A quantidade de assaltos aos ônibus das concessionárias que operam o transporte coletivo urbano em Campinas teve uma redução de 67% em setembro, quando foram registrados 20 boletins de ocorrência, em relação ao mês de agosto, quando o número foi de 61 casos. “Os números refletem a retirada gradativa do dinheiro dentro dos ônibus. Em setembro, os usuários começaram a fazer mais cartões Bilhete Único Comum”, diz Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), organização responsável pela gestão do sistema de bilhetagem eletrônica.
No início de agosto, 19% das pessoas ainda usavam dinheiro para efetuar o pagamento de suas viagens. “A Transurc emitiu 5.364 novos cartões eletrônicos em agosto e mais 25.841 em setembro. Quando chegamos ao final de setembro, 97,26% dos usuários estavam embarcando e fazendo as viagens com o Bilhete Único”, afirma Barddal.
No mês passado, os assaltantes levaram R$ 1.355,00 dos caixas dos ônibus contra R$ 3.533,05 no mês de agosto. “A expectativa é a de que, a partir de outubro, com volume ainda menor de dinheiro nos veículos, haja uma queda maior”, diz Barddal.
Nos nove primeiros meses deste ano, as concessionárias registraram 404 roubos, contra 264 no mesmo período do ano passado. “Durante todo este ano, o número de assaltos, até agosto, estava crescente e, pela primeira vez, notamos uma queda”, argumenta Barddal
