Gratuito Idoso

Bilhete Único GratuítoEm Campinas, mais de 30 mil pessoas com mais de 65 anos de idade já utilizam o transporte coletivo municipal com o benefício do Bilhete Único Idoso. O cadastro para a utilização desse cartão começou no dia 10 de julho de 2006.

O cadastramento do Bilhete Único Idoso é opcional, uma vez que a gratuidade no transporte público já é garantida a este segmento, conforme legislação vigente. Os idosos com mais de 65 anos podem viajar de graça mediante a apresentação de Carteira de Identidade.

Entretanto, a obtenção desse cartão vai assegurar a esses usuários mais assentos dentro dos veículos, condições de igualdade com os demais passageiros; enfim, mais respeito e cidadania. Além dos quatro lugares já reservados na parte anterior à catraca nos ônibus, os idosos contarão com mais dois assentos preferenciais após a catraca, para cada porta de desembarque.

Já os veículos com uma única porta deverão ter os quatro primeiros lugares reservados antes da catraca e pelo menos mais dois assentos depois da catraca, independente da sua configuração interna. Além de mais conforto para os usuários, o Bilhete Único Idoso permitirá um maior controle sobre a utilização do transporte pelos idosos. Campinas conta com cerca de 66 mil pessoas com mais de 65 anos.

De acordo com estimativas do sistema, os idosos fazem aproximadamente 400 mil viagens mensais no transporte público, em sua grande maioria nos ônibus. O período de cadastro será por prazo indeterminado para evitar correria e filas.

Saiba como fazer o cadastro:

Documentos necessários

  • Para obter o Bilhete Único, o idoso deverá apresentar original e cópias simples da Carteira de Identidade (RG) e do comprovante de residência de Campinas (recente) em seu próprio nome ou parente (comprovando o parentesco) e CPF. É necessário também que o idoso indique pelo menos um telefone para o cadastro do Bilhete Único Idoso.

Vantagens:

  • O Bilhete Único Idoso não tem limite de viagens ou integrações;
  • Na sede da Transurc, onde será feita uma foto do interessado, que será impressa no Bilhete Único Idoso, o cartão fica pronto de imediato.

Ponto de cadastro:

O idoso poderá se cadastrar no seguinte local:

  • Sede da Transurc, na Rua Onze de Agosto, nº 757, no Centro, no horário das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira;
  • Poupatempo Campinas Shopping, Rua Jacy Teixeira de Camargo, nº 940, Jardim do Lago, horário das 9h às 19 horas, de segunda a sexta-feira. E das 8h às 14 horas, aos sábados.

A emissão da primeira via do Bilhete Único Idoso é gratuita. Em caso de necessidade de segunda via do cartão, conforme a legislação, será cobrada uma taxa de emissão no valor de 2 a 8 tarifas vigentes.

  • cobrada uma taxa de emissão no valor de 2 a 8 tarifas vigentes
  • cobrada uma taxa de emissão no valor de 2 a 8 tarifas vigentes

O benefício pode ser utilizado em todos os veículos do Sistema Intercamp.

Mais Informações

Disque-Transurc: 0800 014 02 04 – ligação gratuita (não aceita chamada de celular);

Pelo site da Transurc, no link Fale Conosco;

Ou, então, ligue no 4003-6578 (ligação de celular).