Cartão recarregável mediante cadastramento pessoal do usuário.
Cor predominante cinza, com nome do usuário.
Quem tem direito ao benefício?
Todos os estudantes universitários matriculados em cursos de graduação de universidades das redes oficial e particular de ensino sediadas em Campinas. O aluno deverá residir no município, morar a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino e estar matriculado em regime integralmente presencial.
De acordo com a resolução municipal nº 037/2015, que regulamenta o decreto municipal nº 18.624, de 22 de janeiro de 2015, que regulamenta os artigos 1° – A e 3° da Lei 9.788, de 2 de julho de 1998, fica concedida a redução de 50% (cinquenta por cento) do valor da tarifa dos serviços municipais de transporte coletivo urbano para os estudantes matriculados nos cursos acima.
Quanto custa cada passe?
50% da tarifa vigente ou R$ 2,85 por passe. O beneficiário poderá utilizar até 3 ônibus no período de duas horas pagando apenas uma tarifa.
Como obter o benefício?
Para solicitar cadastramento, é necessário preencher formulário eletrônico no site na Transurc (transurc.com.br/universitario). Clique aqui para baixar o tutorial do Guia Passo a Passo com orientações para solicitação do Bilhete Único Universitário. Agora, o acompanhamento da solicitação pode ser feito pelo app Transurc Serviços.
Durante o preenchimento, o estudante deverá seguir os seguintes passos:
• Informar dados pessoais (nome completo, filiação, endereço, data de nascimento, telefone e e-mail).
• Informar o nome da universidade e do curso em que está matriculado.
Anexar uma fotografia e comprovante de endereço* em formato digital com até 2Mb. Serão aceitos arquivos nas extensões jpg, gif, png, bmp e pdf. Exemplos de comprovantes de endereço: conta de água; de telefone/celular; de energia elétrica; extrato bancário/instituições financeiras; extrato de cartão de crédito; IPTU; contrato de locação/aluguel com reconhecimento de firma das assinaturas, acompanhado de recibo atual (de um dos últimos seis meses).
* O comprovante de endereço deve estar em nome do aluno;
do pai ou da mãe (se tiver mudança de nome, anexar cópia da Certidão de Casamento/Averbação);
do cônjuge (anexar cópia da Certidão de Casamento);
do irmão (anexar RG do irmão mais RG do estudante ou Certidão de Nascimento);
dos avós (anexar Certidão de Nascimento do estudante);
do tio(a) (anexar RG do mesmo mais Certidão de Nascimento do aluno);
Para os residentes em imóvel de terceiro que não possua contrato de locação, o estudante deverá fazer download do formulário Declaração de Endereço disponível no site (faça o download aqui). A declaração de endereço deverá ser preenchido pelo titular do comprovante, com reconhecimento da assinatura em cartório. Essa declaração deverá ser anexada durante o processo de solicitação do Bilhete Único Universitário, no campo Anexos;
** No caso de segunda via do comprovante de endereço só serão aceitas contas da CPFL e Sanasa.
• O estudante deverá clicar campo confirmando a aceitação dos termos previstos na aquisição do benefício.
• Ao final do preenchimento será fornecido um número de solicitação pelo qual o estudante poderá acompanhar o andamento de sua solicitação.
• Os dados informados pelo estudante serão validados pela instituição de ensino e caberá à Transurc verificar distância entre a residência do solicitante e a universidade.
• Caso a instituição de ensino não valide os dados informados pelo universitário ficará pendente o processo até que o mesmo seja validado.
• O aluno deverá, então, buscar esclarecimentos no estabelecimento de ensino.
• Caso o benefício seja validado pela instituição de ensino e pela Transurc, o estudante receberá um comunicado por e-mail informando sobre a liberação do benefício, com link para a geração de boleto no valor de duas tarifas vigentes como forma de ressarcimento pelo serviço de cadastramento (de acordo com decreto municipal).
O estudante também pode consultar o andamento de sua solicitação do cartão universitário pelo app Transurc Serviços, que está disponível para smartphones nas plataformas Android e iOS, na loja de apps.
• Após a confirmação do pagamento pela instituição financeira, a Transurc terá cinco dias úteis para emitir o cartão. Concluído esse processo, o estudante receberá um e-mail com número de protocolo que deverá ser impresso e levado à sede da Transurc para a retirada do Bilhete Único Universitário. A sede da Transurc fica na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, e o horário para retirada do cartão é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
• Se no decorrer do ano houver mudança de endereço residencial do universitário, do local da unidade onde as aulas são ministradas ou de qualquer outro dado informado, o estudante deverá informar imediatamente a Transurc, por meio de atualização on-line de dados cadastrais.
Quais as formas de pagamento?
À vista, em dinheiro, de acordo com a cota definida na concessão, a cada período de 30 dias.
Qual o horário de expediente para recarga?
- Transurc: Rua Onze de Agosto, 757, Centro: segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.
- Terminal Mercado: todos os dias, das 6h às 21 horas.
- Terminais Central, Barão Geraldo, Campo Grande, Metropolitano, Ouro Verde e Satélite Íris: todos os dias, das 6h às 23 horas.
- Pontos de recarga: de acordo com o horário de funcionamento de cada estabelecimento comercial.
Qualquer pessoa pode retirar meu cartão na Transurc?
Não. Apenas o solicitante do benefício pode retirar o cartão eletrônico, mediante a apresentação do protocolo de solicitação e do documento de identificação.
Como cancelar o cartão?
Ligar para o Disque-Transurc: 0800 014 02 04 ou para o telefone: 3731-2600, solicitar o cancelamento e informar o motivo. Após a solicitação, a Transurc deverá efetivar em até 24 horas sua inclusão na lista de cartões cancelados. O usuário do cartão deve passar para o atendente os dados cadastrais do usuário.
Para retirar uma 2ª via, após 48 horas, dirigir-se à Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, munido de documento pessoal de identidade, mais pagamento de duas a oito tarifas vigentes para emissão da 2ª via do Cartão Bilhete Único Universitário. Também é possível retirar a 2ª via no Terminal Central ou no Terminal Ouro Verde.
O usuário pode ainda, cancelar o cartão pelo site, na seção Serviços, em Cancelar Meu Bilhete Único, ou pelo app Transurc Serviços, no qual também é possível fazer o acompanhamento da solicitação. Para cancelar, basta preencher o CPF, a data de nascimento e um telefone para contato.
Mais informações
Disque-Transurc: 0800 014 02 04 ou 3731-2600;
Pelo site da Transurc, no link Fale Conosco.