locais e o passo a passo para o diagnóstico e acompanhamento dos casos de autismo.
No final, os participantes compartilharam um café especial e receberam um boton e um informativo sobre o assunto.
A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) também apoia o Abril Azul. Por isso, o calendário da entidade, que é distribuído aos Clientes e fornecedores, vem com o mês de abril em azul, e com um destaque para a data.
O Abril Azul tem como objetivo desmistificar conceitos equivocados sobre o autismo, além de promover a inclusão e o respeito às pessoas com autismo, sensibilizar a sociedade para a importância da aceitação e empatia, informar a população sobre o TEA e tornar a sociedade mais inclusiva.
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado no dia 2 de abril. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de dois milhões de autistas.

 

Motorista José Aparecido de Jesus teve dia especial após elogios de passageira

A segunda-feira (31/03) foi um dia muito especial para o motorista de ônibus José Aparecido de Jesus, que há mais de dez anos atende os usuários da linha 253 – Swift/Vila Boa Vista, em Campinas. Além de ser aniversário de seu filho mais novo, que completou 19 anos, ele ganhou uma recepção especial na garagem da Expresso Campibus, onde trabalha. A concessionária recebeu um áudio da passageira Maria Aparecida Biagi Camargo, tecendo muitos elogios pela educação e gentileza do motorista, há poucos dias.
Hoje, José Aparecido recebeu diretamente do gerente da garagem, Walter Pinto Júnior, uma carta de agradecimento pelo bom trabalho e pelo atendimento atencioso que oferece aos passageiros da linha em que trabalha. Além disso, a concessionária organizou um lanche especial para comemorar conjunta com o gerente, a coordenadora administrativa Priscila Andrade e o coordenador operacional da garagem, Reinaldo dos Santos.
Maria Aparecida, que enviou o áudio com elogios ao motorista, disse que ficou encantada com o jeito que ele se preocupou com um casal de idosos, que desceu no ponto errado na terça-feira da semana passada, na altura da rua Delfino Cintra. O motorista percebeu que o casal estava confuso após ter descido e, imediatamente, ele parou o ônibus para conferir se eles haviam errado o local da descida.
Em seguida, aguardou pacientemente para que os dois entrassem novamente no ônibus para seguirem até o ponto correto. Maria Aparecida conta que os outros passageiros também elogiaram o comportamento atencioso do condutor.
E José Aparecido se lembra deste dia, pois ficou sensibilizado em deixar o casal no ponto errado e fazê-los andar mais que o necessário, pois o dia era de muito calor. “Quando vejo passageiros idosos, eu fico com a atenção redobrada na hora deles entrarem ou descerem do coletivo. E sempre procuro não parar nem sair bruscamente com o ônibus e nunca deixar a porta aberta, justamente para proteger os usuários e principalmente os mais idosos”, conta.
Mineiro, vindo de uma família humilde, ele conta que aprendeu com os pais a sempre tratar a todos com gentileza e educação, da mesma forma que educa seus próprios filhos. “Tenho um passageiro deficiente visual, que costumo parar o ônibus para ajudá-lo a descer em segurança”. Ele conta que gosta muito de seu trabalho e por isso procura fazê-lo da melhor forma, e sempre com muito respeito aos passageiros.

Do total de cartões aprovados, 3,5 mil são destinados a universitários e os 10,6 mil restantes, a alunos dos ensinos fundamental, médio e cursos técnicos

Mais de 14 mil estudantes de Campinas já desfrutam o benefício de desconto nas tarifas de ônibus, com a utilização do Bilhete Único Escolar e do Bilhete Único Universitário. Do total de cartões entregues, 3,5 mil são destinados a estudantes universitários e os 10,6 mil restantes, a alunos dos ensinos fundamental e médio e cursos técnicos profissionalizantes.

Para este ano letivo são esperadas 25 mil solicitações do Passe Escolar e 11 mil do Universitário. Até o momento, 14.201 estudantes estão liberados para fazer a recarga do passe. Desde o início do ano, mais de 25 mil estudantes acessaram o cadastro, sendo que, 3.311 ainda estão com alguma pendência e 1.759 falta apenas o pagamento da tarifa para ter o benefício liberado.

Os estudantes interessados em usar o benefício este ano devem entrar no site da Transurc – www.transurc.com.br, acessar os ícones: Cadastro Escolar ou Cadastro Universitário, e seguir as instruções para fazer a solicitação on-line. Será necessário preencher todos os dados solicitados, além do número do CPF, de uma fotografia e de um comprovante de residência válido. Tudo em formato digital.

