Ação vai até 15 de dezembro; alimentos não perecíveis e brinquedos arrecadados serão distribuídos para entidades beneficentes de Campinas e cidades da região, como Hortolândia e Americana

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) organiza a Campanha Natal Solidário, que fará arrecadação de alimentos e brinquedos de hoje até 15 de dezembro, os quais serão distribuídos para famílias carentes. Neste ano, a iniciativa conta com o apoio da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e da Associação Beneficente Acácia de Sousas (Abas).

A campanha terá ainda a participação das concessionárias do transporte urbano de Campinas – VB Transportes e Turismo (VB1 e VB3), Itajaí Transportes Coletivos, Onicamp Transporte Coletivo, Expresso Campibus e Coletivos Pádova e das empresas que fazem parte do Consórcio Bus+, que atua nas 19 cidades da RMC. Em Campinas, os donativos poderão ser entregues no ônibus que ficará estacionado no Largo das Andorinhas, na Avenida Doutor Thomaz Alves, 1.774 (em frente ao Colégio Carlos Gomes, na Avenida Anchieta, região central de Campinas), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.

O ônibus está identificado com faixas alusivas à campanha. Além disso, cartazes divulgando os pontos de arrecadação serão colocados em todos os ônibus das concessionárias e nas mídias sociais da Transurc, da Abas e do Consórcio BUS+.
Os postos de atendimento da Transurc nos terminais Central, Ouro Verde, Campo Grande, Mercado, Barão Geraldo, Vila União, Vida Nova, Padre Anchieta, Satélite Íris e Metropolitano, além da sede (Rua Onze de Agosto, 757) e também as garagens das concessionárias, para a doação dos funcionários, receberão caixas de coletas.

O Consórcio BUS+, que opera o sistema de transporte nas 19 cidades da RMC e é liderado pela Transportes Capellini, também vai colocar caixas de coletas para arrecadação de donativos nos terminais de Campinas, Americana e Hortolândia. A iniciativa visa atender entidades assistenciais de Campinas, Americana e Hortolândia que, posteriormente, farão o encaminhamento dos alimentos e brinquedos para crianças, jovens e adultos carentes.

“O nosso principal objetivo é deixar o Natal mais alegre. E sabemos que podemos contar com a solidariedade da população de Campinas e dos nossos funcionários. O setor de transporte sempre desenvolveu campanhas do gênero”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing do SetCamp e da Transurc. André Maurício Sleiman Raad Camargo, presidente da Abas, destaca que a participação na campanha é uma oportunidade efetiva de a instituição continuar a desenvolver o trabalho que vem realizando desde a sua fundação. “A Abas fará o trabalho de triagem das doações ao longo da campanha. Somos um grupo de voluntários e, pelas experiências anteriores, acreditamos que, mais uma vez, teremos o apoio e a solidariedade dos campineiros e dos moradores da região metropolitana”, afirma.

A Campanha Natal Solidário SetCamp vai aceitar doações de alimentos não perecíveis, como macarrão, óleo, café, arroz, feijão, açúcar, farinha, biscoitos, enlatados. A organização da Campanha Natal Solidário SetCamp lembra que os brinquedos a serem doados podem ser novos ou usados, desde que estejam em bom estado de conservação.

Entidades participantes

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp), que organiza esta campanha, representa as concessionárias que atuam no transporte metropolitano e urbano de passageiros nas 19 cidades que compõem a RMC. A entidade foi fundada em 11 de agosto de 2010. O Consórcio BUS+ é filiado ao SetCamp.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), uma das apoiadoras da iniciativa, opera o sistema de bilhetagem eletrônica em Campinas. Desde sua fundação, em 25 de agosto de 1987, a associação realiza constantes investimentos em tecnologia, em segurança e no atendimento ao público.

A outra apoiadora da campanha é a Abas, entidade de utilidade pública fundada em 14 de junho de 2010. A associação, sediada no distrito de Sousas, realiza trabalho com voluntários voltados para comunidades carentes em Sousas e Joaquim Egídio. Em 10 de março de 2020, a Abas foi reconhecida como órgão de utilidade pública devido à atuação ao longo dos anos.

Pontos de coleta:
• Largo das Andorinhas;
• Terminal Central;
• Terminal Ouro Verde;
• Terminal Campo Grande;
• Terminal Mercado;
• Terminal Barão Geraldo;
• Terminais Metropolitanos de Campinas, Americana e Hortolândia;
• Vila União;
• Vida Nova;
• Padre Anchieta;
• Satélite Íris;
• Sede da Transurc;
• Garagens das concessionárias.