Para orientar estudantes durante o processo de solicitação do cartão eletrônico, a Transurc disponibiliza um guia passo a passo no site.  O material traz, em uma linguagem didática, as principais informações para a solicitação do benefício, de forma a antecipar eventuais dúvidas dos estudantes.

Desta forma, com todas as informações necessárias em mãos, o cadastro fica muito mais ágil. De acordo com Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc, entre os itens que mais geram inconformidade no cadastramento estão os comprovantes de endereço inválidos e as fotos fora do padrão.

No caso das fotos, o maior problema são as fotos sorrindo ou com fundo escuro, com o cabelo cobrindo parte do rosto, usando óculos com reflexo e as selfies. Já no caso dos comprovantes de endereço, os motivos de indeferimento mais comuns são o encaminhamento de imagens ilegíveis, documentos incompletos ou quando o nome do documento não comprova parentesco com o estudante.

E sempre é importante lembrar que os comprovantes de endereço também precisam ter no máximo seis meses.

A confecção do cartão eletrônico está vinculada ao preenchimento correto de todas as informações solicitadas no cadastramento, o qual deve ser aprovado pela Transurc e pela instituição de ensino.

Depois disso, todos os estudantes que tiveram o cadastro deferido devem pagar a taxa no valor de duas tarifas vigentes – R$ 12,40, cujo boleto para pagamento deve ser impresso por meio do site para a liberação da recarga ou do cartão (para os novos).

Para estudantes que se cadastram pela primeira vez, a retirada do cartão deve ser feita pessoalmente na Transurc, que fica na Rua 11 de Agosto, 757, no Centro.

Já estudantes que se recadastraram devem continuar a usar o mesmo cartão, que será desbloqueado para inserção de créditos após o pagamento da taxa de serviço.

O acompanhamento das solicitações deve ser feito pelo site ou pelo app Transurc Serviços. Em caso de dúvidas sobre este benefício, os usuários podem ligar no Disque-Transurc, pelo telefone 0800 014 0204 ou pelo número 3731-2600.

“É importante que o interessado verifique sua caixa de e-mails com regularidade ou acesse o app Transurc Serviços para verificar como está o andamento do seu cadastro, pois, quando há alguma inconsistência nos dados informados ou nos documentos apresentados, o estudante recebe um comunicado orientando-o a rever o processo”, informa Barddal.

O cadastramento para a concessão de desconto na tarifa pode ser feito a qualquer tempo. Quem ainda não se cadastrou deve fazer a solicitação no site da Transurc.

Quem tem direito

O Bilhete Único Escolar (cartão azul) pode ser utilizado pelos estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e cursos técnicos da rede oficial e particular, e propicia um desconto de 60% na tarifa de ônibus. É oferecido para os alunos que residem na cidade, a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino.

Os estudantes universitários que frequentam aulas em regime presencial também precisam se cadastrar pelo site para ter direito ao Bilhete Único Universitário (cartão cinza), que concede um desconto de 50% na tarifa. O interessado deve morar em Campinas, estar regularmente matriculado em instituição de Ensino Superior do município e residir a mais de 1 quilômetro da universidade.

A VB1, concessionária que atende a região do Ouro Verde, Vila União e Corredor Amoreiras, realizou uma homenagem especial para suas colaboradoras, pelo Dia Internacional da Mulher. A garagem recebeu decoração especial e foram entregues lembrancinhas para todas as mulheres da empresa.

 

A Bicho & Cia atua no setor agropecuário e oferece desde rações a artigos de pesca e jardinagem, pintinhos e codornas, além de medicamentos veterinários. A loja funciona no bairro Cidade Satélite Íris, e está credenciada Transurc para a venda de recargas e QR Code para passagens de ônibus.

Há 17 anos no mercado, a Bicho & Cia fica localizada na avenida Zilda Arns Newman, 2.718, e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e também aos sábados, das 8h às 17h e aos domingos e feriados, das 8h ao meio-dia. Não abre às segundas-feiras.

Com o intuito de oferecer mais um serviço aos seus clientes, a Bicho & Cia começou a atender os usuários da Transurc há cerca de quatro meses, com recargas para o Bilhete Único e QR Code para o pagamento de passagens para o transporte urbano de Campinas.

A loja faz parte da rede credenciada Transurc, juntamente com mais de 250 estabelecimentos localizados nos mais diversos pontos de Campinas.

São eles que oferecem atendimento para quem precisa comprar sua passagem de ônibus e não quer se deslocar até a sede da associação, a um dos terminais de ônibus ou utilizar o aplicativo Transurc Smart.

Para consultar os credenciados e escolher o mais próximo, acesse o link: https://www.transurc.com.br/informacoes/onde-comprar/.